segunda-feira, 20 de abril de 2009

Liga Andebol: Sporting vence em Braga. Benfica, Porto e Madeira SAD são os outros vitoriosos na 1ª mão dos quartos-de-final

Sporting venceu em Braga

Depois de uma longa paragem, a Liga de Andebol regressou em força este fim-de-semana para o início dos quartos-de-final (play-off) com destaque para a vitória do Sporting no Pavilhão Sá Leite, em Braga por 28-30 (já não sucedia quase há 10 anos!). Nos restantes jogos, contrariamente ao ABC, o factor casa foi fundamental, com Benfica, Madeira SAD e FC Porto a vencerem por boa margem.

Um esclarecimento, ao contrário do que circula pelos sitios desportivos, estes jogos dos quartos-de-final não serão decididos pela diferença de golos (tipo competições europeias), mas sim, pelos jogos ganhos. Quem vencer 2 jogos na série de 3 passa às meias-finais. Ou seja, por exemplo, se o Sporting vencer novamente o ABC de Braga na 4ª feira, passa às 1/2 finais. Se registar empate haverá prolongamento até se encontrar um vencedor, e no caso do ABC vencer (nem que seja por 1 golo), o jogo passa para Braga (no domingo). O critério de desempate na forma de competições europeias (diferença de golos) apenas terá efeito para as equipas vencidas nestes quartos-de-final e depois meias-finais que jogarão, ai sim, a duas mãos.

Voltando ao que se passou nos pavilhões, em Braga, o ABC privado de vários jogadores por lesão, bateu-se muito bem até 10 minutos do fim. Até esse período, os bracarenses comandavam o marcador (20-19), até que o Sporting conseguiria uma vantagem de quatro golos. O ABC ainda reagiu, graças à excelente exibição de Eduardo Ferreira, mas apenas conseguiu ficar a um golo.

Carlos Carneiro sempre em foco pelo Benfica

No pavilhão da Luz, tudo fácil para o Benfica frente aos aveirenses do São Bernardo. Ao intervalo os campeões nacionais já venciam por 18-11. Assim, até ao final do jogo as águias foram aumentando a vantagem, terminando com 14 golos de avanço (37-23). Na Póvoa de Varzim, o FC Porto defrontrou os açorianos do Sporting da Horta que eliminaram o Águas Santas do play-off, e venceram por 34-26. Apesar de não dar a entender, os dragões encontraram bastantes dificuldades, recolhendo uma vantagem confortável quando faltavam apenas 10 minutos para o seu final, onde Eduardo Filipe (12 golos) e Tiago Rocha (8) foram os melhores marcadores. Já no Funchal, o Madeira SAD conseguiu vencer o Belenenses por cinco golos (30-25).

Os segundos jogos dos quartos-de-final da Liga portuguesa de andebol estão marcados para 22 de Abril, com o encontro decisivo, caso seja necessário, a ser jogado a 26 de Abril

Resultados da 1ª mão dos Quartos-de-final da Liga de Andebol 2008/2009

FC Porto - SC Horta, 34-26
Madeira SAD - Belenenses, 30-25
SL Benfica - Liberty São Bernardo, 37-23
ABC Braga - Sporting CP, 28-30

Add to Technorati Favorites

Fotos: AP + Record

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas