quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Liga Portuguesa ( Sagres) : 5ª jornada - FC Porto vence Sporting por 1-2 em Alvalade e chega à liderança. Benfica empata no Estádio do Mar.

Festejos do Porto em Alvalade

Terminada a quinta jornada da Liga Portuguesa, o FC Porto chega à liderança, graças a uma vitória no clássico disputado em Alvalade frente ao Sporting, por 1-2. O Benfica poderia entretanto fazer parelha com os azuis e brancos no topo, mas uma exibição frouxa e um Leixões de grande qualidade fizeram porventura adiar esse cenário, que recorde-se não acontece há mais de 1000 dias. Nacional da Madeira e Estrela da Amadora continuam a fazer um campeonato bem interessante, nomeadamente os tricolores, com uma equipa de jogadores bastante jovem, a rondar os 21,5 anos de média de idades, tem animado os seus poucos seguidores.

Neste ponto, frisei poucos, porque é uma tristeza ver uma cidade como a Amadora com 174 511 habitantes e apenas 900 adeptos em média marcam presença no Estádio da Reboleira. Às vezes pergunto-me: Futebol para que e para quem? Falo do Estrela como podia falar da Naval,Nacional, entre outros. Então na Liga Vitalis nem vale a pena comentar, se quiserem ver os números reais das assistências nos jogos em Portugal, basta clicarem aqui.

Outro facto, incompreensível e que já aborrece ano-após-ano, são as jornadas a começar à sexta-feira e terminar, neste caso à 3ª feira. Gosta-se tanto de recordes do Guiness por cá, que este é único a nível mundial. Agora campeonato só daqui a 3 semanas! Pelo meio, a Selecção Nacional e a Taça de Portugal.

Sporting 1-2 FC Porto: Vitória da personalidade!

Lisandro marcava primeiro golo em Alvalade

Jesualdo Ferreira venceu pela primeira vez Paulo Bento fora do Estádio do Dragão e de forma limpinha. O FC Porto foi uma equipa solidária e liderada pelo mestre Bruno Alves que, sem medo, abateu todos os fantasmas. O Sporting voltou a ser demasiado previsível e incrivelmente “tenrinho”. Resultado: os leões somam a segunda derrota consecutiva e os dragões já estão na frente.

Este era um jogo entre equipas feridas. O Sporting, vindo de uma derrota perante o eterno rival Benfica (vídeo), cujas marcas nem o triunfo frente ao Basileia conseguiu apagar. O FC Porto ainda a ressacar da goleada em Londres naquela que foi uma das noites europeias mais humilhantes da sua história recente. Previa-se um jogo medroso das duas equipas, mas não foi isso que aconteceu. Paulo Bento surpreendeu ao lançar Yannick no lugar de Romagnoli, numa tentativa de dar mais velocidade à sua equipa nas transições para o ataque e assim surpreender a defesa portista, ainda perturbada pelo vendaval do Arsenal.

Moutinho festejeva golo de penalti

Desta vez, a melhor estratégia foi a de Jesualdo, que assim deu confiança aos seus jogadores. Yannick nem se viu e Romagnoli, quando entrou, mostrou que estratégia de Bento tinha falhado! Mas até foi o Sporting a entrar melhor no jogo, sobretudo devido à intranquilidade de Sapunaru e Rolando. Passada a tremideira, os dragões estabilizaram e começaram a aparecer no ataque,sobretudo por acção de Tomás Costa que, aos 20’, roubou a bola a Grimi (que infantilidade!) e colocou-a na área para Lisandro abrir o marcador.

Bruno Alves efusivo apos golao em Alvalade

Não fosse o árbitro ter considerado penálti um lance duvidoso entre Tomas Costa e Moutinho e o Sporting teria ficado perdido em campo. O empate fez renascer o leão, mas só por dois minutos. É que uma falta de Polga proporcionou um golaço a Bruno Alves, que bem pode agradecer a ajuda de Rui Patrício. Foram 11 minutos loucos, que mostraram claramente que o FC Porto estava mais preparado.

Paulo Bento ainda tentou o tudo por tudo ao lançar Romagnoli e Liedson, mas a verdade é que, tirando um pontapé na atmosfera de Derlei, foi o FC Porto quem esteve mais perto de voltar a marcar... o que até nem seria escandaloso. E assim, de forma prática, Jesualdo venceu pela primeira vez Bento no seu terreno.

Leixões 1-1 Benfica: "Bébés" atrevidos!

Wesley marcava ao Benfica

A águia falhou o voo para a liderança. O Benfica consentiu um empate em Matosinhos diante de um atrevido Leixões que, mesmo tendo também deixado escapar a liderança, acabou em festa,dado que alcançou a merecida igualdade mesmo perto do fim. Os encarnados agarraram-se demasiado ao golo de Cardozo, obtido no primeiro tempo, e deixaram escapar o primeiro lugar, agora novamente na posse do FC Porto.

Enquanto o Leixões não mexeu no onze que derrotara o Belenenses, o Benfica apareceu em Matosinhos com algumas alterações, mas sem surpresas. Miguel Vítor substituiu Maxi Pereira, Carlos Martins regressou ao onze para o lugar de Ruben Amorim e Cardozo ocupou a posição de Di María. Só que o técnico espanhol cedo se viu obrigado a alterar, por causa da lesão de Reyes nos primeiros minutos. O Benfica chegou ao intervalo a vencer por 1-0, uma vantagem lisonjeira, sobretudo se dissermos que o Leixões entrou melhor e lhe pertenceram as principais ocasiões para marcar. Marques e Braga obrigaram Quim a brilhar, mas à meia hora os benfiquistas ganharam algum ascendente a meio-campo e mudaram o rumo do jogo. O golo não demorou, embora o lance tenha sido polémico. Na sequência de um canto, Marques colocou mão à bola na área e depois Braga mergulhou. A defesa da casa ficou parada e Cardozo, com o pé direito, não perdoou e abriu o activo.

O golo acalmou os encarnados e o Leixões acusou a desvantagem e só no segundo tempo voltou à carga, obrigando Quim a voltar a brilhar, num livre de Laranjeiro.O Benfica não facilitava e jogava com calculismo, tentando conservar a vantagem. Mota arriscou e já em 4x3x3, os leixonenses voltaram à carga. Braga ainda marcou, mas o lance foi bem anulado por fora-de-jogo. Na recta final, a equipa de Matosinhos acentuou o seu inconformismo, forçou o mais que pôde o empate, que até podia ter alcançado se o árbitro tivesse assinalado penálti quando Yebda carregou Braga na área. Mas o empate não tardou. Num canto de Hugo Morais, Wesley aproveitou a passividade de Yebda e fez o 1-1. O esforço da equipa da casa era premiado, enquanto o Benfica deixava escapar dois pontos e perdia uma oportunidade de ouro de chegar à liderança. Só que para isso é preciso jogar mais!

Em conclusão, frente ao Leixões, o Benfica não soube aproveitar a euforia à volta da equipa nem a vantagem caída do céu. Os encarnados estiveram à espera que nenhum azar acontecesse. Mas aconteceu mesmo.

Eduardo defende ofensiva do Vitoria de Guimaraes

Outros jogos

Vitória de Guimarães e Sporting de Braga empataram zero a zero, num jogo que merecia muitos golos. Este um desfecho que não agrada a nenhuma das equipas, mantendo-as distantes dos lugares de topo. Ainda assim, pese ter actuado ante os seus adeptos, a equipa de Cajuda beneficiou com o “pontinho”, subindo uns degraus, ao contrário dos bracarenses que continuam na metade de baixo da classificação. Os arsenalistas dispuseram de diversas oportunidades de golo, mas Nilson ou a falta de pontaria de Renteria não ajudaram a equipa de Jesus. O Vitória também não esteve mal, mas criou menos portunidades claras de golo.

O Estrela da Amadora venceu na Reboleira, o “lanterna-vermelha” Trofense, pela margem mínima, valendo o golo apontado por NDiaye, aos 64 minutos, para a equipa de Lito Vidigal somar mais três importantes pontos, depois de, na semana passada, a equipa ter ganho no terreno do então líder Nacional.A equipa da Reboleira mostou ser o melhor conjunto em campo, embora tivesse contado com a boa réplica do conjunto da Trofa que não conseguiu marcar golos, pagando por isso a factura e mantendo-se no último lugar da tabela classificativa da Liga Sagres.

O Rio Ave sofreu para conquistar o primeiro triunfo na Liga, ao vencer o Paços de Ferreira por 3-2, na quinta jornada, numa partida que valeu pelos golos e pela incerteza no resultado.Gaspar (34 minutos) adiantou os locais no marcador, mas os forasteiros responderam no segundo tempo com golos de Rui Miguel (51) e William (62), este de grande penalidade, até que o Rio Ave reagiu e deu a volta com tentos de Mateus (74) e Chidi (77).Com este resultado, os vilacondenses somam agora cinco pontos (tinham empatado em casa com Benfica e FC Porto), enquanto os pacenses continuam no penúltimo lugar com apenas um, fruto da igualdade na visita ao Belenenses.

No fecho da jornada, os afastados ou cansados da UEFA, Vitória de Setúbal e Marítimo jogaram ontem e a vitória saiu aos madeirenses que começa a dar sinais de recuperação. Por fim, o Belenenses, empatou na abertura da jornada frente à Naval na Figueira da Foz e os adeptos azuis já impacientes deram mote à direccção para despedir Casemiro Mior, que no meu entender foi um autêntico flope.

Resultados da 5ª jornada da Liga Portuguesa - Liga Sagres 200/2009

Vitória de Setúbal - Marítimo, 0-2 (Marcinho 48' e Manu 93')
Leixões - Benfica, 1-1 (Wesley 88'; Oscar Cardozo 33')
Vitória de Guimarães - Sporting de Braga, 0-0
Sporting - FC Porto, 1-2 (João Moutinho 28'; Lisandro López 18' e Bruno Alves 31')
Académica - Nacional, 1-1 (Nuno Piloto 83'; Nené 23')
Estrela da Amadora - Trofense, 1-0 (Ndiaye 63')
Rio Ave - Paços de Ferreira, 3-2 (Gaspar 34', Mateus 73' e Chidi 77'; Cristiano 49' e William 61' g.p.)
Naval - Belenenses, 1-1 (Baradji 72'; Porta 94')

Classificação da Liga Portuguesa (Liga Sagres) 2008/2009

Tabela Classificativa em Portugal

Vídeos

Sporting 1-2 FC Porto
Lisandro López 18'
João Moutinho 28'
Bruno Alves 31'



Leixões 1-1 Benfica
Oscar Cardozo 33'
Wesley 88'



Rio Ave 3-2 Paços de Ferreira
Gaspar 34'
Cristiano 49'
William 61'
Mateus 73'
Chidi 77'


Estrela da Amadora 1-0 Trofense
Ndiaye 63'


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

7 comentários:

  1. Agora com o Porto já instalado na frente vai ser complicado tira-los de lá. Desde 2005 tem sido assim, embora este Porto deixe muito a desejar.

    ResponderEliminar
  2. No que respeita às assistencias, enquanto um adepto tiver de continuar a pagar, no mínimo, 40€ por um bilhete, há-de continuar a piorar.
    Se ainda fossem equipas que praticassem um futebol agradável de ser ver, era outra coisa, agora assim.

    ResponderEliminar
  3. se colocassem os bilhetes mais baratos de certeza que tinham melhor casa... o futebol é o desporto rei em portugal e há muita gente que gosta de ir ao estádio ver, e não vai por causa dos preços, eu por acaso só vou 1 vez por epoca

    ResponderEliminar
  4. O mais engraçado é que o ano passado ou o anterior a Federação Inglesa começou a ver algumas clareiras no estádios e convocou uma reunião com os clubes, para eles tentarem baixar o preço dos bilhetes. Salvo erro deu uma reportagem na TVI, no programa desportivo que dá ao Sábado de manhã. É engraçado ver a triste realidade que acontece em Portugal quando se tem termos de comparação como este.

    ResponderEliminar
  5. O ESTRELA É UMA CASO DE HÁ ANOS. MESMO TENDO ANO SIM ANO NÃO BOAS EQUIPAS, TIVERAM SEMPRE DIFICULDADES EM METER MAIS DE 1000 PESSOAS.

    A NAVAL É OUTRO CASO, NUNCA VI AQUELE ESTÁDIO CHEIO, NEM COM GRANDES E O NACIONAL CONSTRUIU UMA BELA NOVA BANCADA, MAS POR AZAR MEU, SEMPRE QUE VEJO OS RESUMOS DE LÁ NA TV ESTÁ EMPRE VAZIA. O BELENENSES TEM UM ESTÁDIO ENORME ÀS MOSCAS, O LEIRIA ENTÃO É O CASO MAIS GRITANTE, PARECE UMA CIDADE DESERTA.

    ResponderEliminar
  6. Dá dó ver os resumos que não os grandes. Só estádios vazios, sem nenhum clima de festa. A falência está cada vez ai mais perto.

    A Alemanha curiosamente é a Liga que coloca mais adeptos nos estádios. Sem excepção estão cheios e todos qs para cima dos 40 mil para cima, aliás a liga com o maior numero de estadios de grande lotação.

    ResponderEliminar
  7. O Sporting não joga nada, ponham o Paulo Bento fora dali, não dá mais para aguentar as suas tácticas e conferencias de imprensa sempre ahn ahn ahn.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas