sexta-feira, 31 de julho de 2009

Brasileirão: 15ª jornada - Palmeiras de Muricy lidera isoladamente com derrota do Galo

Muricy Ramalho estreou no comando técnico do Palmeiras com uma vitória sofrida contra o Fluminense, pela 15ª rodada do Brasileirão. Num gramado castigado pelas chuvas, o time do treinador atual tricampeão nacional venceu por 1 a 0 e, com o desaire do Atlético MG contra o Flamengo, assumiu a liderança isolada da competição. Destaque ainda para a quinta vitória seguida do Avaí, que já está em oitavo lugar. Já o São Paulo segue se reabilitando: fez 2-1 no Grêmio e está em 11º.

Muricy estreou bem no Palmeiras


O estádio Palestra Itália recebeu 16.301 pagantes para ver o Palmeiras comandado por Muricy começar criando chances. O Fluminense de Renato Gaúcho iniciou num defensivo esquema 3-6-1, com Kieza isolado na frente. O gol só veio no segundo tempo. Cleiton Xavier deu belo passe para Diego Souza avançar e concluir para o gol, abrindo o placar na sua 100ª partida pelo Verdão. O Fluminense então mudou de tática e tentou o empate, mas as conclusões foram ruins. Na principal, Kieza chutou para fora em jogada de Marquinho. E a partida acabou 1 a 0 mesmo.

O Flamengo conquistou sua segunda vitória sob o comando do interino Andrade, contra o Atlético MG, no Maracanã (26.934 pagantes). A segunda derrota consecutiva do Galo o derrubou para o segundo lugar. O primeiro lance do confronto ocorreu aos 36 segundos: Léo Moura pegou a sobra na área e chutou por cima.

Mas quem marcou um minuto depois foi o Atlético. Serginho recuperou a bola e passou para Eder Luís, que não perdoou Bruno, 0-1. O Fla então começou a criar chances e mais chances de empate, e finalmente aproveitou aos 36 minutos. Toró deu bela assistência para Léo Moura surgir entre a defesa atleticana e mandar para o gol. Dois minutos depois, Everton passou para Kleberson, que finalizou rasteiro, no canto de Aranha, 2 a 1.

Everton marcou o 3º do Fla

Aos 59’, o golpe final. Adriano deu o passe e Everton, quase na pequena área, fez o terceiro gol. O Galo se mandou para frente, mas Eder Luís chutou para defesa de Bruno aos 82’, e Pedro Paulo acertou a trave aos 88’. Neste meio tempo, o time de Celso Roth reclamou de um possível pênalti sofrido por Diego Tardelli, em lance com Willians. Nada foi marcado, e o Rubro-Negro confirmou o triunfo por 3 a 1.

Em jogo com três expulsões, o Avaí conquistou seu quinto triunfo consecutivo ao fazer 4 a 0 no Vitória. Logo cedo o time de Silas se adiantou no placar. Aos 8’, Marquinhos cobrou duas vezes um pênalti (na primeira, Viáfara pegou e o auxiliar mandou repetir) e abriu o placar. Aos 16’, Luís Ricardo avançou pela direita e ampliou. Pouco depois, Uelliton, do Vitória, foi expulso por exagerar nas reclamações com o árbitro.

Avaí goleou o Vitória, do atacante Roger

Na etapa final, aos 59 minutos, o Avaí também ficou com 10 jogadores: Léo Gago pos a mão na bola e acabou expulso. Mas aos 68’, mais um pênalti para o Avaí, e mais uma expulsão para o Vitória: Victor Ramos. Muriqui cobrou e fez 3 a 0. Perto do final, Caio fez boajogada e marcou o quarto, completando a festa da torcida da equipe da casa.

O São Paulo conquistou sua terceira vitória nos últimos quatro jogos ao bater o Grêmio por 2 a 1, no Morumbi. O tricolor gaúcho, por sua vez, conheceu sua sexta derrota em sete partidas fora de casa, tendo o pior aproveitamento neste quesito. O primeiro gol veio aos 20’, em belo lançamento de Hernanes para Dagoberto: 1 a 0. O time de Ricardo Gomes cresceu no jogo e esteve perto do segundo, mas Victor impediu em nova tentativa de Dagoberto.

Marcação do Grêmio não parou o SP

O segundo tempo praticamente começou com o segundo gol são-paulino. Dagoberto tabelou com Jorge Wagner e o camisa 25 saiu na frente de Victor, 2 a 0. O terceiro por pouco não veio em chute de Richarlyson que parou na trave - na sobra, Júnior César mandou para fora. O Grêmio esboçou reação aos 79’, diminuindo num pênalti convertido por Tcheco. Apenas esboçou, e o São Paulo assegurou a vitória.

Nos demais jogos de quarta-feira, o Atlético PR levou 3 a 0 do Goiás e demitiu o técnico Waldemar Lemos. No 18º lugar, o Furacão partirá para seu terceiro treinador no ano. Em campo, foi presa fácil para o Goiás, que chegou à vitória com gols de Iarley, Amaral e Léo Lima.

Em Rio Preto, o Santo André, que contratou Gallo como novo técnico, empatou em 1 a 1 com o Corinthians, após desperdiçar boas chances para sair com a vitória. O time da “casa” - o estádio Bruno Daniel está com o gramado em reformas - quase abriu o placar aos 10’, mas Felipe defendeu chute de Osny. O veterano Marcelinho Carioca, 37 anos, esteve perto do gol aos 22’, mas sua cobrança de falta foi defendida por Felipe.

Aos 65’, não houve goleiro que fizesse milagre. Marcelinho acertou bela cobrança de falta e marcou para o Santo André. Mas a vantagem durou apenas dez minutos. Souza foi derrubado na área, pênalti que Chicão converteu e igualou o escore. Nos minutos finais, quase dois gols, um para cada equipe. Mas os goleiros Neneca e Felipe apareceram bem e fizeram com que a partida ficasse em 1-1.

O Internacional assegurou uma importante vitória sobre o Barueri no Beira-Rio, ao fazer 3 a 2. Depois de abrir 2 a 0 no primeiro tempo e ver o time visitante empatar no segundo, Sorondo garantiu os três pontos pegando rebote de uma cobrança de falta de Andrezinho que acertou a trave. O Inter parte agora para o Japão, onde disputará a Copa Suruga contra o Oita Trinita. A taça é disputada entre os campeões da Copa Sul-Americana e do campeonato do Japão.

Nos minutos finais, Santos e Cruzeiro conseguiram vitórias sobre Náutico e Sport, respectivamente, mantendo os dois clubes pernambucanos entre os quatro últimos. Os santistas fizeram o 2-1 com Rodrigo Souto cabeceando após cobrança de escanteio, mantendo o Náutico em último lugar. Os cruzeirenses marcaram em jogada individual do camisa 30 Kleber e pularam para o 14º lugar. Em Curitiba, o Coritiba marcou com Marcos Aurélio aos 90 minutos, fazendo o 2-2 contra o Botafogo.


Resultados da 15ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009

Coritiba - Botafogo, 2-2 (B. Batata 58’, Marcos Aurélio 90’; Victor Simões 35’, Renato 84’)
Náutico - Santos, 1-2 (Gilmar 78’; Neymar 68’, Rodrigo Souto 90’)
Goiás - Atlético PR, 3-0 (Iarley 7’, Amaral 12’, Léo Lima 66’)
Internacional - Barueri, 3-2 (Alecsandro 6’, Andrezinho 26’, Sorondo 85’; Sandro [contra] 45’, André Luiz 79’)
Cruzeiro - Sport, 1-0 (Kleber 90’)
Santo André - Corinthians, 1-1 (Marcelinho Carioca 65’; Chicão 75’)
Palmeiras - Fluminense, 1-0 (Diego Souza 59’)
Avaí - Vitória, 4-0 (Marquinhos 8’, Luís Ricardo 16’, Muriqui 68’, Caio 88’)
São Paulo - Grêmio, 2-1 (Dagoberto 20’, 46’; Tcheco 79’)
Flamengo - Atlético MG, 3-1 (Léo Moura 36’, Kleberson 38’, Everton 59’; Eder Luís 2’)

Classificação
do Brasileirão 2009

classificação

Vídeos

Palmeiras 1-0 Fluminense


Flamengo 3-1 Atlético MG


São Paulo 2-1 Grêmio


Avaí 4-0 Vitória


Santo André 1-1 Corinthians


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

1 comentário:

  1. Liga do Sábio
    Este passatempo consiste em mandar bitaites acerca da nova época. Vais conseguir pontos e poderás sair vencedor!

    Entra já no jogo e participa...

    www.futebolodesportorei.blogspot.com

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas