sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Basquetebol – Liga Nacional Vodacom: Começo fulminante para o Maxaquene de Maputo, que defronta dois grandes

A noite de hoje marca o arranque da sensacionalmente aguardada competição máxima da bola-ao-cesto moçambicana. Para os amantes da modalidade, depois da desilusão face à humilhação internacional da selecção de seniores masculinos, nos Jogos da Lusofonia, em Portugal, e no Afrobásquete Líbia-2009, nada melhor, para fazer vibrar os seus corações, que a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, cuja segunda edição conta com a participação do Desportivo, Ferroviário, Maxaquene, Costa do Sol e Real Sociedade, da cidade de Maputo; Ferroviário e Desportivo da Beira e Benfica de Quelimane.

Este ano organizada pela recém-constituída Liga Nacional de Basquetebol, encabeçada por João Domingues, a Liga Vodacom está a despertar vivo interesse no seio dos amantes da modalidade, e não só, pois com a fase regular chegou a altura de se viver a competição de forma bastante dinâmica, com os jogos a realizarem-se nas cidades de Maputo, Beira e Quelimane. Será uma oportunidade, particularmente para os adeptos beirenses e quelimanenses, de verem actuar “in loco” as nossas estrelas mais cintilantes, numa interessante corrida rumo ao título neste momento pertença do Ferroviário da capital do país.

Aliás, o figurino da prova é outro motivo de grande atracção e sobretudo de um empenho sem quaisquer desfalecimentos por parte dos artistas, dado que, desta fase, a ser disputada no sistema clássico de todos contra todos em duas voltas, transitam os quatro primeiros classificados para as meias-finais, dos “play-off” à melhor de três. Significa isto que a corrida para esses privilegiados postos será de facto interessante, embora “a priori” se saiba que há um grupo claramente candidato e que só daquelas surpresas extraordinárias pode contrariar os vaticínios.

Referimo-nos, concretamente, ao campeão nacional Ferroviário, ao vice Maxaquene e ao campeão da cidade Desportivo, que nesta prova certamente travarão duelos gigantescos, tal como nos habituaram. Até porque um e outro se preocuparam em ir buscar apetrechos no estrangeiro, nomeadamente no mercado sul-africano, para fazer face à concorrência. Este é, pois, o outro lado grandioso da Liga Vodacom, cujo vencedor é simplesmente imprevisível.
Costa do Sol e Ferroviário da Beira colocam-se no degrau imediatamente a seguir, esperando-se que discutam entre si a quarta vaga que dá acesso aos “play-off”. A turma do Chiveve, que conta com o internacional André Velasco, cresceu muito nos últimos anos e estamos certos e seguros de que, pelo menos no seu terreno, não facilitará a vida a ninguém.

O começo da prova será fulminante para o Maxaquene, senão vejamos: defronta esta noite, a partir das 20.00 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha, o vizinho Desportivo, para amanhã, às 18.30, no seu recinto, receber o campeão Ferroviário. Campanha extremamente dura para a equipa de Horácio Martins nesta abertura, esperando-se que saiba estar à altura da demanda. Nos outros desafios, hoje para a jornada inaugural, Costa do Sol defronta Ferroviário, às 18.00 horas, e, amanhã, teremos o embate entre “canarinhos” e “alvi-negros”.

No Chiveve, no Pavilhão dos Desportos, os jogos de hoje são: Ferroviário da Beira-Benfica de Quelimane (18.00) e Desportivo da Beira-Real Sociedade. Amanhã, realizam-se os desafios Desportivo-Benfica e Ferroviário-Real Sociedade.

Add to Technorati Favorites

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)


Página Inicial

1 comentário:

  1. Falar em basquete, a seleção brasileira está indo muito bem na Copa América.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas