sexta-feira, 9 de maio de 2008

Apito Final: Boavista condenado a descer à Liga de Honra. FC Porto e Leiria penalizados em 6 e 3 pontos respectivamente. Pinto da Costa suspenso.

Manuel do Laço - emblematico adepto do Boavista arrasado com decisão de descida

Penas bem pesadas para os implicados no caso do processo de "Apito Final". Despromoção para o Boavista, 6 pontos de penalização para o FC Porto, três para a União de Leiria e diversas penas de suspensão, em que avultam os dois anos de castigo para Pinto da Costa, quatro para João Loureiro e seis para o árbitro Augusto Duarte.

O Apito Dourado chega ao fim na Liga, onde foi baptizado de Apito Final, continuará agora nos tribunais e na federação, onde o Conselho de Justiça terá de caucionar ou alterar as decisões tornadas oficiais. Para já, levantam-se várias questões, designadamente as que têm a ver com o tempo que o Conselho de Justiça precisará para analisar os recursos. Em causa está a habitual morosidade, que pode arrastar o trânsito em julgado de eventuais sentenças finais no tempo.

Castigos anunciados

Boavista desce de Divisão; João Loureiro suspenso por 4 anos

Acusado de coacção consumada sobre a equipa de arbitragem de três jogos disputados em 2003/04 – com Benfica, Belenenses e Académica –, o Boavista foi condenado com pena de despromoção à Liga de Honra e multa de 180 mil euros, em cúmulo jurídico, enquanto João Loureiro terá de cumprir quatro anos de suspensão, também por coacção na forma consumada, e pagar 25 mil euros de multa.

A juntar a este defecho, o anuncio de demissão em bloco da Direcção Boavisteira. Que futuro a breve prazo para as "panteras" mergulhadas numa profunda crise financeira?

Pinto da Costa suspenso 2 anos; FC Porto com menos 6 pontos

Pinto da Costa condenado com suspensão de 2 anos

Suspensão por dois anos para Pinto da Costa e multa de 10 mil euros; subtracção de seis pontos ao FC Porto na classificação da Liga e multa de 150 mil euros para a SAD azul e branca. Estas as decisões da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes. Os dois processos instaurados pela Liga, por corrupção tentada, relacionados com o FC Porto, resultaram ainda na suspensão dos árbitros Jacinto paixão (quatro anos), José Chilrito e Manuel Quadrado (ambos por dois anos e meio).

Pinto da Costa já disse que vai recorrer no processo que move a sua pessoa, mas quanto ao castigo impingindo ao clube, aceitam a penalização. Isto acaba por ter duas leituras. O Porto assume os factos e vê 6 pontos reduzidos esta época, os quais não terão qualquer relevo na sua classificação final. Caso seguisse para recurso, arriscava a perda desses mesmo pontos na próxima época, mas também poderia defender a sua dama. Quem não deve não teme? Deveria ser assim, não ?

Ricardo Costa - Presidente da Comissão Disciplinar anunciou castigos pesados

João Bartolomeu 1 ano suspenso

O presidente do União de Leiria, João Bartolomeu, foi suspenso por um ano e condenado a multa de quatro mil euros, enquanto a SAD leiriense foi multada em 40 mil euros. Em causa está o jogo com o Belenenses, na época de 2003/04, relativamente ao qual o emblema da cidade do Lis e o seu máximo dirigente eram acusados de corrupção na forma tentada. O U. Leiria perde ainda três pontos na classificação geral da Liga.

Augusto Duarte suspenso por seis anos

O árbitro Augusto Duarte foi suspenso por seis anos, acusado de tentativa de corrupção no jogo entre Beira-Mar e FC Porto da época 2003/04. O juiz de Braga está também a ser julgado no processo judicial denominado «Apito Dourado», por corrupção desportiva passiva.
Bernardino Santos Silva foi suspenso por dois anos e meio e Martins dos Santos por três anos.

Fotos: AP

Página Inicial

6 comentários:

  1. O FCP assume a culpa sem estrebuchar, para sempre serão conotados (provados) como corruptos perdem os 6 pts agora...

    Mas como diz o bronco... "Semos cãopeões na miesma carego, até pudiam tirarnos 20pontos" Ficam com o gostinho desta pequena vitória (de novo campeões contra contra o mundo) á custo do bom nome do clube...

    Se fosse o Benfica o que que eu, como adepto queria?
    Por mim lutava se pela inocencia até ao fim...

    ResponderEliminar
  2. Fdx tenho pena dos adeptos do Boavista em especial o Manel do Laço. Poucos vivem aqule clube como esse senhor.

    ResponderEliminar
  3. Cada vez mais o futebol português é uma palhaçada, à imagem da maioria dos círculos com poder de decisão, aliás.

    São tomadas sempre as decisões mais populistas e que servem os interesses de quem manda, sempre em detrimento da maioria interessada que se afunda cada vez mais no abismo.

    FCP e Boavista deveriam ter tido, à partida, tratamentos iguais e não acho justo que apenas o Boavista seja realmente punido por ter perdido o seu cacique.

    Emitem as sentenças escondidos atrás do imobilismo das regras, ignorando o contexto actual e assim lançam, novamente, a justiça e a verdade para a área cinzenta, onde a moral e a ética não chegam nem tãopouco importam..

    ResponderEliminar
  4. Fico admirado e estupefacto pelo FC Porto não recorrer da sentença, se está inocente que recorria sempre até última instância, custe isso o que custar, seja menos 6 ou menos 20 pro ano não lhes chega....
    No fim disto tudo e se estes factos se reportam a 2004 com que olhos ficamos perante a UEFA e FIFA?
    Pelo menos faziam um referendo entre os sócios e com a ajuda dessa decisão dos mm decidiam se deviam ou não recorrer.

    Eu continuo a achar que sendo inocentes devem recorrer sempre nem que por ultimo nos roubem novamente os 6 pontos.

    ResponderEliminar
  5. Nas Manchetes dos jornais online pela europa fora, não passa nada despercebido este triste episodio.Muitos até fazem grande destque.

    PORQUE O PC NÃO LARGA O PORTO. AINDA NÃO CHEGA 20 E TAL ANOS DE PULEIRO. AGORA PARA SEMPRE MARCADO CÁ E LÁ FORA

    ResponderEliminar
  6. Ao Sr. Pinto da Costa, agradeço muito os títulos conquistados honestamente para o meu clube (e sim, sei que aconteceram conquistas justas, pelo menos os últimos 5), mas nunca vou perdoar-lhe o facto de ter manchado o nome de um clube como o FC Porto, por muio mérito que tenha tido no crescimento dele.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas