segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Liga Portuguesa : 17ª jornada - FC Porto e Benfica empatam 1-1 no Dragão. Braga vence Sporting em Alvalade

Lucho e Yebda os homens golo no Dragão

A Liga Portuguesa está de facto ao rubro depois de uma jornada escaldante marcada pelo clássico FC Porto - Benfica e o também muito atractivo Sporting - Braga, que deu numa surpresa, ou talvez não! Pela segunda vez nenhum dos três grandes ganhou e com isto já são mais de meia-centena de pontos desperdiçados por Porto (16), Benfica (17) e Sporting (20).

O clássico do Dragão conheceu um empate que vai certamente dar que falar, e em Alvalade a equipa de Paulo Bento somou o terceiro jogo sem vencer, conquistando apenas dois pontos em nove possíveis. Esta irregularidade dos grandes foi bem aproveitada pelo pelotão perseguidor, liderado pelo Leixões, que chegou ao pódio, apesar de só agora ter terminado um jejum de vitórias que durava desde 23 de Novembro do ano passado. No Mar houve Chumbinho e um Beto entre postes espectacular. Mérito igualmente para o Braga e para o Nacional, que continuam a subir na tabela e a avisar a concorrência para não se distrair. Os bracarenses venceram em Lisboa, marcando pela primeira vez aos grandes, e logo a triplicar, enquanto os madeirenses continuam a escalada e até têm o máximo goleador do campeonato, Néné com 12 golos.

Duelo entre Aimar e Fucile

No Estádio do Dragão à pinha, voltou a dar empate a uma bola o clássico entre FC Porto e Benfica, tal como na primeira volta na Luz. Um jogo intenso, bem jogado, em que sobressaiu o talento de Pablo Aimar e o erro inacreditável de Pedro Proença – que até dizem ser sócio encarnado – quando mandou marcar penálti num lance entre Yebda e Lisandro López quando estava de frente para o lance! Não fosse este erro grosseiro e Jesualdo Ferreira estaria agora a fazer contas à vida. É que os encarnados foram a equipa mais forte mentalmente durante boa parte da partida, conseguiram bloquear os pontos fortes dos portistas – Hulk não se viu! – e estiveram sempre mais perto da vitória.

É bem verdade que o FC Porto entrou melhor no jogo, imprimindo velocidade nas alas, tentando surpreender o Benfica logo de entrada. Lucho e Lisandro apareceram por duas vezes nas costas da defesa encarnada e por pouco não marcaram, só que aos poucos (depois dos 30 minutos) os encarnados equilibraram e Reyes esteve perto do golo num cabeceamento após um belo passe de Aimar. O argentino começava a espalhar magia no relvado e o Benfica mostrou então que estava no Dragão para discutir o resultado. No entanto, a equipa de Quique Flores pecava em algumas perdas de bola, não aproveitadas pelos dragões, que começaram a ter dificuldades em fazer transições rápidas para o ataque devido à marcação apertada da defesa contrária.

Pedro Proença errou ao marcar penalti de Yebda

Numa altura em que o Benfica controlava a partida e jogava no meio-campo contrário, Yebda chegou ao golo através de um cabeceamento imparável em cima do intervalo. Era o melhor que podia ter acontecido aos encarnados, pois naquela altura o FC Porto não podia responder e Quique Flores aproveitou para afinar a estratégia para manter a vantagem. Na segunda parte o jogo não mudou muito.

Lucho empatava de penalti

O segundo golo benfiquista esteve quase a repetir-se após o regresso do balneários, mas saiu ligeiramente torto o desvio de cabeça de Suazo, após livre de Reyes. O Benfica forte mentalmente continuava a manter o FC Porto à distância. A equipa de Jesualdo Ferreira jogava mais com o coração do que com a cabeça e tinha dificuldades em aparecer junto da baliza de Moreira em condições de empatar. Só que, a 19 minutos do fim, Pedro Proença viu o que mais ninguém viu e o FC Porto empatou (ver foto neste link. O jogo ficou sentenciado, sobretudo depois de um remate de Hulk de longe e do egoísmo de Di María... E assim os dragões mantêm-se líderes.

Só para finalizar, houve também um lance polémico na àrea do Benfica durante a primeira parte, com Reyes a derrubar Lucho, mas Proença deu a lei da vantagem. Se fosse assinalado castigo máximo também não seria nenhum escandalo. é discutível, embora concorde com a decisão tomada.

Para os mais curiosos, o Benfica estreou o seu novo autocarro. Podem ver as fotos e as suas caracteristicas neste link e neste link o histórico de autocarros do SLB ao longo da sua existência. São arquivos pdf.

Renteria marcava em Alvalade

O Sporting já não vence há três jornadas e foi derrotado em casa pela terceira vez esta época. Agora, face ao Sporting de Braga, que vingou a derrota caseira da primeira volta e venceu por 3- 2. Jorge Jesus preparou bem o jogo e a vitória assenta-lhe que nem uma luva. Paulo Bento vai ter de estudar o vídeo deste jogo umas quantas vezes para perceber como se organiza e mentaliza uma equipa. Postiga nem no banco se sentou, com o Sporting a manter o mistério até ao final do jogo. Vukcevic, uma vez mais, fez de avançado, permitindo ao habitual suplente Pereirinha começar a titular. Nos arsenalistas, Frechaut fez o aquecimento, mas só entrou aos 90’. Quem surgiu no onze foi Alan, talvez tentando trocar as voltas ao leão.

A noite foi também de reencontro de Derlei com Jorge Sousa, depois de em Novembro o árbitro ter expulso o Ninja em Vila do Conde. Houve um cumprimento entre os dois ainda antes do apito incial. E, depois... surgiu melhor o Braga. Mais pressionante, personalizada e rápida nas transições, a equipa minhota encostou os leões atrás. Só aos 10’, os da casa se mostraram, com Vukcevic a escapar- se e a cruzar para Derlei. Valeu Evaldo ao Braga! O jogo estava aberto e nem parecia que era entre as duas melhores defesas do campeonato. O ataque, notava-se, era o mote para ambas as equipas.

A primeira grande oportunidade acabou por ser dos visitantes. Carriço falhou, Rentería isolou-se, mas Rui Patrício foi gigante! Os arsenalistas estavam confiantes e os leões não se encontravam, especialmente por culpa de Vandinho, um tampão no meio campo. Paulo Bento sentiu que era preciso mudar e ao intervalo Miguel Veloso, o protagonista da semana em Alvalade por ter faltado a um treino sem justificação, ficou a aquecer. O sacrificado foi Caneira e o esquerdino não foi poupado a assobios pelos adeptos.

Vukcevic espelhava sentimento leonino

O jogo, contudo, perdeu emoção. O Braga surgiu mais retraído, o Sporting continuava sem grandes ideias e com a pontaria muito alta nos poucos remates tentados. Até aos 59’! Com Patrício e Derlei mal na fotografia, uma jogada confusa acabou com a bola no fundo da baliza e o Braga a festejar. Paulo Bento reagiu de imediato e aposta em Tiuí. A equipa melhorou e, aos 68’, chegou ao empate por Derlei. O jogo voltou a abrir e a ganhar emoção. Muita! O Braga, porém, era a equipa mais organizada. Alan voltou a cheirar o golo, mas viria a ser Rentería a lançar o triunfo após grande trabalho de Aguiar. E, por fim, com os leões desnorteados, Mossoró confirmou a vitória arsenalista, que não foi abalada pelo golo de Izmailov nos descontos.

Resultados da 17ª jornada da Liga Portuguesa - Liga Sagres 2008/2009

FC Porto - Benfica, 1-1 (Lucho 74' gp; Yebda 46')
Sporting - Sp. Braga, 2-3 (Derlei 69', Izmailov 92'; Meyong 59', Rentería 81', Mossoró 84')
Estrela Amadora - Vitória Setúbal, 0-0
Leixões - Trofense, 2-0 (Chumbinho 37' e 75')
Vitória Guimarães - Marítimo, 2-1 (Fajardo 25', Nuno Assis 58'; Baba 85')
Naval - Nacional, 0-4 (Nenê 17', 27', Ruben Micael 72', Mateus 90')
Rio Ave - Académica, 1-0 (Yazalde 17')
Paços Ferreira - Belenenses, 2ºfeira

Classificação da Liga Portuguesa (Liga Sagres) 2008/2009

Classificacao da Liga Portuguesa

Vídeos

FC Porto 1-1 Benfica (link )
Yebda 46'
Lucho 74'




Sporting 2-3 Sp. Braga ( link)

Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

6 comentários:

  1. Muito parabéns Jesualdo Ferreira, a pressão que fez sobre o arbitro ao longo da semana, deu resultado!! Com que então não sabia que o Sr. Proença é adepto do Benfica, e até, veja-se lá... sócio do SLB!! Há coincidências do catano!!

    Façam-me um favor, entreguem já o titulo ao FCP, porque assim não há rival que resista!!

    ResponderEliminar
  2. Os arbitros não prestam mesmo para nada!!

    Em relação ao jogo dos meus advs só o vi no intervalo do sporting e depois deste ter acabado.
    pareçeu-me um jogo bem disputado apenas com o reparo do penalty inventado sobre o licha mas tenho que contrariar que o penalty sobre o lucho deveria ter sido marcado (em caso de penalty não há lei da vantagem)
    O benfica poderia ter muito bem ganho o jogo!!

    ResponderEliminar
  3. O Porto não podia perder em casa contra o Benfica, desse lá por onde desse. Daí o Pedro Proença, a 1 metro e de frente para o lance do Lisandro conseguiu ver aquilo que mais ninguém viu (tirando o jesualdo), um penalti inventado para beneficiar o Porto e prejudicar o Benfica.

    Os tripeiros quer queiram quer não, precisaram de ser ajudados para empatarem na sua própria casa contra o Benfica, mantendo assim a liderança, que por justiça seria do Benfica, se não houvessem casos destes ou golos limpos anulados, as coisas do costume.

    Prefiro ficar em 2º, do que em 1º com corrupção, essa é a diferença de um portista para um benfiquista.

    ResponderEliminar
  4. Perdi o interesse todo quando esse sr. de preto marcou aquele penalti. Desliguei a TV e caguei no jogo. Vou mesmo deixar de ligar ao futebol portugues, estou farto do mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Só venho aqui enaltecer a grande vitória do braga. Se nos deixarem aindam subiremos mais.

    ResponderEliminar
  6. a vergonha é tanta no porto que a policia só deixou entrar os benfiquistas no estadio quase terminar a 1º parte. está tudo dito o que aqule mantro de corruptos.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas