domingo, 12 de outubro de 2008

Brasileirão: 29ª jornada - Grêmio reassume liderança, enquanto Flamengo é goleado em casa.

Grêmio de Felipe (esq) bateu Santos de Kléber Pereira (dir.).

Desenrolou-se, na quarta-feira, quinta e sábado, a 29ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008 - o domingo fica com a Seleção Brasileira, que visita a Venezuela. E tivemos alteração significativa na ponta da tabela: o Grêmio reassumiu a liderança com a vitória sobre o Santos, aliada ao empate do Palmeiras no campo do Figueirense.

O Grêmio chegou aos 56 pontos com o suado triunfo contra o Santos, por 2-0, no estádio Olímpico (33.035 torcedores). Logo aos três minutos, o gigante uruguaio (1,96m) Morales pegou a sobra na entrada da área e abriu o placar. Mas a partir daí o Santos passou a dominar o jogo, parando apenas no goleiro Victor ou na trave.

O jogo se tornou ainda melhor na etapa final, com chances agora para ambos os lados. Ora Thiego afastava em cima da linha um gol certo, ora Soares avançava e chutava para boa defesa de Douglas. Os santistas ainda pediram um pênalti não assinalado pelo árbitro Marcelo Henrique, e pouco depois tiveram Fabiano Eller expulso por falta dura. Na cobrança, Douglas falhou e Soares guardou no rebote. Liderança confirmada por que...

...O Palmeiras não saiu de um zero a zero no Orlando Scarpelli, contra o ameaçado Figueirense. O jogo esteve um pouco mais tendencioso ao Verdão, mas o Figueira também teve suas chances - numa, Tadeu errou o gol com o lendário arqueiro Marcos ao chão. Em outra chance, agora para o Palmeiras, Kléber acertou a trave em cabeçada. E o zero não saiu do placar.

De forma burocrática, Cruzeiro e São Paulo venceram e mantiveram suas expectativas de título. Ambos meteram 1-0, respectivamente contra Ipatinga e Náutico. Enquanto o Ipatinga ainda criou chances para igualar, o Náutico foi completamente dominado no Morumbi, optando por um esquema muito defensivo. E levou o gol já na parte final da partida, por Hernanes.


Ibson (esq), ex-Porto, foi vaiado

No sábado, o Flamengo recebeu o Atlético MG no jogo com recorde de público do Brasileirão deste ano. Foram 81.317 torcedores que viram o Galo arrasar o Rubro-Negro por inapeláveis 0-3, causando vaias (os chamados “assobios”) antes mesmo do final da peleja - o grande alvo, o meia Ibson, ex-Porto. E não houve injustiça no placar.

Aos 32’, o mais belo gol da noite: o boliviano Castillo pegou de primeira, da entrada da área, para fazer o primeiro. Enquanto o Fla pouco ou nada ameaçada o gol mineiro, o Atlético conseguiu mais dois tentos na etapa derradeira, com Renan Oliveira (grata revelação do clube) e Leandro Almeida. E poderia ter sido mais, vistas as chances perdidas por Pedro Paulo.

Noutros jogos, destaque para a vitória (enfim) do Fluminense, que derrotou o Atlético PR em seus domínios, por claros 1-3. Washington, artilheiro do Brasileirão em 2004 pelo Furacão, assinalou um hat-trick contra o ex-time. E o Flu pulou das últimas posições para fora da zona de rebaixamento, empurrando o próprio Atlético para ela.

Já a situação do Vasco segue complicada. O time subiu duas posições com o empate fora de casa contra o Sport (que logrou a igualdade nos acréscimos da partida), mas se manteve na zona de queda.

Série B

Na Segunda Divisão, o Corinthians está quase 100% garantido de volta à Série A. No sábado, apenas empatou com o Santo André (2 a 2, após sair perdendo de 0-2), tendo agora 11 pontos de vantagem para o segundo colocado Avaí. Para o quinto colocado, o primeiro a não subir, a vantagem é ainda maior: 13 pontos para o Vila Nova. A classificação entre os primeiros colocados, faltando oito jornadas para o final, apresenta Corinthians 64, Avaí 53, Santo André 53, Barueri 51; Vila Nova 51, Bragantino 48 e Ponte Preta 47.

Na parte de baixo, onde caem quatro para a Série C, o CRB já se foi (18 pontos). Pelas outras três vagas, estão “no páreo” Marília e América de Natal (31), Gama (32), Criciúma - time do veterano centroavante Jardel - (33), Brasiliense e Fortaleza (34).

Resultados da 29ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008

Grêmio - Santos, 2-0 (Morales 3’, Soares 90’)
Figueirense - Palmeiras, 0-0
Sport - Vasco, 2-2 (Kássio 37’, Ciro 90’; Leandro Amaral 39’, 44’)
São Paulo FC - Náutico, 1-0 (Hernanes 82’)
Cruzeiro - Ipatinga, 1-0 (Ramires 28’)
Botafogo - Vitória, 3-1 (Zárate 36’, Lúcio Flávio 65’, Luis 71’; Williams 7’)
Goiás - Internacional, 1-1 (Fahel 36’; Andrezinho 7’)
Atlético PR - Fluminense, 1-3 (Antônio Carlos 16’; Washington 21’, 24’, 76’)
Portuguesa - Coritiba, 0-0
Flamengo - Atlético MG, 0-3 (Castillo 32’, Renan Oliveira 65’, Leandro Almeida 74’)

Classificação
do Brasileirão 2008

class_br29_desportugal

Vídeos

Grêmio 2-0 Santos


Figueirense 0-0 Palmeiras


Flamengo 0-3 Atlético MG


São Paulo FC 1-0 Náutico


Sport 2-2 Vasco



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (fotos: Terra)

Página Inicial

3 comentários:

  1. 77 mil pagantes e 81 mil presentes.

    Pode dispensar o time todo e deixar o sub-19 jogar que vai dar na mesma m*rda.

    ResponderEliminar
  2. LOL Gremio, tá foda

    Desde que Palmeiras e Sao Paulo nao sejam campeoes, fico satisfeito.

    ResponderEliminar
  3. Tricolor vai ser campeao, todos sabem, como sempre o grande Sao Paulo passa na frente!!!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas