quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Portugal humilhado, castigado e esmagado pelo Brasil por 6-2. Os porquês?

Portugal humilhado no Brasil

O meu comentário ao Brasil 6-2 Portugal

Infelizmente fui um dos "tristes" que esteve até às 2 da manhã a ver a maior goleada de Portugal, desde que nasci. É preciso recuar ao ano de 1955 para registar seis golos sofridos num só jogo da Selecção Nacional, memórias que só os nossos pais e avós, nos relembravam num triste jogo disputado no estádio nacional frente à Suécia.

Acompanho a Selecção sempre com muito carinho e sofrer desde muito novo, ví muitas vitórias e derrotas durante estas últimas duas décadas, mas uma queda de nível tão acentuada desde que Carlos Queiroz pegou na Selecção, é demais e única!

Relembro a entrevista exclusiva de Carlos Queiroz na SIC, há poucas semanas, antes deste comprimisso no Brasil (vídeo a partir dos 9 minutos), em que telefonava aos nossos seleccionados a dizer: "rapazes não se preocupem que está tudo assegurado. Avião em viagem de 1ª classe, com camas confortáveis, para que não se desgatem muito na viagem". O problema é que os jogadores levaram à letra essas palavras, e além da viagem bem dormida, foram com a cama para o estádio Bezerrão, brindando-nos com o maior pesadelo dos últimos 50 anos.

Eu não gosto muito de especular, mas tenho uma teoria que pode muito bem ser considerada. Este jogo jogo foi organizado pela C.B.F. e a Nike patrocina as duas selecções, o cachet foi bem elevado para que Portugal fosse nesta altura da época ao Brasil, e as directivas poderão muito bem ter exigido que algumas das nossas figuras tivessem que alinhar, em alguns casos a totalidade da partida, como Ronaldo.

Logo à partida, a constituição da nossa equipa coloca-me muitas reservas. O Pepe que estava parado há semanas, jogou os 90 minutos, porque? Viu-se bem que estava completamente fora de forma. O Paulo Ferreira, meteu àgua até dizer chega, jogou a totalidade do jogo. O Cristiano Ronaldo não conseguiu fazer uma para a caixa, esteve lá todo o tempo. O Deco não existiu, só vi em Danny alguma vontade, e esse, foi logo o primeiro a sair, Porquê? Levámos vários jogadores como Miguel, Rolando, César Peixoto (8 minutos), Fernando Meira e Eduardo, que nem oportunidade tiveram neste descalabro e não se mudou nada.

Antes desde jogo com o Brasil, tinhamos empatado vergonhosamente em casa com a Albânia, com uma táctica de meter dó. Com 4 defesas, 2 trincos, um avançado, e agora fomos para o Estádio Bezerrão armados em chicos espertos, com uma táctica sem contemplar o poderio brasileiro, sem respeitar o pentacampeão do Mundo, abertos e expostos, e foi no que deu.

Por outras palavras, com selecções de "merda" jogamos fechados e reciosos, e com as melhores equipas do Mundo, e em território adversário, jogamos como super-heróis, à louca. Custa muito perceber isto. Afinal de contas trouxémos uma mala cheio de dinheiro (bom negócio para Madaíl), e outra, um saco com 6 bolas! Pede-se mudança imediata já! Atitute e respeito, por nós adeptos.

Kaká consola Ronaldo

Só para terminar esta minha reflexão, espero que termine o folhetim Cristiano Ronaldo acerca da Bola de Ouro e a história do melhor jogador do Mundo. Já enjoa. Desde que Ronaldo venceu a Liga dos Campeões que não se fala noutra coisa,. Desde ai, Portugal é Cristiano Ronaldo e o resto. A nossa imprensa, anda sempre a falar no mesmo, frases como: lá vem o melhor jogador do mundo, o melhor do mundo chegou ao hotel, as botas do melhor do mundo, o carro do melhor do mundo, as namoradas do melhor do mundo, o ordenado do melhor do mundo, as perguntas diárias ao próprio se acha que vai ser melhor jogador do mundo. Porra chega!

Crónica do jogo Brasil 6-2 Portugal

Luis Fabiano e Kaká cebebram goleada a Portugal

Portugal entrou bem, esteve em vantagem, mas, em Gama no Estádio Bezerrão, arredores de Brasília, sucumbiu à arte dos canarinhos e acabou a noite a ver estrelas. O Brasil goleou, por 6-2, e ainda ficaram alguns por marcar...

Carlos Queirós optou por apresentar de ínicio um esquema de 4x3x3, com um quarteto defensivo composto por Bosingwa, Bruno Alves, Pepe e Paulo Ferreira, um trio de meio-campo com Tiago, Maniche e Deco, deixando o ataque entregue a Ronaldo, Simão e um ponta-de-lança surpresa: Danny.

Robinho escapava a Pepe

O início de jogo foi de superioridade portuguesa, com Portugal a exibir uma boa troca de bola e a encostar o adversário ao seu meio-campo defensivo. Os comandados de Carlos Queirós chegaram ao golo logo aos 5 minutos, com Deco a trabalhar bem sobre a esquerda, a centrar a bola para Bruno Alves que rematou para Danny desviar já na pequena área para golo.

Tudo indicava que um possível nervosismo inicial desaparecesse, mas o certo é que o desacerto defensivo da equipa portuguesa marcaria todo o encontro. A reacção canarinha surgiu volvidos 4 minutos, depois de Robinho aproveitar uma infantilidade de Pepe e servir Luís Fabiano dentro da grande área. O avançado, Ex-FC Porto, não perdoou e bateu Quim pela primeira vez. Este golo teve o condão de marcar o fim do bom futebol praticado por Portugal, que passou a exibir-se em pior plano e demonstrou uma fraquíssima atitude defensiva.

Aos 25 minutos, segundo golo do Brasil. Mais uma vez Luís Fabiano a marcar, depois de benificiar de muito espaço dentro da área portuguesa para rodar e à meia volta bisar no jogo. Estava feito o 2-1, resultado verificado ao intervalo, e apesar de uma maior posse de bola e de mais ataques lusos era o Brasil que demonstrava mais consistência e objectividade.

Cristiano Ronaldo com Anderson e Luisão por perto

Esperava-se uma segunda parte mais positiva de Portugal, mas o certo é que foi o Brasil que continuou a revelar uma maturidade muito superior no relvado. No espaço de dois minutos a turma canarinha chegou ao 4-1, com Maicon aos 55 minutos (com Quim mal batido) e Luís Fabiano aos 57, o que praticamente acabou com as esperanças lusas num bom resultado. Simão ainda reduziu para 4-2 aos 62 minutos, depois de uma boa combinação com Deco, mas a desorganização defensiva evidenciada era algo demasiado evidente, e seria difícil uma selecção com a qualidade do Brasil não aproveitar.

Fabiano fugia a Paulo Ferreira

Elano aos 65 minutos (um grande golo do jogador Manchester City) e Adriano aos 90 minutos aumentaram a conta para a sua equipa para números humilhantes.

Portugal não perdia com o Brasil há 19 anos. O jogo serviu, portanto, para quebrar uma tendência recente, que apontava o sucesso das quinas nos jogos com o Brasil, depois de duas vitórias, no consulado de Scolari (2003 e 2007).

É necessário encontrar pontos de equilíbrio na selecção, para dar outro rumo à campanha de qualificação para o Mundial da África do Sul. Em Gama, contudo, Portugal esteve desequilibrado. E caiu. Goleado.

O que a Impresa desportiva internacional disse sobre o Brasil 6-2 Portugal

Jornais destroçam Portugal

By Publico

Para o diário desportivo italiano “La Gazzetta dello Sport”, Portugal foi "desintegrado" no jogo em Brasília, enquanto o também transalpino “Tuttosport” e o francês “L'Équipe” utilizam as expressões "varrido" e "esfolado", respectivamente.

No Brasil, só o diário “O Globo” afirma que a selecção de Dunga "arrasa Portugal", havendo nos jornais brasileiros e europeus uma ideia comum: Luís Fabiano, autor de três golos, foi a estrela da noite, quando se esperava um duelo entre Kaká e Cristiano Ronaldo.

As edições online dos principais diários do Brasil frisam ainda que a goleada diminui a pressão sobre Dunga, depois de o "escrete canarinho" ter cedido três empates consecutivos em casa sem golos, em jogos de qualificação para o Mundial2010.

"Brasil transbordante, Portugal desintegrado", titula a edição online da “Gazzetta dello Sport”, segundo a qual o português Cristiano Ronaldo não passou de "um comparsa entre as estrelas de Dunga". "Para memória futura: não desafiem o Brasil. Nem mesmo quando parece em crise (zero golos nos três últimos jogos em casa), ou quando se está em vantagem de um golo depois de poucos minutos, a controlar o jogo", acrescenta o jornal italiano, aludindo ao facto de Portugal ter estado a ganhar por 1-0.

Sob o título "Show Brasil, Portugal varrido 6-2", a edição na Internet do “Tuttosport” diz que o "escrete" foi "esmagador", acrescentando que o jogo foi "uma bela lição de futebol para a selecção de Queiroz e para o possível futuro 'Bola de Ouro' Cristiano Ronaldo".

Segundo o jornal de Turim, a presença do extremo do Manchester United no jogo "pode ser tranquilamente definida como anónima", pois esteve "nervoso" e chegou mesmo a ver o cartão amarelo.

"O Brasil esfola Portugal", titula o “L'Équipe” online, segundo o qual "os jogos seguem-se e a impressão de que o Brasil mantém-se uma equipa capaz do pior e do melhor continua a fazer o seu caminho". De acordo com o diário desportivo francês, que também destaca os três golos do avançado dos espanhóis do Sevilha FC Luís Fabiano, "sem se mostrarem transcendentes no jogo, os companheiros de Kaká fizeram a diferença graças às suas individualidades".

"O resultado é histórico. Nunca o Brasil tinha marcado seis golos a Portugal. E isso também é lisonjeiro tendo em consideração que a 'Selecção' [do Brasil] brilhou mais pelos golpes de génio de algumas das suas estrelas do que por um real controlo colectivo", acrescenta o “L'Équipe”.

"Hat-trick de Luís Fabiano ajuda Brasil a bater Portugal", titula o diário generalista britânico “The Guardin”, que na sua edição online publica um texto da agência Reuters no qual se refere que o resultado deu "algum descanso ao cercado treinador Dunga". "Dunga foi gozado pelo público e parecia ter uma longa noite pela frente quando Danny inaugurou o marcador para os visitantes, ao desviar um cruzamento de Bruno Alves após quatro minutos", refere o “The Guardian”, recordando, porém, que Luís Fabiano empatou quatro minutos depois e colocou os locais em vantagem aos 25.

Em Espanha, as edições electrónicas dos desportivos “Marca” e “Ás” destacam Luís Fabiano e publicam um mesmo texto, da agência EFE, com o primeiro a titular "Brasil despede-se do ano com uma balsâmica goleada a Portugal" e o segundo "Brasil goleia Portugal com Luís Fabiano como estrela".

O texto sublinha o "carácter atacante de ambas as equipas" e que o jogo "serviu para aliviar o peso sobre o questionado seleccionador Carlos Dunga", adiantando que o duelo Kaká-Ronaldo ficou na sombra de Luís Fabiano. "O esperado duelo entre Kaká, eleito o melhor jogador do Mundo em 2007, e Cristiano Ronaldo, principal aspirante a ganhar o troféu este ano, terminou cedendo o protagonismo ao avançado brasileiro Luís Fabiano, autor de três golos no encontro", diz.

No Brasil, a “Folha de São Paulo” afirma que o "Brasil quebra jejum de golos em casa e goleia Portugal em amigável", recordando que "interrompeu uma série de três empates sem golos" em casa e não marcava qualquer tento como visitado há quase um ano, desde 21 de Novembro, por Luís Fabiano na vitória sobre o Uruguai (2-1). "Além disso, o Brasil quebrou um jejum de quase 20 anos sem vencer o rival desta quarta - a vitória anterior foi em 1989, numa goleada por 4-0 no Rio de Janeiro", lembra.

A “Folha de São Paulo” recorda que, nos três jogos disputados com Portugal desde então, o Brasil somou um empate e duas derrotas, uma das quais - por 2-0 num particular em Londres, em 2007 - foi a primeira de Dunga como seleccionador.

No mesmo sentido, os diários “O Globo” e “O Estado de S. Paulo” titulam, respectivamente: "Fácil. Em noite de Luís Fabiano, Brasil encerra seca de golos e arrasa Portugal de virada: 6 a 2" e "Brasil desencanta. Após três actuações fracas em casa, equipa faz 6 a 2 a Portugal".

"Nem Dunga imaginou ter um fim de 2008 tão bom. A surpreendente goleada por 6 a 2 sobre Portugal, ontem à noite, na cidade de Gama, a 40 quilómetros de Brasília, dá tranquilidade para o treinador buscar em 2009 a vaga para Mundial de 2010 na África do Sul. No encontro dos dois melhores do mundo, Kaká venceu Cristiano Ronaldo", diz o “Estado de S. Paulo”.

Vídeo

Brasil 6-2 Portugal
Danny 5'
Luis Fabiano 9', 25', 57'
Maicon 56'
Simão 62'
Elano 65'
Adriano 90'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

20 comentários:

  1. Foi uma vergonha...Paulo Ferreira, Bruno Alves... 3 dos 6 golos sofridos foram pelo lado deles, levar o César Peixoto e dar lugar o lugar ao Paulo Ferreira? que nem joga na equipa principal do Chelsea... Vergonhoso...O Bosingwa também não pode continuar a pensar que é extremo, o rapaz raramente defendeu... vergonhoso... Queiroz é melhor começares a colocar em campo jogadores que realmente sabem jogar a bola, porque com estes, não vais longe, mais vale nem ir ao mundial....

    Precisamos de outro Sargentão para tomar conta desta creche. Queiroz pede demissão sff.

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo Gonçalo, que selecção ridicula.

    Saudades do Scolari.

    Mas é bem feito. Tanto que queriam o Scolari fora da selecção, agora aguentem!

    Com o Scolari nem nos amigáveis éramos humilhados. Fosse com quem fosse.

    ResponderEliminar
  3. Quem apoiou o Queiroz na Selecção que o tenha lá durante muitos anos. Os que não o queriam lá ficamos a rezar para ser posto a mexer dali para fora o mais rápido possível...
    E que venha um treinador estrangeiro porque o único treinador português com qualidade para a selecção não vai sair do Inter

    ResponderEliminar
  4. Continua a queda pós-Scolari... quanto ao Brasil fez um bocado as pazes com os adeptos e acho que é assim que vão aparecer na África do Sul.

    O Queiroz pode ter as culpas que normalmente são colocadas sobre um treinador... mas por mais este jogo que só vi a espaços, como os restantes desde o Euro já agora, parece-me que é uma chatice para alguns ir ali jogar por Portugal. Vou acreditar enquanto for possível que se qualificarão, mas já não me motiva vê-los jogar.

    ResponderEliminar
  5. Começa a ser inevitavel, a cada jogo da seleção, e as vezes em jogos europeus dos clubes portugueses, a triste verdade salta-me aos olhos: O que esta a acontecer ao futebol português?

    A seleção esta num processo de regeneração, mas como os mais novos que se vem integrar entre os mais velhos são os mais idolatrados cuidado que não se lhes pode tocar e depois é o que da: combatividade ZERO!

    Só vi a primeira parte deste jogo com o Brasil porque era tarde e estava cansado, mas quando voltei a casa depois de um dia de trabalho dificil, vi então o marcador vergonhoso com que Portugal vai ficar marcado uns bons anitos.

    Depois de jogos horriveis da Seleção para o Mundial, agora isto. Se bem que era um amigavel, ha que ter um minimo de orgulho e de auto-estima.

    Não houve uma jogada de jeito para Portugal na primeira parte que eu vi: era um a fazer isto outro aquilo mas tacticamente NADA!

    Estou farto disto e nem quero mais comentar esta derrota, mas o que sei é que o futebol português viveu uns tempos felizes com Mourinho e Scolari, e hoje esta a voltar a realidade que era a nossa antes da era Mourinho. As coisas estão extremamente más: -21, -18 e selecção A estão aos papeis. E ninguem a poder:querer mudar o rumo das coisas...

    ResponderEliminar
  6. Eu sei que o dinheiro faz falta,mas marcar um jogo com o Brasil nesta altura foi um erro.A selecção ainda não se encontrou nesta fase do Queiroz,e vamos jogar ao Brasil?!
    Foi uma grande falta de sensatez,quando se pensa mais nos €€€€€€€,é no que dá!

    ResponderEliminar
  7. Como aconteceu a 1 ano atraz o Luis Fabiano "O Fabuloso" Salvou o emprego do nosso amado Tecnico da Seleção com 2 gols no Maraca,e ontem novamente a Cara Hulilhou,Acabou com o jogo, Salvando o cargo do dunga.soh por causa desse jogo contra Portugal ele vai ficar mais 2 anos, ninguem mais que ele na Seleção Brasileira. Eu me junto ao vosso prostesto a esse queiroz

    ResponderEliminar
  8. o cristiano ronaldo só faz algumas aparições contra times de baicho nivel como WBA kd q contra a seleão brasileira ele fez alguma coisa? aaaa meus amigos cristiano ronaldo é o maior pipoqueiro q eu ja vi da historia do futebol kaká q merece o premio de melhor do mundo depois desse jogo voces viram a diferença né? pois intão parem de lamber o chão q o cristiano ronaldo pisa

    ResponderEliminar
  9. O jogador pra ser eleito o melhor do mundo, têm que jogar bem contra qualquer time que vier pela frente, assim como faz o Kaká. Agora vem o Cristiano Ronaldo que além de ser pipoquero é muito arrogante nas entrevistas que ele da, se achando o tal......,esse cara têm que apanhar de cinta, jogar muita bola ainda e um pouco de humildade não faz mal a ninguém.

    ResponderEliminar
  10. Crisitano Ronaldo é melhor, mais n faz boas atuações na seleção desde que Felipão deu o lava!!!
    Portugal jogou ABERTO demais, algo que n vi a tempos! O que Cr07 costuma fazer no Manchester n saia no jogo, akeles belos contra-ataques!!
    E o Kim, q péssimo, o goleiro é metade do gol!
    A crise aumenta, e o técnico deve pedir pra sair antes que isso manche esse ótimo time!
    Cadê Quaresma, R. Carvalho... Porque João Moutinho entrou kuase no final?
    Akele jogo tava estranho demais

    ResponderEliminar
  11. O C. Ronaldo vai ser o melhor do Mundo porque sem ele o Manchester United nao ganhava nada! Reparem no início da época passada e esta época quando o C.Ronaldo nao pode jogar pelo United, era só empates... O Messi para mim é um jogador mais completo que o Ronaldo porque joga bem nos 2 lados (clube e seleccao). Contudo nao quer dizer que o Ronaldo tenha sido sempre mal na seleccao. Fez um Euro aquem das expectativas e comecou mal a campanha da seleccao rumo ao Mundial 2010. Agora nao nos esquecamos que ele foi o segundo melhor marcador (só apenas superado pelo norte-irlandes David Healy) da qualificacao para o Euro 2008. Se estivemos lá em parte a ele o devemos.Agora tal como eu, todos esperamos que as performances do Ronaldo na seleccao sejam as mesmas que as do United. Mas já o Scolari tinha dito "O Manchester nao é a mesma coisa que a seleccao". E isso tem-se notado... Agora nao manchem é a candidatura do Ronaldo a melhor do mundo devido ao mau jogo que o homem fez ontem... Se calhar ainda lhe vamos agradecer por irmos ao Mundial, mas aí ele já vai ser o melhor do mundo. Eu vivo em Inglaterra, e sigo passo a passo as exibicoes do nosso Ronaldo. ALLEZ PORTUGAL ALLEZ!

    ResponderEliminar
  12. MEDIA DOCENA SE COMIERON LAS ESTRELLAS PORTUGUESAS.
    para destacar Maicon,gran momento futbolistico que esta viviendo este hombre,O FABULOSO A REGRESADU(o como se diga) muy bien,y me imagino q la aficion sevillista estara encantada.Kaka como siempre llevandose el equipo al hombro.

    DUNGA por ahora se va salvando.y este partido de amistoso no tuvo nada. es un resultado que pocos se lo imaginaban,Ronaldo haciendo mucho teatro por hi ,nani,simao,maniche desconectados.la verdad me decepcionaron porque esperaba ver mas entusiasmo de portugal.

    portugal no tiene un buen juego colctivo!!.. jugando contra cualqier selccion de sudamerica, tendra q pelear mucho para ganar, y el "Gran CR7", no pues loco, Ronaldo hay uno solo y ese es R9, el mejor de los ultimos años!! lastima q las lesiones lo trataron mal. adios!

    ResponderEliminar
  13. À selecção falta um líder fora de campo, como era Scolari, um líder dentro de campo, como era Figo, e espírito de equipa e entreajuda nos jogadores, que Scolari era mestre em criar.

    Queiroz não tem personalidade para ser líder fora de campo, Ronaldo não tem perfil para ser líder da equipa, e espírito de ajuda entre os jogadores nem vê-lo.
    Cada um tenta resolver as coisas por si, não há ninguém que se afirme como voz de comando e puxe pela equipa.

    Enquanto a selecção não resolver estes problemas, não temos nenhumas garantias de vitórias consistentes, como tivemos com Scolari.

    ResponderEliminar
  14. O Queiroz ainda se queixava das opçoes do Scolari.. as dele ainda sao piores (tirando a inclusao do danny)..O tipo é um teórico, um bom adjunto, mas como treinador deixa nuito a desejar.

    ResponderEliminar
  15. Podes crer, Nuno ficaram na caminha como o outro dos Jogos Olímpicos.

    Que vergonha. O Brasil completamente vaiado pelos seus adeptos nos ultimos tempos aplica chapa 6, a um grupo de excursionistas que estão nem ai para a honra.

    ResponderEliminar
  16. Para o Brasil tudo o que importa é a Copa DO Mundo. Grande coisa vencer Portugal por 6 a 2. Algo vai mudar por causa disso? O que realmente importa é: com as atuações regulares do time da CBF dá pra ganhar a Copa de 2010? Não. Então, rua para o Dunga antes de que seja tarde!

    Ah, sim, e rua para o Queiroz também!

    ResponderEliminar
  17. Regressaram, também, as vitórias morais e o velho lema antes-Scolari: jogar como nunca e perder como sempre. (a selecção portuguesa nunca jogou bem com Scolari. Com Queirós, felizmente, mudou. Viu-se ontem, nao é?)

    “E o burro sou eu? O ruim sou eu? O errado sou eu? E o péssimo treinador sou eu? (…) Pelo amor de Deus, como vocês estão mal acostumados.”


    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. Nao vi o jogo porque tenho que trabalhar cedo. Quando liguei o rádio esta manhã e dou-me com este resultado nem acreditei. Ao que isto chegou.

    ResponderEliminar
  19. Tenho pena que chegamos ao nivel de uma ilhas faraoe, sim, porque isto é resultado de uma selecção desse nivel.

    ResponderEliminar
  20. oi kaka voce e muito lindo???/???//???//?????????????????????????????????????
    e sou uma cantora?

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas