quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Liga dos Campeões: Resultados da 1ª mão dos Oitavos-de-final - FC Porto empata em Madrid 2-2 com Atlético

Lisandro festejava em Madrid

Um FC Porto ao seu melhor nível empatou a duas bolas na capital espanhola frente ao Atlético de Madrid e tem tudo para passar aos quartos-de-final da Champions. Daqui a duas semanas, no Dragão, os portistas tem tudo a seu favor para que Jesualdo quebre o enguiço de ficar pelos "oitavos" e o dragão regresse a uma etapa a que não chega há cinco épocas. O Atlético de Madrid terá agora de ter iniciativa no Estádio do Dragão - e sabe-se como o FC Porto é bem mais perigoso e dispõe de maiores facilidades no seu recinto perante equipas que estão obrigadas a "abrir-se". Essa é uma vantagem que se junta a uma outra: o FC Porto é bem mais experiente. Se tivesse concretizado 50% das oportunidades de golo criadas já teria tudo resolvido.

3000 adeptos portistas em Madrid

O campeão português, muito bem apoiado com 3000 adeptos na bancadas,entrou em campo já com uma contrariedade, pois Fucile ressentiu-se da lesão no tornozelo durante o aquecimento e cedeu o lugar a Sapunaru (também se magoou, o que significa que pode não haver lateral para o Sporting). Ainda apanhou mais um desgosto, quando Maxi Rodriguez surgiu nas costas de Cissokho a abrir o activo e, com o intervalo à vista, levou um K.O... Aquele frango de Helton, nos descontos, mais parecia uma brincadeira de carnaval. Mas não. Foi mesmo um erro incrível do brasileiro – mais um nos "oitavos" da Champions, dois anos depois –, a deitar por terra uma bela primeira parte dos dragões, em que a igualdade já era lisonjeira para o Atlético.

Hulk e Simao na luta pela bola

Pelo meio destes golpes, o dragão controlou como quis, explorou a lentidão dos centrais contrários e justificou outro resultado. Desperdiçar oportunidades flagrantes (Hulk, Lisandro, Rodriguez...), marcar um golo, ver outro mal anulado e chegar a perder ao intervalo era castigo pesado de mais. O segundo tempo arrancou com Pablo a tirar da linha uma cabeçada de Lisandro e com uma perdida do isolado argentino.

O FC Porto continuava por cima e o Atlético não existia – exibição apagada de Simão e Paulo Assunção aflito com Lucho –, tanto que viria a consentir o empate já com Maniche em campo. Um oportuno Lisandro amenizou a injustiça no marcador e abriu as portas dos quartos-de-final. Mas isso, é no dia 11 de Março. Até lá, o dragão terá o clássico com o Sporting e uma difícil visita a Matosinhos para se manter no rumo do título nacional.

Ronaldo azarado em San Siro

O Manchester United saiu de San Siro com um empate a zero frente ao Inter. Teoricamente, o resultado não é mau, porque deixa tudo aberto para a segunda mão em Old Trafford, mas a equipa inglesa desperdiçou uma boa oportunidade de derrotar um Inter muito aquém das expectativas. O Manchester e Cristiano Ronaldo estiveram particularmente bem na primeira parte. O português fez sete remates e parecia quase inevitável Ferguson, ao 13.º jogo, quebrar a tradição e derrotar Mourinho pela segunda vez. Só que a falta de eficácia ofensiva do Manchester e a boa exibição de Júlio César impediram que isso acontecesse. Ronaldo foi uma das principais vítimas da boa forma do guarda-redes brasileiro, que parou um cabeceamento e um livre.

Henry empatava para o Barcelona em Lyon

E se o campeão europeu empatou, um dos grandes candidatos a suceder-lhe também. O Barcelona vive um dos períodos mais complicados da temporada e somou o terceiro encontro sem vencer, apesar de ter saído de Lyon com um bom resultado (1-1). Messi tinha avisado que Juninho “é o número um a marcar livres”. E logo aos 7’, o brasileiro deu razão ao argentino, marcando o golaço. O livre de Juninho lembra os adeptos de uma tradição: em 2004, 2005 e 2006, o brasileiro marcou nos “oitavos” e a equipa seguiu em frente. Haveria de ser Henry a salvar o Barça da derrota. Após um canto de Xavi (67’), o avançado marcou de cabeça. Foi o 56.º golo do francês nas competições europeias, o que lhe permitiu igualar Eusébio e Henrik Larsson no sexto lugar da lista de maiores goleadores. Nas contas da principal prova, Henry é agora o quinto melhor (48), um golo à frente de Eusébio e um atrás de Di Stefano.

A única equipa que conseguiu festejar um triunfo na primeira noite de oitavos-de-final foi o Arsenal. Os gunners ultrapassaram as infelicidades caseiras e derrotaram a Roma por 1 a 0, impondo ao adversário a oitava derrota em outras tantas deslocações a Inglaterra. A crise de finalização do Arsenal foi ultrapassada com um penálti cometido por Mexés e convertido por Van Persie (37’).

Resultados da 1ª mão dos Oitavos-de-final da Liga dos Campeões 2008/2009

Arsenal - AS Roma, 1-0 (Van Persie 37' gp)
Atlético de Madrid - FC Porto, 2-2 (Maxi Rodriguez 3', Diego Forlán 47'; Lisandro López 22' e 72')
Inter de Milão - Manchester United, 0-0
Lyon - Barcelona, 1-1 (Juninho 7'; Henry 67')

Vídeos

Atlético de Madrid 2-2 FC Porto
Maxi Rodriguez 3'
Diego Forlán 47'
Lisandro López 22' , 72'


Lyon 1-1 Barcelona
Juninho 7'
Henry 67'



Inter de Milão 0-0 Manchester United


Arsenal 1-0 AS Roma
Van Persie 37'


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

5 comentários:

  1. Queria dar os parabens à enorme massa associativa que acompanhou o Porto até Madrid.
    com um apoio daqueles só podia ser mesmo a rampa de lancamento para uma grande exibição.

    Boa sorte para o Sporting, mais logo!

    ResponderEliminar
  2. Foi um Porto a realizar a melhor exibição da época, mas a falhar golos de forma absurda.

    Esqueceste de referir o golo 400 do Porto em comptições europeias.

    Cump.

    ResponderEliminar
  3. Pensava que o Atletico tinha muito mais equipa do que se falava, muito maus na defesa e no ataque previsiveis. Deve ser a pior equipa que esta nesta fase a para dos gregos.

    ResponderEliminar
  4. Um saudo dende a Galiza deste blog do que gosto imenso. O Porto é mais equipa que o Atletico, que vem de trocar o treinador e está numa crise de jogo importante

    ResponderEliminar
  5. Um saudo Merk, gracias por gostares deste blog.

    Eu sei que o Atletico está muito mal na Liga BBVA. Se fosse há uns meses atrás o jogo teria sido diferente. Tenho um carinho muito grande pelo Atlético de Madrid, desde que joguei contra eles há uns anos em balommano e pelo Futre.

    Abraço

    Nélson Amador, tens razão esqueceu-me referir esse momento importante.

    Abraço

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas