terça-feira, 24 de março de 2009

Liga Inglesa: 30ª jornada - Liverpool coloca-se a 1 ponto do Manchester que voltou a perder

Goleada do Liverpool ao Villa com Steven Gerrard em alto destaque

Se a Liga Inglesa tivesse o mesmo número de jornadas que Portugal, o campeonato teria terminado este fim-de-semana. Mas como na Ilha não existe tempo para lamechices de cansaços, etc, faltam ainda 8 jornadas e um vencedor por atribuir. É que o Manchester United em apenas 2 semanas perdeu dois jogos consecutivos e permitiu ao Liverpool chegar-se a 1 ponto. Certo que a equipa de Alex Ferguson ainda dispõe de um jogo a menos, mas está a pôr-se a jeito.

Em Anfield Road, os reds estão a praticar o melhor futebol de há anos, com goleadas sistemáticas nas últimas semanas. Foi assim com o Real Madrid, Manchester United e agora com o surpreendente Aston Villa por claros 5-0!

Os anfitriões inauguraram o marcador de Anfield aos oito minutos e deixaram bem claro que os adeptos podiam esperar outra goleada e que queriam ficar a apenas um ponto da liderança. Gerrard marcou um livre e permitiu que Xavi Alonso cabeceasse à trave, com Dirk Kuyt a aproveitar o ressalto para bater Brad Friedel. O Aston Villa está no quinto posto, mas somou apenas um ponto nas últimas quatro jornadas e foi recentemente eliminado da Taça UEFA, tendo ficado sem hipóteses de reacção quando sofreu dois golos em apenas seis minutos, no final da primeira parte. O espanhol Riera fez o 2-0 num forte remate que embateu na trave e ressaltou para lá da linha de golo e, logo a seguir, Reo-Coker derrubou o extremo dentro da área e Gerrard não falhou a conversão da grande penalidade. O internacional inglês completou o "hat-trick" (primeira vez na Liga Inglesa) no segundo tempo, na marcação de um livre rasteiro e na conversão de outro penálti, permitindo ao Liverpool destronar o Chelsea do segundo lugar e ficando em vantagem sobre o adversário nos oitavos-de-final daLiga dos Campeões. Os "reds" colocaram pressão sobre a equipa de Cristiano Ronaldo e Nani. Saliente-se que nos últimos três jogos, o Liverpool marcou 13 golos!

Fulham deixou United KO

O Fulham relançou a corrida pelo título da Premier League ao impor a segunda derrota consecutiva no campeonato inglês ao líder e campeão Manchester United, por sinal o adversário do FC Porto nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Quem não aproveitou o tropeção dos "red devils" foi o segundo classificado, o Chelsea, que também saiu derrotado do terreno do Tottenham.

Se a derrota do ManUnited em casa ante o Liverpool na semana passada voltou a dar esperança ao conjunto de Merseyside quanto à conquista do seu primeiro campeonato em 19 anos, então esse optimismo só saiu reforçado após a partida em Londres, onde o United perdeu pela primeira vez dois jogos seguidos desde 2005. Com Cristiano Ronaldo a titular (Nani não alinhou), o United viveu uma verdadeira tarde de pesadelo, tendo Paul Scholes sido expulso logo aos 17 minutos por impedir um golo com a mão, tratando Danny Murphy de converter a correspondente grande penalidade. Zoltán Gera fez o segundo golo do Fulham aos 87 minutos, um antes de Rooney também ser expulso após ver o segundo cartão amarelo.

O Chelsea (com Bosingwa a titular e Ricardo Quaresma a entrar na segunda parte) poderia ter ficado a apenas um ponto do United, mas a verdade é que Guus Hiddink perdeu o seu primeiro encontro enquanto treinador dos "blues". O Tottenham prosseguiu a sua fuga aos lugares de perigo e prevaleceu em casa por 1-0, fruto de um golo de Luka Modric aos 50 minutos. De salientar, a lesão de Anelka que poderá ficar de baixa algumas semanas. Já o Arsenal consolidou o seu quarto lugar, na sequência de um triunfo fora por 1-3 sobre o Newcastle. Obafemi Martins, que falhou um penálti na primeira parte, ainda conseguiu responder ao tento inaugural de Bendtner, mas Diaby e Nasri garantiram o sucesso dos "gunners".

Nos outros encontros, o aflito Portsmouth operou uma reviravolta no marcador e bateu em casa o Everton por 2-1, enquanto Shawcross marcou a seis minutos dos 90 e deu ao Stoke City um triunfo por 1-0 sobre o Middlesbrough. O West Bromwich Albion empatou a uma bola na recepção ao Bolton, ao passo que o Blackburn registou igual resultado ante o West Ham, equipa que apostou em Luís Boa Morte. O Wigan e o Manchester City venceram frente aos seus adeptos, em ambos os casos por 1-0, e subiram na classificação. O Wigan bateu o Hull com um golo de Watson no final do encontro, enquanto a equipa treinada por Mark Hughes levou a melhor sobre o Sunderland. Robinho falhou uma grande penalidade nos minutos iniciais, numa jogada que levou à expulsão de George McCartney e que deixou os visitantes com menos um jogador, mas a falha do brasileiro foi esquecida quando Micah Richards marcou no segundo tempo.

Resultados da 30ª jornada da Liga Inglesa - Premier League 2008/2009

Liverpool - Aston Villa, 5-0 (Kuyt 8', Riera 33', Gerrard 39' g.p., 50' e 65' g.p.)
Manchester City - Sunderland, 1-0 (Richards 56')
Wigan - Hull, 1-0 (Watson 84')
Newcastle - Arsenal, 1-3 (Martins 58'; Bendtner 57', Diaby 64' e Nasri 67')
Tottenham - Chelsea, 1-0 (Modric 50')
W. Bromwich - Bolton, 1-1 (Shittu 82' p.b.; Taylor 67')
Stoke - Middlesbrough, 1-0 (Shawcross 84')
Blackburn - West Ham, 1-1 (Andrews 51'; Noble 35')
Fulham - Manchester United, 2-0 (Danny Murphy 18' g.p. e Gera 87')
Portsmouth - Everton, 2-1 (Crouch 22', Hreidarsson 67'; Baines 4')

Classificação da Liga Inglesa - Premier League 2008/2009

Tabela Classificativa em Inglaterra

Vídeo

Todos os golos da 30ª jornada da Liga Inglesa - Premier League 2008/2009


Resumo alargado do Liverpool 5-0 Aston Villa neste Link e do Fulham 2-0 Manchester United, neste outro Link.


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

1 comentário:

  1. Além do Show do Gerrard, o que deve realmente ser ressaltado foi a postura do Liverpool no sistema defensivo. Cada um sabia o que fazer, quem marcar, como marcar. O Riera, além de ser um bom meia, marca muito bem, para os padrões de um jogador que atua mais adiantado. Recompondo bem na marcação pelo setor esquerdo. Assim como o Kuyt o faz pelo lado oposto. Pelo meio, Mascherano e Xabi Alonso, soberanos. Especialmente o segundo, que faz o trabalho sujo no meio, para que o Gerrard possa apoiar mais o ataque. Com toda essa marcação pelo meio, a vida dos defensores fica e muito facilitada. E com a rápida saída de bola dos Reds, ficou fácil construir o placar no jogo.

    O Manchester ainda tem mais chances de conquistar mais esse título na Premier League, até pq tem um jogo a menos. Mas terá que ficar de olhos bem abertos, e procurar jogar melhor. Sob pena de ser atropelado pelos Reds na reta final. Os clássicos ainda restantes irão decidir o campeonato.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas