sexta-feira, 6 de junho de 2008

Taça Libertadores: Fluminense e LDU na final.

Flu, de Washington, é finalista

Fluminense e LDU estão na final da Taça Libertadores pela primeira vez. Neste meio de semana, os equatorianos eliminaram o América do México com outro empate (0-0), enquanto o clube brasileiro bateu o colosso Boca Juniors por 3-1, num Maracanã espetacularmente lotado e iluminado.

O Fluminense conseguiu o que apenas o Santos de Pelé conseguira: eliminar o Boca Juniors numa fase eliminatória da Libertadores (em 1963). Porém, na quarta-feira, num Maracanã com mais de 83 mil tricolores, o time brasileiro fez história – como disse após o jogo, o centroavante Washington.

Mas o Boca começou melhor. No primeiro tempo, o goleiro Fernando Henrique fez boas defesas (especialmente numa cabeçada de Palermo) e salvou o Flu de levar o gol – lembramos que no primeiro jogo houvera empate por 2 a 2, dando uma pequena vantagem de empate
por parte do Fluminense.

O segundo tempo “pegou fogo”. Aos 57’, Dátolo cruzou para Palermo, livre, abrir o placar para os ‘Xeneizes’: 0-1. Entretanto, assim como aconteceu nos jogos contra o próprio Boca, na Argentina, e contra o São Paulo, no Rio, o Fluminense reagiu rapidamente. Aos 62 minutos, Dodô cavou falta; e Washington finalizou com perfeição na cobrança, 1 a 1.

E então, aos 68’, a sorte deu as caras para o Tricolor das Laranjeiras. O argentino Conca chutou, a bola desviou em Ibarra e enganou o arqueiro Migliore: 2 a 1. Seguiu-se então o melhor momento da partida, com o Boca se atirando ao ataque, e criando várias chances de gol, mas sem superar o inspirado Fernando Henrique.

E o Boca descuidou da defesa. Já nos acréscimos, Palacio saiu jogando errado, Dodô roubou a bola e cortou o defensor para fechar o placar em 3-1. Muita festa e comemoração para o time do técnico Renato “Gaúcho” Portaluppi, campeão da Libertadores e do mundo como jogador do Grêmio em 1983.

O Flu esteve em campo com Fernando Henrique; Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Ygor (Dodô), Arouca, Cícero, Conca e Thiago Neves (Maurício); Washington (Roger).

O outro finalista também nunca foi campeão do torneio. É a Liga Deportiva Universitária (LDU), do Equador. A equipe tirou o América com dois empates (1-1 e 0-0), garantindo-se pelo gol fora de casa.

Na terça-feira, no estádio Casa Blanca, ambas as equipes não foram bem. O jogo foi muito pegado, com mais jogadas ríspidas do que oportunidades de gol (tanto que, aos 59 minutos, houve a expulsão do mexicano Sanchez). A LDU atuou com Cevallos; Ambrossi, Araujo, Calle e Vera; Urrutia, Manso (W. Araujo), Salas (Vaca) e Bieler (Delgado); Guerrón e Campos. O técnico é Edgardo Bauza.

As finais serão nos dias 25 de junho (no Equador) e 2 de julho (no Brasil).


Vídeos

Fluminense 3-1 Boca Jrs.


LDU 0-0 América


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (foto: Fluminense)

Página Inicial

1 comentário:

  1. Matheus bem te disse que dava Flu. O Boca começou a mandar foguetes antes da festa danou-se.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas