sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Taça Libertadores - Estreia dos brasileiros com duas vitórias, uniformes extraviados e afins.

A segunda semana de disputa da 50ª Taça Libertadores apresentou a estreia de quatro clubes brasileiros. Na terça-feira, o Palmeiras perdeu sua invencibilidade no ano ao levar 3-2 da atual campeã LDU, no Equador. Um dia depois, o São Paulo apenas empatou com o Independiente Medellín (1-1), enquanto o Sport bateu o Colo-Colo (1-2). Na quinta, o Cruzeiro fez 3-0 no Estudiantes. Na próxima semana, estreia o Grêmio, recebendo o Universidad de Chile.

Nacional com uniforme 'novo'

Mas o detalhe mais curioso da semana foi o fato do roubo, ou extravio, dos uniformes do Nacional de Montevidéu. O conjunto de uniformes não chegou ao hotel onde estava hospedada a equipe, para o jogo contra o Nacional, em Assunção. Com isso, tiveram de jogar com camisetas normais, sem escudo ou patrocínio, e com os nomes e números dos jogadores imprimidos às pressas nas costas do “uniforme”. A questão dos uniformes não atrapalhou o Nacional dentro de campo. Eles venceram os homônimos paraguaios por 0-3, pela chave 3.

Festa da LDU

Agora, os brasileiros. O Palmeiras acabou derrotado pela primeira vez em 2009 em Quito. Aos 23’, Reasco cruzou e Calderón, livre, abriu o placar. Porém, aos 28’, Cevallos não segurou o chute de Diego Souza e Willians empatou no rebote. Seis minutos depois, vacilo da defesa palmeirense. Edmílson e Marcos não se entenderam, e a bola sobrou com Calderón: 2-1.

Já na etapa final, aos 47’, outro erro de Cevallos. Ele saiu mal do gol e permitiu o cabeceio a Edmílson: 2-2. E, por fim, aos 58’, Manso acertou bela cobrança de falta e definiu o triunfo do time local.

São Paulo 1-1 I. Medellín

O São Paulo, tricampeão brasileiro, teve mais dificuldades do que poderia supor contra o Medellín. Atuando na defesa, os colombianos contaram com a boa atuação do goleiro Bobadilla e a falta de pontaria são-paulina para segurar o empate sem gols por boa parte do jogo. Até que, aos 79’, Arias abriu o placar para os visitantes em contra-ataque. Mas, no segundo minuto de acréscimos, Borges finalizou num belo voleio e empatou.

O empate livrou o São Paulo de sofrer a primeira derrota de um clube brasileiro em fase de grupos da competição desde o desaire do Paraná frente ao Flamengo (0-1), em 2007. A última derrota de um brasileiro nesta fase para um rival de outro país foi do próprio São Paulo: 1-2 para o Chivas, em 2006.

Ciro vibra com gol pelo Sport

Quem começou muito bem na quarta-feira foi o Sport, voltando após 21 anos de ausência. Em Santiago, usando um uniforme diferente do convencional rubro-negro, venceu o Colo-Colo com gols da revelação Ciro, 19 anos, e de Wilson. Barrios descontou.

Após boa jogada de Moacir, Ciro abriu o placar aos 6 minutos. Perto do fim do primeiro tempo, contragolpe fatal para os pernambucanos: Ciro roubou a bola e serviu Wilson, 0-2. Os chilenos estiveram melhores na etapa derradeira, mas somente conseguiram um gol.

Kléber - 2 gols e expulsão pelo Cruzeiro

E, na última estreia da semana, o Cruzeiro teve problemas contra o Estudiantes. O jogo se arrastava sem emoções até os 61 minutos, quando Wellington Paulista sofreu pênalti. Fernandinho converteu, 1 a 0. Minutos depois, Kléber (ex-Dínamo Kiev e Palmeiras) entrou em campo e mudou o jogo. Fez dois belos gols e ainda foi expulso por falta em Verón.

A semana ainda teve a primeira partida do Boca Juniors, campeão de 2007. Com uma preguiça sem tamanho, os xeneízes fizeram apenas 1 a 0 no fraco Deportivo Cuenca. E ainda tivemos um gol do veterano Solano, 35 anos, ex-Newcastle. O meia fez o tento da vitória do Universitário contra o San Lorenzo.


Resultados da Taça Libertadores - Fase de grupos (17 a 20/02)
Grupo 1
LDU - Palmeiras, 3-2 (Calderón 23’, 34’, Manso 58’; Willians 28’, Edmílson 47’)
Colo-Colo - Sport, 1-2 (Barrios 70’; Ciro 6’, Wilson 43’)
Classificação: 1. LDU, Sport 3; 3. Palmeiras, Colo-Colo 0.

Grupo 2
Boca Juniors - Dep. Cuenca, 1-0 (Palacio 12’)
Classificação: 1. Táchira, Boca Jrs. 3; 3. Guaraní, Cuenca 0.

Grupo 3
Nacional (PAR) - Nacional (URU), 0-3 (Fernandez 9’, Lodeiro 38’, Mondaini 63’)
Classificação: 1. Nacional (URU) 6; 2. River Plate 3. 3. San Martín, Nacional (PAR) 0.

Grupo 4
São Paulo - I. Medellín, 1-1 (Borges 90’; Arias 79’)
Classificação: 1. Defensor 3; 2. I. Medellín, São Paulo 1; 4. América (COL) 0.

Grupo 5
Cruzeiro - Estudiantes, 3-0 (Fernandinho 62’, Kléber 68’, 72’)
Classificação: 1. Cruzeiro 3; 2. U. Sucre, Dep. Quito 1; 4. Estudiantes 0.

Grupo 6
Everton (CHI) - Caracas, 1-0 (Gutiérrez 44’)
Classificação: 1. Everton 3; 2. Lanús, Chivas 1; 4. Caracas 0.

Grupo 8
Universitário (PER) - San Lorenzo, 1-0 (Solano 20’)
Classificação: 1. San Lorenzo, Libertad, Universitário 3; 4. San Luís 0.


Vídeos

LDU 3-2 Palmeiras


São Paulo 1-1 I. Medellín


Colo-Colo 1-2 Sport


Cruzeiro 3-0 Estudiantes


Nacional (PAR) 0-3 Nacional (URU)


Add to Technorati Favorites


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

3 comentários:

  1. Esse Kléber é com certeza, na actualidade, mais jogador que o Ronaldo Nazário, do Corinthians. Parabenizo-os pelo blog, sou brasileiro e convido-os a visitar o blog que tenho com uns amigos
    htttp://futebesteirol.blogspot.com
    Deixem comentarios também

    ResponderEliminar
  2. Eu visito diariamente esse blog, Futebesteiro! O Maurício Brum tem posts sensacionais, hahaha

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas