quinta-feira, 8 de maio de 2008

Armada portuguesa levou Cluj a sagrar-se campeão da Roménia pela 1ª vez. Pelé marcou no apuramento do Inter para a final da Taça de Itália

Cluj campeao romeno pela primeira vez

Ontem foi um dia em cheio para vários portugueses a jogarem por essa essa Europa fora. Na Liga da Roménia, o Cluj, equipa que conta com 10 portugueses venceu pela primeira vez o campeonato nacional, conseguido um feito único, já que apenas equipas da capital tinham vencido a competição.

Cadu, ex-jogador do Boavista marcou o penálti que deu o primeiro título romeno à equipa. A vitória no terreno do último classificado e já despromovido Universitatea Cluj foi selada com um golo de Cadu aos 64 minutos. Dos oito portugueses da equipa, quatro estiveram em campo: Tony, Semedo e Cadu entraram de início e Manuel José entrou no decorrer da partida.

A equipa "portuguesa" manteve assim o ponto de vantagem para o segundo classificado, o Steaua de Bucareste, que goleou o Gloria Buzau por 5-0. O presidente do Steaua ainda ofereceu três milhões de euros aos jogadores do Universitatea para vencerem o Cluj, mas o golo do capitão Cadu acabou com as esperanças do vice-líder.

Manuel Jose (esq) festeja titulo

Nomes e ex equipas do campeões romenos

Nuno Claro (Paços de Ferreira), Tony (ex-Estrela da Amadora), Cadu (ex-Boavista), Fredy (Paços de Ferreira), André Leão (Beira-Mar), Dani ( Paços de Ferreira), Manuel José (ex- Vit. Setúbal), Semedo (ex- Estrela da Amadora), Amoreirinha (ex- -Benfica) e Pedro Oliveira (ex-Vit. Setúbal). Os dois últimos foram emprestados, a meio da época, ao UTA Arad.

Fotos da festa do Cluj, Aqui
Fotos do jogo Universitatea 0-1 Cluj, Aqui

Nas outras partidas com portugueses envolvidos, o Rapid de Bucareste de Vasco Matos e João Paulo confirmou o terceiro posto com uma vitória sobre o Vaslui de Hugo Luz por 4-2. O Pandurii de Mingote e Pintassilgo perdeu, mas conseguiu uma recuperação final de assinalar, depois da saída do técnico Joaquim Teixeira. O Farul do avançado Chico também saiu derrotado nesta jornada, mas garantiu a manutenção.

A passagem dos portugueses pe-lo Cluj pode ficar na história do futebol romeno. A equipa pode fazer a dobradinha (vitória no campeonato e Taça) no domingo em Bucareste. Cadu, Manuel José e companhia apuraram-se para a final da Taça da Roménia, também pela primei- ra vez na sua história do clube. Apesar de ser um clube centenário, fundado em 1907, o CLUJ nunca tinha conquistado qualquer título. Até ontem.

Inter de Milão na final da Taça de Itália com Pelé a marcar

Pelé marcou pela primeira vez com a camisola do Inter

O Inter garantiu pelo quarto ano consecutivo, a presença na final da Taça de Itália, ao derrotar a Lázio, por 0-2, na segunda mão das meias-finais da competição. Horas antes, e aproveitando a presença em Roma, a equipa milanesa deu um salto ao Vaticano, onde foi recebida pelo Papa Bento XVI.

Inter de Milão recebido pelo Papa Bento XVI

O português Pelé foi a grande figura da partida realizada no Estádio Olímpico da capital italiana, tendo assinado o primeiro golo do Inter, no início da segunda parte. O jovem médio, que assim se estreou a marcar com a camisola "nerazzurra", esteve mesmo em grande destaque, participando também na jogada do segundo golo, apontado pelo argentino Júlio Cruz.

Pele rematava para o golo do Inter em Roma

Maniche e Figo, este devido a lesão, ficaram de fora das opções do treinador Roberto Mancini. Catânia e Roma decidem hoje a outra meia-final, depois de, há 15 dias, a equipa romana ter ganho em casa pela margem mínima (0-1).

Vídeos

Universitatea 0-1 CFR Cluj
Cadú 64´


Lázio 0-2 Inter de Milão
Pelé
Julio Cruz


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas