segunda-feira, 13 de outubro de 2008

CONMEBOL: Fase de qualificação - Como nos velhos tempos.

Brasil, de Elano, passeou

Como sempre acontece em jogos eliminatórios, o Brasil goleou a Venezuela, neste domingo, pela jornada final do primeiro turno das eliminatórias da CONMEBOL para o Mundial 2010. Embora a Seleção tivesse perdido, em “amigável”, em junho (0-2), desta vez não houve chances para uma nova surpresa. O líder é o Paraguai, que ganhou na Colômbia por 0-1. Os guaranis têm quatro pontos a mais que Brasil e Argentina - esta, passou pelo Uruguai no clássico platino por 2 a 1.

No estádio de San Cristóbal, cenas lamentáveis antes do jogo. Adeptos venezuelanos queimaram uma bandeira brasileira, além de discutir com torcedores do Brasil nas arquibancadas. E vamos ao jogo.

Em menos de 20 minutos, tudo resolvido. Nem parecia a seleção que empatara com a gloriosa Bolívia, no Rio de Janeiro, por 0 a 0... Por vejamos: aos 6’, Kaká avançou pela direita e chutou forte, abrindo o placar; aos 10’, o golaço da tarde, quando Robinho mandou uma bomba da entrada da área e ampliou; e, aos 18’, Elano cruzou para Adriano construir a goleada.

O goleiro Júlio César foi decisivo na segunda etapa. Aos 52’, Maldonado tentou duas vezes, mas esbarrou no arqueiro da Internazionale. Jogando absolutamente no contra-ataque, a Seleção de Dunga chegou ao quarto tento com Robinho, após belo lançamento de Kléber (66 minutos).

No sábado, a Argentina também começou amassando o Uruguai. Aos 6’, Riquelme cruzou e Messi concluiu, 1 a 0. Seis minutos depois, foi a vez de Cambiasso tentar, mas este acertou a trave; no rebote, Agüero ampliou. O Uruguai esboçou reação aos 39 minutos, depois de Suarez cruzar e Lugano descontar. A etapa final não foi digna de nota, com mais jogadas violentas do que propriamente de futebol.

Por sua vez, o Paraguai vai disparando na ponta da tabela. Chegou aos 20 pontos no sábado, com o bom resultado obtido no estádio El Campín, na Colômbia. O gol cedo de Cabañas (8’, e um bonito gol’) ajudou os paraguaios a controlar melhor o adversário, mesmo que levando uma certa pressão, principalmente nos minutos derradeiros.

No último jogo da jornada, Equador e Chile fizeram um duelo muito fraco tecnicamente, com direito a três expulsões: Valencia, dos equatorianos, e Fuentes e Jara, dos chilenos. Num dos poucos bons momentos do confronto, o gol. Bravo saiu mal do gol e Benítez cabeceou para definir o placar.

Por fim, goleada da Bolívia para cima do Peru, na altitude de La Paz. Um jogo fácil, acima de tudo, pois logo com 16 minutos estava tudo decidido, com Botero a “bisar”. García fechou o escore na etapa final, livrando os bolivianos da última colocação - e jogando os peruanos para ela.

Neste meio de semana, acontece a 10ª rodada. Os jogos: Bolívia vs. Uruguai (terça), Paraguai vs. Peru, Chile vs. Argentina, Venezuela vs. Equador e Brasil vs. Colômbia (quarta-feira). O jogo do Brasil será no Maracanã, palco pela segunda vez nestas eliminatórias de um jogo do time de Dunga (no primeiro, Brasil 5 a 0 no Equador).


Resultados da 9ª jornada das eliminatórias sul-americanas - Mundial 2010

Bolívia - Peru, 3-0 (Botero 4’, 16’, García 81’)
Argentina - Uruguai, 2-1 (Messi 6’, Agüero 12’; Lugano 39’)
Colômbia - Paraguai, 0-1 (Cabañas 8’)
Venezuela - Brasil, 0-4 (Kaká 6’, Robinho 10’, 66’, Adriano 18’)
Equador - Chile, 1-0 (Benítez 70’)

Classificação

class_elim_desportugal

Vídeos

Venezuela 0-4 Brasil


Argentina 2-1 Uruguai


Colômbia 0-1 Paraguai


Equador 1-0 Chile


Bolívia 3-0 Peru



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (foto: Terra)

Página Inicial

3 comentários:

  1. Depois de várias jornadas pelo vosso site, vim a confirmar, com grande desilusão minha...que o vosso nome é enganador. Pois é...desportugal, ilustra o que se passa no nosso país todos os dias, ou seja, o desporto por terras lusitanas é o futebol e pouco mais (quando se ganham medalhas claro está). Façam o favor de dar mais atenção a outras modalidades que tanto dignificam o nosso país ou então mudem de nome, para futportugal. Menos original, mas mais esclarecedor.

    ResponderEliminar
  2. Desde o final da última época desportiva tens razão no que dizes. Tinhamos o Andebol e FUTSAL semanalmente, comp tivemos outras modalidades. Só que as pessoas que convidei para esses projectos tiveram que abandonar por razões profissionais e eu, não consigo mais do que actualmente. Bem gostaria de falar de outros que nao o futebol, mas da minha parte é impossível. Brevemente vou abrir novas oportunidades para coloboradores em que as "outras" modalidades serão prioridade.

    Já agora o Desportugal é um blog que entrou online em 2005 tem qs 3000 post e se fores À cx de categoria de noticias tem lá muitas outras modalidades que nao futebol e que foram aqui destaque.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Sei é que a Venezuela levou uma porrada e tanto! lol

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas