terça-feira, 27 de outubro de 2009

Brasileirão: 31ª jornada - Três pontos separam o líder do quinto colocado.

Está cada vez mais difícil fazer alguma previsão de quem será o campeão brasileiro de 2009. Nesta 31ª jornada, o líder Palmeiras (54 pontos) foi derrotado, enquanto Atlético MG (53), Internacional (52), São Paulo (52) e Flamengo (51) ganharam seus jogos e ficaram mais próximos da primeira colocação. Ainda na luta aparece o sexto colocado Cruzeiro, que tem 48 pontos.

Atlético MG e Vitória realizaram um bom jogo no sábado, diante de 57.901 pagantes no Mineirão. O Galo venceu por 1 a 0 e encostou no Palmeiras, que foi derrotado na quarta-feira, no início da rodada, pelo Santo André (2-0). O Vitória iniciou na defesa, e assim resistiu por 27 minutos. Foi quando Diego Tardelli tabelou com Coelho, saiu na cara de Viáfara e não desperdiçou: 1-0. Foi o 39º gol dele no ano, o 16º no Brasileirão.
Jogo foi muito disputado no Mineirão

Errando muitos passes, os visitantes pouco ameaçaram na primeira parte. Em compensação, na segunda, a partida ficou muito equilibrada. Mesmo assim, começou com dois bons lances do Atlético, mas Tardelli e Thiago Feltri falharam nas conclusões. A partir de então, o rubro-negro baiano cresceu e parou duas vezes em Carini. Na segunda, Gláucio pegou o rebote, acertou a trave e viu a bola rolar em cima da linha de gol.

Aos 75’, Diego Tardelli caiu na área e o árbitro, equivocadamente, assinalou pênalti. O próprio camisa 9 cobrou, mas mandou à esquerda de Viáfara. Os comandados de Celso Roth ficaram no quase pouco depois também, com Éder Luis, que mandou por cima quando o goleiro já estava batido. Ao final, festa do maior público da equipe mineira no Brasileirão.

Não faltou emoção também ao clássico entre Santos e São Paulo, na Vila Belmiro (somente 8.735 pagantes). A vitória são-paulina por 4 a 3 foi assegurada com a quebra de jejum do goleiro Rogério Ceni, que voltou a marcar um gol após um ano. O jogo foi eletrizante, e aos seis minutos, Madson cobrou escanteio e André abriu o placar pro time da casa.
Defesa do SP falhou, mas equipe venceu

Minutos depois, Hernanes bateu falta com força e empatou. Mas a defesa dos visitantes mostrava muitos problemas com o jogo aéreo rival e levou o segundo aos 26’: novo canto de Madson, agora na cabeça de Rodrigo Souto, 2 a 1. O empate tardou, mas veio aos 38 minutos - Hernanes no escanteio, Washington no desvio para a rede, 2 a 2.

Ceni garantiu vitória

No segundo tempo, o ritmo não diminuiu e o São Paulo chegou à virada aos 60 minutos. Cruzamento da direita e Jorge Wagner concluiu bem. Pouco depois, mais um erro da defesa do São Paulo resultou em mais um gol santista: Robson apareceu sem marcação no meio da pequena área e deixou tudo igual mais uma vez. O triunfo do time de Ricardo Gomes foi garantido em cobrança de falta de Rogério Ceni, que não marcava há um ano. O mesmo Ceni acabou expulso por cometer uma falta fora da área, mas seu time resistiu firmemente nos minutos finais.

Se houve muitos gols e emoção na Vila Belmiro, elas foram mais restritas no Beira-Rio (40.027 pagantes), para o clássico entre Internacional e Grêmio. Também foram menos gols: apenas um, e logo aos três minutos. D’Alessandro arriscou de longe e o goleiro Victor não conseguiu defender, 1 a 0.
Quarta vitória colorada em Grenais no ano

Nos demais 87 minutos, foram poucos os lances dignos de nota. O Grêmio chegou pouco, como o Inter. Numa das poucas oportunidades, Adílson quase empatou a partida chutando de longe. No segundo tempo, o Grêmio teve duas chances logo cedo, mas Souza concluiu ambas sem direção. Com o passar do tempo, o Colorado foi administrando o resultado, e até esteve próximo de ampliar (Alecsandro ficou na cara de Victor, mas não passou pelo camisa 1). O zagueiro Rafael Marques ainda foi expulso, deixando o Grêmio sem chances na partida e no restante do campeonato.

No Engenhão (25.192 pagantes), o primeiro clássico entre Botafogo e Flamengo no estádio rendeu ao Fogão cerca de 50 mil reais de prejuízo, devido às confusões dos torcedores rubro-negros com a polícia dentro e fora do campo de jogo. Na partida, o Fla triunfou por 1 a 0, chegando a dez jogos de invencibilidade (no campeonato e em partidas contra o Botafogo).

E foi o time de Andrade quem começou dominando a partida. Fierro quase abriu o placar aos cinco, mas finalizou para fora. Um minuto depois, Zé Roberto também perdeu boa chance. Aos 31 minutos, não teve jeito: Adriano fez ótima jogada individual, se livrou de dois marcadores e chutou bem para marcar o que seria o gol do encontro. O gol deixou o camisa 10 empatado na artilharia do campeonato com Diego Tardelli.

Adriano marcou se livrando da marcação

A etapa final foi de domínio botafoguense, deixando o Fla preso na defesa. Bruno passou a ser mais exigido, e teve seu momento de grande destaque aos 68 minutos. O árbitro Luiz Antônio Santos inventou um pênalti de Airton sobre André Lima, e Lúcio Flávio bateu para defesa do arqueiro que já foi especulado no Benfica.

O Fogão seguiu na pressão, mas a precisão nas conclusões era inexistente. Coube aos visitantes a última chance de gol do duelo, nos acréscimos. Gil pegou rebote de Jefferson na área, e, com o goleiro batido, mandou por cima do travessão. Contudo, o 1-0 foi suficiente para manter o Flamengo em crescente evolução na tabela.

No Pacaembu (21.738 pagantes), o Cruzeiro mostrou que ainda corre por fora na luta por, no mínimo, uma vaga na Taça Libertadores. O primeiro tempo teve poucos lances de destaque, mas, num deles, a Raposa abriu - e fechou - o placar. Boa troca de passes na intermediária, e Fabrício mandou na área para Gilberto, em condição duvidosa, empurrar pro gol. Os mineiros ficaram com um a menos aos 73 minutos, com a expulsão de Fernandinho, mas mesmo assim garantiram os três pontos.
Ronaldo e companhia tiveram discussões no Pacaembu

A 31ª rodada começara na quarta-feira, para que a TV tivesse algum jogo para transmitir. O Palmeiras conheceu seu quarto jogo consecutivo sem vitórias, ao cair diante de um ameaçado Santo André, no estádio Bruno José Daniel (10.612 pagantes). Apesar de um início de partida melhor, exigindo algumas intervenções do goleiro Neneca, foi Palmeiras quem levou o gol. Aos 19 minutos, cruzamento da direita que Nunes aproveitou, 1 a 0.
Nunes (esq) ajudou S. André a sair da zona de rebaixamento

Atordoado, o Palmeiras não conseguia boas finalizações, e pagou o preço no segundo tempo. Mais uma vez Nunes, agora em passe de Camilo: 2 a 0. A equipe andreense saiu da zona de rebaixamento, empurrando o Náutico para lá.

O Timbu também venceu, no entanto. Fez 2 a 1 no Barueri, com mais uma apresentação de destaque do atacante Bruno Mineiro. O jogador, recentemente contratado do América MG, marcou seu sexto gol em seis partidas pelo Náutico, substituindo à altura o artilheiro Gilmar, negociado a um pequeno clube francês.

Fora de casa, Sport e Fluminense somaram um ponto e seguem em situação delicada, respectivamente em penúltimo e último lugar. Os pernambucanos abriram 2 a 0 contra o Avaí, mas deixaram empatar. O clube carioca, por sua vez, reverteu esse mesmo escore em Goiás. Leão e Tricolor seguem sem ganhar longe de casa.

Quem se afastou da zona de queda foi o Coritiba, que ganhou o cláoi o Coritiba, que ganhou o cl longe de casa.smo escore em Goiituaç ol do encotnro.o para a rede, 2 a 2.ssico com o Atlético PR no Couto Pereira (32.838 pagantes) "ao cair do pano", por 3 a 2. Um dos personagens do Atletiba foi o argentino Ariel Nahuelpan, autor de dois gols em poucos minutos no primeiro tempo. O primeiro, porém, foi contra: ele subiu e desviou para o próprio gol aos 16 minutos. Foram necessários dois minutos para ele se redimir e empatar o duelo, aproveitando cruzamento da esquerda. Mais gols, somente no segundo tempo.

Ariel fez contra e a favor

O Furacão ficou com um a menos com a expulsão de Alex Sandro, e o goleiro Galatto apareceu com boas defesas. Mas não impediu a virada do Coxa aos 69', quando Jeci aproveitou confusão na área e marcou. Mesmo em desvantagem numérica, os visitantes empataram com Marcinho, aos 75', finalizando sem chances para Edson Bastos. O clássico parecia que terminaria empatado, mas, no segundo minuto de acréscimo, Marcelinho Paraíba rolou para Marcos Aurélio, que mandou uma bomba e decretou a vitória da equipe local.

Resultados da 31ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Santo André - Palmeiras, 2-0 (Nunes 19’, 77’)
Atlético MG - Vitória, 1-0 (Diego Tardelli 27’)
Náutico - Barueri, 2-1 (Bruno Mineiro 26’, Patrick 70’; M. Careca 47’)
Goiás - Fluminense, 2-2 (Iarley 5’, Romerito 16’; Mariano 42’, Gonzalez 59’)
Santos - São Paulo, 3-4 (André 6’, Rodrigo Souto 26’, Robson 67’; Hernanes 12’, Washington 38’, Jorge Wagner 60’, Rogério Ceni 68’)
Internacional - Grêmio, 1-0 (D’Alessandro 3’)
Coritiba - Atlético PR, 3-2 (Ariel 18’, Jeci 69’, Marcos Aurélio 90’; Ariel [contra] 16’, Marcinho 75’)
Avaí - Sport, 2-2 (Marquinhos 16’, L. Ricardo 62’; Wilson 4’, L. Henrique 7’)
Botafogo - Flamengo, 0-1 (Adriano 31’)
Corinthians - Cruzeiro, 0-1 (Gilberto 41’)

Classificação

Classificação


Vídeos

Santo André 2-0 Palmeiras



Atlético MG 1-0 Vitória



Internacional 1-0 Grêmio



Santos 3-4 São Paulo



Botafogo 0-1 Flamengo



Coritiba 3-2 Atlético PR


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

6 comentários:

  1. Os 4 primeiros separados por apenas 2 pontos, muita emoção nesse campeonato.

    E que jogão do Tricolor!!!
    Ceni tá de volta aos golos!!

    ResponderEliminar
  2. Isto está renhido..Vamos lá ver quem é que se aguenta até ao fim..E quarta temos um SP - Inter..

    S Desportivas

    Ricardo SL

    ResponderEliminar
  3. Palmeiras...Atlético ou Inter QUE SEJAM CAMPEÕES...!!

    Agora, São Paulo...NUNCA!!

    ResponderEliminar
  4. Sou colorado e fiquei contentíssimo! É sempre óptimo ganhar do Tradicional Freguês (grêmio). E ficar a 2 pontos do Palmeiras é coisa com que não contava há algumas jornadas atrás.

    No entanto, ainda assim, não acredito muito no título. Quer dizer, com o coração acreditamos sempre e apoiamos até ao fim. 4a, se tudo correr bem, estarei lá no Morumbi na torcida colorada, pra ver se ganhamos dos bambis e, de uma única rajada, atingimos o 1º lugar (ainda que provisoriamente) e os deixamos mais longe do hepta.

    Já racionalmente, a coisa piora... A equipa continua a não jogar bem, a não convencer, a falhar nos momentos decisivos e a não mostrar coragem e audácia de campeã... Espero que os jogadores provem que estou errado! DÁ-LHE INTER!!!

    De resto, apenas mais duas observações:

    - Se não formos campeões, que seja o Atlético Mineiro! É um clube tradicional, com laços de amizade com o Inter, com uma massa adepta fantástica e que merece voltar a ter a alegria de uma grande conquista, que não tem desde 1971, quando ganhou precisamente o primeiro Brasileirão que foi disputado.

    O Palmeiras é-me neutro, não tenho nada contra. Já pelos bambis e pelo curíntia, só tenho desprezo e ódio profundo (principalmente pelos últimos).

    ResponderEliminar
  5. Para quem gosta de recordar o nosso clube em imagens, recordando as nossas vitórias e glórias, visite o Armazém Leonino. Julgo que passará alguns momentos nostalgicos. Peço desculpa pela intromissão!

    http://armazemleonino.blogspot.com

    para apaixonados por cromos,jornais antigos, relatos de futebol, revistas antigas, etc... visite!

    Vocês encontram-se adicionados no Armazém leonino.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas