sexta-feira, 6 de março de 2009

Taça Libertadores - Grandes vitórias de Sport, Cruzeiro e São Paulo contrastam com decepção do Palmeiras.

Dos quatro brasileiros que entraram em campo na semana para a Taça Libertadores, apenas o Palmeiras acabou saindo de campo sem triunfar. E pior: acabou levando 1-3, em casa, do Colo-Colo, consumando sua segunda derrota em dois jogos no grupo 1. No mesmo grupo, o Sport teve bela vitória contra a atual campeã LDU, 2 a 0. São Paulo e Cruzeiro venceram longe de casa.

Começamos pelo Palmeiras. Pouco mais de 25 mil pessoas foram ver a péssima atuação do Verdão. O goleiro Bruno já havia feito duas boas defesas antes de não conseguir impedir o gol de Barrios, aos 43 minutos.

Chilenos venceram o Palmeiras
Aos 50’, Melendez acumulou seu segundo cartão amarelo e deixou os chilenos com um a menos em campo. Nem isso ajudou o Palmeiras, que se atirou para o ataque e esqueceu de marcar a dupla Barrios e Torres. Em jogada do primeiro, Macnelly Torres ampliou aos 53 minutos. O artilheiro Keirrison (13 gols em 10 jogos) descontou, mas o time de Vanderlei Luxemburgo ainda sofreu o terceiro gol: Gonzalez, aos 78’. O Palmeiras se vê na obrigação de ganhar seus restantes para lutar, pelo menos, pela segunda posição.

Na Ilha do Retiro, o Sport, após 21 anos de ausência, fez sua segunda partida na atual Libertadores. E venceu em grande estilo, marcando duas vezes contra a atual campeã e vice mundial LDU. Antes de doze minutos, os anfitriões já haviam criado pelo menos duas boas oportunidades. E o gol veio aos 13’: Daniel Paulista chutou da entrada da área e abriu o placar.

Paulo Baier marcou pelo Sport
A LDU deu apenas um chute com perigo em toda a primeira etapa, numa finalização para fora de Bieler. Na etapa final, os equatorianos começaram melhor, mas não conseguiram o gol. Melhor para o Sport, que ampliou aos 73 minutos. Paulo Baier sofreu pênalti de Cevallos, que acabou expulso. Baier cobrou e fechou o escore. E, aos 87’, um lance final de perigo da LDU: Manso acertou o travessão. O Sport assumiu a ponta do grupo.

Em Sucre, na Bolívia, o Cruzeiro venceu pela segunda vez em três jogos com um gol de Thiago Ribeiro, no 1 a 0 contra o Universitário Sucre. Num jogo sem maiores emoções, destacou-se o fato de que os mineiros tiveram a quarta expulsão em três partidas: Kléber, que levou seu segundo vermelho (Fabrício e Wellington Paulista levaram vermelho contra o Deportivo Quito). O atacante, ex-Palmeiras, e conhecido como “Gladiador”, será multado.

Kléber (25), expulso novamente
Com um a menos, o Universitário criou pouco para igualar o placar. Em cabeceios de Raimondi e Sillero, o goleiro e capitão Fábio fez belas defesas e garantiu a vitória, que mantém o time de Adílson Baptista como líder isolado.

Nesta quinta-feira, o São Paulo foi à Colômbia e conseguiu uma boa vitória contra o América, de Cáli. Em menos de trinta minutos, Washington “bisou” após ganhar na velocidade contra a pesada defesa colombiana. Aos 49’, Borges pegou rebote do goleiro Meza e aumentou a vantagem. O América descontou no final, mas nada que tirasse os são-paulinos da liderança da chave 4, ao lado do Defensor.

Noutros jogos, destacamos a péssima fase vivida pelo River Plate. Último colocado no último Apertura argentino, a equipe de Buenos Aires perdeu para o San Martín, no Peru, e caiu para o terceiro lugar no grupo 3. O Boca Juniors, por sua vez, manteve a ponta na chave 2.

Copa do Brasil
Ronaldo em Itumbiara

Na última quarta-feira, o Corinthians venceu o Itumbiara, da terceira divisão nacional, por 0-2 e se garantiu na segunda fase da Copa do Brasil. Porque destacar isso? Simples: o Timão teve a estreia de Ronaldo, 32 anos, que entrou aos 68 minutos. Ele ficou aproximadamente um ano longe dos gramados, graças a uma lesão sofrida enquanto jogava no Milan. O jogador ensaiou dribles e acabou aplaudido depois da partida.


Resultados da Taça Libertadores da América 2009

Grupo 1
Palmeiras - Colo-Colo, 1-3 (Keirrison 70’; Barrios 43’, Torres 53’, Gonzalez 78’)
Sport - LDU, 2-0 (Daniel Paulista 13’, Paulo Baier 73’)
Classificação: Sport 6; Colo-Colo, LDU 3; Palmeiras 0.

Grupo 2
Táchira - Boca Juniors, 0-1 (Figueroa 87’)
Classificação: Boca Juniors 6; Cuenca, Táchira 3; Guaraní 0.

Grupo 3
San Martín - River Plate, 2-1 (Diaz 37’, Ludueña 55’; Falcao García 68’)
Classificação: Nacional (URU) 6; San Martín, River 3; Nacional (PAR) 0.

Grupo 4
América de Cáli - São Paulo, 1-3 (Cortes 84’; Washington 3’, 27’, Borges 49’)
Classificação: São Paulo, Defensor 4; I. Medellín 2; América 0.

Grupo 5
U. Sucre - Cruzeiro, 0-1 (Thiago 38’)
Classificação: Cruzeiro 7; Estudiantes 3; Dep. Quito 2; U. Sucre 0.

Grupo 6
Caracas - Chivas, 2-0 (Bustamante 45’, Damian Figueroa 50’)
Classificação: Caracas 6; Chivas 4; Everton 3; Lanús 1.

Grupo 7
Univ. de Chile - Aurora, 3-0 (Iturra 21’, Villalobos 79’, Rojas 87’)
Classificação: Univ. de Chile 4; Boyacá Chicó 3; Grêmio 1; Aurora 0.

Grupo 8
Libertad - San Lorenzo, 2-0 (Ximenez 24’, Aquino 30’)
Classificação: Libertad 9; San Lorenzo, Universitário 3; San Luís 0.


Vídeos

Palmeiras 1-3 Colo Colo


Sport 2-0 LDU


U. Sucre 0-1 Cruzeiro


América 1-3 São Paulo


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

1 comentário:

  1. O Gordito já facturou! Era bom voltar a ver, nem que seja um terço apenas,este grande jogador a maravilhar.

    Que saudades do tempos em que dava festival no Barça.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas