terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Brasileirão: 37ª jornada - E não é que ainda não temos um campeão?!

Quando parecia tudo definido para o título do São Paulo FC para o Campeonato Brasileiro, surgiu o Fluminense. A equipe carioca arrancou um empate por 1-1 no Morumbi, que, aliada à vitória do Grêmio em Ipatinga (2-4), deixou no ar a indefinição do título do campeonato atual. Mas as chances são-paulinas continuam grandes: basta empatar com o Goiás, no estádio Bezerrão (o mesmo de Brasil 6-2 Portugal), para sagrar-se hexacampeão.

A penúltima rodada do Brasileirão definiu a classificação do Grêmio para a Taça Libertadores - Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo lutam pelas duas vagas finais; e também as quedas de Ipatinga e Portuguesa para a Série B - Vasco, Figueirense, Náutico e Atlético PR tentam escapar das duas lacunas restantes.

Para a jornada final, como já dissemos o São Paulo precisa apenas de um empate no Bezerrão, estádio que abrigará a partida devido à punição imposta ao Goiás por atritos nas arquibancadas no duelo contra o Cruzeiro. Para ser campeão, o Grêmio precisa ganhar em casa do Atlético MG e ainda esperar um triunfo goiano. Curiosamente, reencontram-se as torcidas de Grêmio e Goiás numa rodada final.

Em 2007, o Goiás precisava vencer o Internacional e torcer pelo Grêmio, que encarava o Corinthians, na luta contra o rebaixamento. O Goiás venceu e escapou da “Segundona”, para onde foi o Corinthians, que empatou em Porto Alegre. A torcida gremista espera uma retribuição, pelo que se comenta.


Flu e SP empataram

Mas vamos ao resumo dos jogos de domingo. No Morumbi para 66.888 pagantes, o São Paulo não esteve bem no começo de jogo. Levou bola na trave (Luiz Alberto), mas também esteve perto de marcar, com Borges e Hugo. Na etapa final, logo no início, Washington surgiu na cara de Rogério Ceni, que defendeu a finalização. No rebote, Tartá empurrou para as redes: 0-1. A vantagem durou pouco, pois logo depois Borges chutou no canto para empatar. O Tricolor Paulista ainda perdeu uma grande chance, num cabeceio de André Dias na trave. Mas foi só, num grande jogo: 1 a 1.

Grêmio, do ex-encarnado Marcel, goleou

No Ipatingão, o Grêmio até levou um susto do Ipatinga, com um gol a cinco minutos de Escobar. Porém, em pouco tempo o time visitante conquistou a virada e a conseqüente goleada, rebaixamento os mineiros. O Grêmio, time que mais vezes esteve na ponta durante este campeonato, chega vivo à jornada derradeira.

Em outro grande jogo deste domingo, o Flamengo abriu logo 3 a 0 diante do Goiás, no Maracanã (33.392 pagantes). Mas os goianos tiveram tempo de marcar dois gols ainda no primeiro tempo, e chegar ao empate com Thiago Feltri na segunda parte. Ambas equipes tiveram oportunidades de marcar um quarto e decisivo gol, mas pararam nas traves (Vandinho, do Fla, acertou a trave aos 94 minutos).

Fla errou demais e cedeu empate ao Goiás

O resultado praticamente elimina as chances do Fla de ir para a Libertadores. Para tal, precisa ganhar do Atlético PR fora de casa, e torcer por tropeços ou de Palmeiras - recebe o Botafogo ou de Cruzeiro - recebe a Portuguesa.

No Barradão (16.747 torcedores), Vitória e Palmeiras fizeram um duelo morno. O 0-0 praticamente garantiu o Verdão na principal competição sul-americana de clubes. Quem está próximo também é o Cruzeiro, mesmo tendo perdido na casa do Internacional. Basta vencer a rebaixada Lusa no Mineirão.



Desespero pela queda lusitana

Na parte de baixo da tabela, como já foi frisado, a Lusa não resistiu. Levou um gol numa falha bizarra do goleiro Gottardi a 12 minutos, virou, mas sofreu novo empate do Sport. Por sua vez, o Vasco ganhou do Coritiba fora de casa e manteve vivas suas esperanças de escapar. Precisa ganhar do Vitória em São Januário e “secar” os resultados de dois destes: Figueirense, Náutico e Atlético PR.


Jogo muito disputado entre Náutico e AtléticoPR

O Náutico obteve uma complicada vitória contra o Atlético PR. Saiu atrás, mas graças a dois gols de Clodoaldo, conseguiu chegar à última rodada dependendo apenas de si mesmo, contra o Santos, na Vila Belmiro. Outro a vencer foi o Figueirense: 3-1 no Botafogo. O Figueira necessita de uma vitória contra o Inter e também de maus resultados ou de Náutico, ou de Atlético.


A jornada final começa no sábado, com o jogo entre os desinteressados Sport e Coritiba. Domingo, as decisões:
Santos vs Náutico
Vasco vs Vitória
Goiás vs São Paulo FC
Grêmio vs Atlético MG
Palmeiras vs Botafogo
Fluminense vs Ipatinga
Figueirense vs Internacional
Cruzeiro vs Portuguesa
Atlético PR vs Flamengo


Resultados da 37ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008
Vitória - Palmeiras, 0-0
São Paulo FC - Fluminense, 1-1 (Borges 54’; Tartá 48’)
Portuguesa - Sport, 2-2 (Edno 17’, Jonas 32’; M. Goiano 12’, Fumagalli 67’)
Ipatinga - Grêmio, 1-4 (Escobar 5’; Marcel 12’, 29’, Jean 23’, Leo 53’)
Internacional - Cruzeiro, 1-0 (G. Nery 14’)
Náutico - Atlético PR, 2-1 (Clodoaldo 65’, 78’; Ferreira 17’)
Coritiba - Vasco, 0-2 (Leandro Amaral 14’, 50’)
Flamengo - Goiás, 3-3 (Obina 5’, 35’, Juan 28’; P. Baier 37’, Ernando 42’, T. Feltri 64’)
Atlético MG - Santos, 0-0
Botafogo - Figueirense, 1-3 (Alecssandro 67’; Diogo 50’, Jairo 57’, Tadeu 81’)

Classificação

class_br37_desportugal

Vídeos

São Paulo FC 1-1 Fluminense


Ipatinga 1-4 Grêmio


Flamengo 3-3 Goiás


Coritiba 0-2 Vasco


Náutico 2-1 Atlético PR


Portuguesa 2-2 Sport



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (fotos: Terra)

Página Inicial

1 comentário:

  1. SP vence de caras.
    GRE ja fica na Libertadores e nada mau.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas