quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Taça Uefa : Sorteio da fase de grupos 2008/2009 - Benfica e Braga entre adversários competitivos

Como já devem estar carecas de saber pelos mais diversos canais de informação, realizou-se o sorteio da fase de Grupos da Taça UEFA 2008/2009, em que eu aqui no Desportugal, apresento as equipas adversárias dos clubes portugueses ( Benfica e Sporting de Braga), com uma breve descrição das mesmas e com as respectivas fotos e dos estádios onde os portugueses vão jogar.

O Benfica ficou integrado no Grupo B da Taça UEFA, com os gregos do Olympiacos, os turcos da Galatasaray, os alemães do Hertha de Berlim e os ucranianos do Metalist. Já o Braga, no grupo E, terá como "parceiros" os italianos do Milan, os holandeses do Heerenveen, os ingleses do Portsmouth e os alemães do Wolfsburgo. Este o resultado do sorteio em que a 1.ª ronda realiza-se no próximo dia 23 de Outubro, e contempla os jogos Herta-Benfica e Braga-Portsmouth.

As duas equipas portuguesas ainda em competição não poderão considerar que foram bafejadas pela sorte. Pelo caminho ficaram Marítimo, Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal, enquanto Benfica e Braga apuraram-se para esta fase da prova, depois de passaram Nápoles e Artmédia respectivamente.

Esta fase de grupos será disputada no sistema de "todos contra todos", a uma só mão, com jogos, de forma aleatória, em casa de uma das equipas, e os três primeiros de cada série seguem em frente, totalizando um total de 24 equipas. Os jogos começam a disputar-se já neste mês de Outubro, com a primeira ronda aprazada para o próximo dia 23. Prosseguem a 6 e 27 de Novembro, sendo que os dois últimos jogos decorrem a 4 e a 18 de Dezembro. Depois, a 19 de Dezembro, as equipas vindas da Liga dos Campeões — terceiros classificados de cada um dos grupos — juntam-se aos apurados da fase de grupos.

Grupo B - Benfica TAÇA UEFA 2008/2009

Equilíbrio é a palavra-chave no grupo B, onde o Benfica é cabeça-de-série. À partida, os principais adversários dos encarnados são Olympiakos e Galatasaray, duas equipas muito habituadas à alta-roda do futebol europeu nos últimos anos – os turcos, que visitam a Luz a 6 de Novembro, conquistaram a Taça UEFA em 2000. Além disso, o grupo conta com os alemães do Hertha Berlim e os ucranianos do Metalist Kharkiv, que têm como cartão de visita os 4-1 aplicados ao Besiktas na primeira eliminatória.

Hertha de Berlim à Lupa:

Hertha de Berlim da Alemanha

Esta é a primeira vez que os encarnados vão medir forças com o Hertha Berlim e será logo na primeira jornada, na capital alemã. Além dos pontos em jogo, a equipa de Quique Flores tem um enorme desafio pela frente: conseguir a primeira vitória da história do Benfica na Alemanha,o que promete ser uma tarefa bem complicada. O Hertha chegou à Taça UEFA por uma via improvável: receberam uma das vagas do por estarem no topo do ranking de fair-play das provas europeias. Entre os jogadores do actual plantel, há pelo menos um que já sabe o que é defrontar o clube da Luz: o brasileiro Kaká (ex- Académica).

Estadio Olimpico de Berlim

Olympiakos à Lupa:

Olympiakos da Grecia

O Benfica enfrentar pela quinta vez o Olympiakos, com vantagem encarnada graças a três triunfos e uma derrota, sofrida em Atenas. Esta época, os campeões gregos foram surpreendentemente eliminados na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões pelos cipriotas do Anorthosis, que em casa golearam por 3-0. Na Taça UEFA, o Olympiakos despachou facilmente os dinamarqueses do Nordsjælland, tendo conseguido um total de 7-0 nos dois jogos. Agora surge no caminho das águias, para um duelo de treinadores espanhóis: Quique Flores e Ernesto Valverde.

Karaiskaki Stadium do Olympiakos

Galatasaray à Lupa

Galatasaray da Turquia

O Galatasaray é um histórico das competições europeias e, apesar de ter terminado o último campeonato turco em quinto lugar, aposta forte para esta temporada,procurando repetir o êxito de 2000, quando ganhou a Taça UEFA e a Supertaça Europeia. Fernando Meira, antigo capitão do Benfica, foi uma das contratações mais sonantes e será ele um dos maiores atractivos do jogo que se vai realizar na Luz a 6 de Novembro. Na primeira eliminatória, a equipa treinada pelo alemão Michael Skibbe afastou os suíços do Bellinzona com duas vitórias, por 2-1 em casa e 4-3 fora. O checo Milan Baros fez três golos na eliminatória.

Metalist Kharkiv à Lupa

Metalist Kharkiv da Ucrania

Vem da Ucrânia uma das equipas sensação da primeira eliminatória da Taça UEFA, a qual
afastou os turcos do Besiktas, mercê de um triunfo em casa por 4-1, depois de em Istambul ter perdido por 0-1. Terceiro classificado do campeonato ucraniano na época passada, o Metalist tem em Jajá, avançado que passou sem grande sucesso por Feyenoord e Getafe, a sua grande figura. O brasileiro de 22 anos marcou dois golos importantes e, segundo rezam as crónicas, é o jogador mais perigoso de uma equipa multicultural, que conta no plantel com outro brasileiro, dois sérvios, um polaco, um romeno,um senegalês, dois marfinenses e um argentino, isto para além, claro está, dos vários ucranianos. O Metalist visita o Estádio da Luz a 18 de Dezembro, mais de um mês depois do fim do campeonato da Ucrânia.

Grupo E - Sporting de Braga Taça UEFA 2008/2009

Os jogadores e técnicos do Sporting de Braga dificilmente esquecerão o próximo 6 de Novembro, dia em que o clube minhoto irá defrontar o AC Milan em San Siro. Os italianos, mais habituados a jogar a Liga dos Campeões, são as grandes trutas do grupo onde calhou a equipa de Jorge Jesus. Por isso, o mais certo é que haja apenas duas vagas nos 16 avos-de-final para distribuir pelas restantes quatro equipas. E aqui o destino foi curioso. O Braga terá por missão vingar Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal, pois irá defrontar as equipas que eliminaram estes dois clubes nacionais. Os ingleses do Portsmouth são os primeiros, já no próximo dia 23 de Outubro (em casa) e o Heerenveen é o último, a 4 de Dezembro, na Holanda – os minhotos folgam na última semana. O outro adversário é o Wolfsburgo, da Alemanha.

AC Milan à Lupa

AC Milan de Italia

O gigante italiano procura a vitória na única competição que lhe falta no seu brilhante palmarés internacional. Conquistou a 7.ª Taça dos Campeões em 2006 e é um equipa recheada de estrelas, algumas delas já em final de carreira. Na primeira eliminatória, despacharam o FC Zurique com 3-1 e 1-0.

Estadio Giuseppe Meazza em Milao

Heerenveen à Lupa

Heerenveen da Holanda

Estes holandeses têm sido um martírio para o Vitória de Setúbal, que eliminaram nas duas últimas vezes que os sadinos estiveram na Taça UEFA. Quinto classificado da Liga holandesa do ano passado (perdeu no play-off de acesso à Liga dos Campeões com o Ajax), a equipa onde se notabilizou o avançado brasileiro Afonso Alves, começou esta temporada em grande forma e no último fim-de-semana goleou o Ajax por 5-2, o mesmo resultado com que três dias antes despachara os sadinos! Cuidado com eles...

Abe Lenstra Stadion - Estadio do Heerenveen

Portsmouth à Lupa

Craques do Portsmouth

Estão de regresso ao Minho as estrelas de uma das melhores equipas ingleses da actualidade,que na época passada venceu a mítica Taça de Inglaterra, em Wembley, frente ao Cardiff. Mas depois do susto em Guimarães, onde foi forçado a um prolongamento que estava fora dos planos, a equipa de Harry Redknapp já deve estar avisada.

Wolfsburgo à Lupa

Wolfsburgo da Alemanha

O Wolfsburgo é provavelmente a equipa alemã que mais vezes tem sido notícia em Portugal nos últimos tempos. Tudo porque conta no plantel com Alex e Ricardo Costa, dois internacionais lusos. Se o primeiro não tem sido opção, o antigo defesa do FC Porto é, inclusivamente, o capitão de equipa e no último fim-de-semana até foi expulso. Além disso, tem também Diego Benaglio, guarda--redes suíço que representou o Nacional na época passada, e Rodrigo Alvim, lateral-esquerdo brasileiro que estava no Belenenses. A equipa de Felix Magath é uma verdadeira Torre de Babel, com jogadores que vão dos Estados Unidos ao Japão.

Outros jogos da fase de Grupos da Taça UEFA 2008/2009

O adeus da Taça UEFA promete ser em grande estilo. Na próxima época, esta prova terá um novo formato e outro nome – Europe League –, mas a avaliar pelo sorteio podem esperar- se grandes jogos na fase grupos. Por alguma razão o treinador do Benfica já disse que esta prova mais parece a Champions... Olhando para o grupo A, os favoritos Manchester City e Schalke não terão tarefa fácil diante de PSG, Santander e Twente. O grupo B parece ser dos mais quilibrados, sendo à partida o Partizan o elo mais fraco, mas atenção ao Standard Liège, de Laszlo Boloni, que acabou de afastar o Everton. Curioso vai ser ver como o Tottenham se vai portar no grupo D, sobretudo tendo em conta o actual último lugar na Liga inglesa. No grupo G, vão medir forças dois clubes com portugueses: o superfavorito Valência de Manuel Fernandes, Hugo Viana e Miguel, e do Saint Etienne de Paulo Machado. Por sua vez, no grupo H, o Deportivo de José Castro parece bem colocado para chegar à fase seguinte.

Composição dos Grupos da Taça UEFA 2008/2009

• Grupo A: Fc Schalke 04, PSG, Manchester City, Real Santander e FC Twente.

Grupo B: Benfica, Olympiacos, Galatasaray, Hertha Brelim e FC Metalist.

• Grupo C: Sevilha, Estugarda, Sampdoria, FC Partizan e Standard Liége

• Grupo D: Tottenham, Spartak Moscovo, Udinese, Dínamo Zagreb e NEC Nijmegen.

• Grupo E: AC Milan, Heenrenveen, Sporting de Braga, Portsmouth e Wolfsburgo.

• Grupo F: Hamburgo, Ajax, Slavia Praga, Aston Villa e MSK Zilina.

• Grupo G: Valência, Brugge, Rosenborg, Copenhaga e Saint-Etiénne.

• Grupo H: CSKA Moscovo, Deportivo Corunha, Feyenoord, Nancy e Lech Poznan.

Calendário das equipas portuguesas na Taça UEFA 2008/2009

1.ª Jornada, 23 de Outubro
Hertha de Berlim - Benfica
Braga - Portsmouth

• 2.ª Jornada, 6 de Novembro
Benfica - Galatasaray
AC Milan - Braga

• 3.ª Jornada, 27 de Novembro
Olympiacos - Benfica
Braga - Wolfsburgo

• 4.ª Jornada, 4 de Dezembro
Benfica folga
Herenveen - Braga

• 5.ª Jornada, 18 de Dezembro
Benfica - Metalist
Braga folga

Podem sempre seguir a Taça UEFA 2008/2009 aqui no Desportugal, clicando nos diversos links, nomeadamente na etiquetas em baixo, no link acima da banner do Desportugal e na Categoria de Notícias - no lado direito do blog.


Add to Technorati Favorites

Fotos: Google + Clubes mencionados

Página Inicial

6 comentários:

  1. O Braga e o benfica são perfeitamente capazes de ganhar dois jogos em casa (o Benfica a qualquer equipa, o Braga a todos menos Milan).

    E foi bom calhar com turcos, ucranianos e holandeses, nossos principais concorrentes para o ranking. Quem quiser tocar viola precisa de unhas

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, penso que é muito possível que o Braga chegue à derradeira jornada em Milão com 4 vitórias e a qualificação garantida! Não é de todo impossível vencer o Portsmouth (como o Guimarães já provou) e o Wolfsburgo em casa! O Hereenveen não é nada de especial, pelo que não será descabido pensar em trazer uma vitória ou no mínimo um empate da Holanda. A derradeira jornada para o Braga em Milão, deverá ser um jogo que os bracarenses deverão disfrutar ao máximo! Jogar num dos palcos mais bonitos e míticos do mundo, contra uma das equipas mais conceituadas de sempre como o AC Milan não acontece todos os dias.

    Em suma, penso que quer Benfica, quer Braga têm reais possibilidades de passar.
    De salientar também o facto de o Benfica ter tido azar mais uma vez no sorteio em virtude das equipas que lhe calharam, não só agora, mas também como já tinha acontecido com o Nápoles, mas que se virmos pelo lado positivo, trata-se de um conjunto de factores que não permite a perda de motivação a jogadores como Luisão, Léo Katsouranis, Carlos Martins, Reyes, Di Maria, Pablo Aimar, Cardozo, Nuno Gomes ou Suazo, jogadores com ambiçõs para jogar numa Liga dos Campeões, mas que agora na Taça UEFA, nesta primeira fase (porque nas fases a eliminar todos têm motivação) apanham equipas com os melhores plantéis da Europa, o que lhes dará sem dúvida uma vontade imensa de defrontar e ganhar!

    ResponderEliminar
  3. Constatamos que há muito boas equipas em qualquer grupo. Algumas até com nivel de Champions League.
    Por acaso este ano a edição da UEFA Cup esta muito, mas muito competitiva.

    E o grupo em que calhou o Benfica é muito equilibrado, mas tem valor para passar... como tambem Herta, Galatasaray ou Olimpyakos. Um destes ficara de fora com normalmente os ucranianos.

    Quanto ao Braga, pode bater o pé ao Heerenven, e aos outros mais fracos. Depois Portsmouth e AC Milan esta dificil

    ResponderEliminar
  4. O Benfica tem todas as condições para passar em 1º lugar do grupo. Recebe o Galatasaray em casa (evita a deslocação àquele estadio) e tambem o Metalisk (nao vai ao frio da ucrania). As deslocações não me parecem assim muito complicadas, pelo que espero o 1º lugar com 100% de vitórias (vá lá, têm direito a um empatezito )

    O Braga, basicamente ta fdd.. Além de ter grupo complicado, o sorteio não lhes é nada favoravel, pois nao têm nenhuma folga no meio... E ter de ir a Itália é sempre complicado, embora o Milan não esteja lá grande coisa.. Vamos lá ver, talvez dê para ficar em 3º

    ResponderEliminar
  5. Vão jogar em dois estádios lindos e miticos, San Siro e Berlin. Neste ultimo o Benfica pode levar muita gente, já que na Alemanha portugueses não faltam para dar o seu apoio. Acho que é desta que vão vencer na Alemanha.

    ResponderEliminar
  6. o unico zebra e quem ler esse cometario vc mesmo que acabou de ler seu inutil.....

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas