sábado, 22 de março de 2008

Taça da Liga (Carlsberg Cup) - Vitória de Setúbal e Sporting discutem troféu no Estádio do Algarve

Jogadores e treinadores junto ao troféu da Taça da Liga (Carlberg Cup)

Hoje às 20h30, Sporting e Vitória de Setúbal disputam a final da estreante Taça da Liga (Carlsberg Cup). O desafio será realizado no Estádio do Algarve e espera-se um recinto esgotado (30 mil pessoas)para assistir à atribuição da segunda taça da temporada. E o Sporting parte para este jogo com o objectivo de conquistar o segundo troféu da época, depois de ter conquistado a Supertaça diante o FC Porto. Contudo, a missão não se afigura fácil para a formação verde e branca, uma vez que nos três jogos disputados entre o clube de Alvalade e os sadinos, a equipa orientada por Paulo Bento perdeu por duas ocasiões e empatou outra.

Os bons resultados alcançados diante o Sporting têm proporcionado um certo optimismo entre a massa associativa sadina para a final da Taça da Liga; contudo, os leões de Paulo Bento nunca perderam uma final de uma competição e tudo farão para conquistarem o segundo troféu da temporada. Ingredientes que tornam este jogo ainda mais interessante de se seguir.

Estádio do Algarve será palco da final da Taça da Liga Portuguesa

Estatísticas e números. Com sete desafios disputados na Carlsberg Cup, o Vitória de Setúbal apontou 13 tentos (melhor ataque da prova), sendo que oito foram marcados em casa e cinco fora, demorando 48 minutos por partida para efectuar um remate certeiro. Recorde-se que os sadinos entraram em prova na segunda eliminatória e venceram fora o Gondomar por três a zero. Na terceira ronda, a formação orientada por Carlos Carvalhal ultrapassou o Sp. Braga em casa, após apontar dois golos sem resposta, enquanto no quarto encontro surpreendeu ao vencer o Benfica por 3-2 em duas mãos.

No que diz respeito ao Sporting, disputou seis jogos, marcou 10 golos (sete em casa e três fora) e demora cerca de 53 minutos para apontar um tento. De frisar que os leões entraram directamente na terceira eliminatória e venceram o Vitória de Guimarães, em casa destes, na marcação de grandes penalidades. Na quarta eliminatória a equipa de Paulo Bento ultrapassou com bastantes dificuldades o Fátima para, na fase de grupos, ter terminado na segunda posição com seis pontos, atrás do líder Vitória de Setúbal, que terminou com sete. Penafiel e Beira-Mar, dois e um ponto, respectivamente, foram as outras equipas que atingiram a fase final, mas não conseguiram atingir nenhum dos dois lugares cimeiros e que garantem a presença na final da prova.

Relativamente aos jogadores em destaque, no lado do Vitória de Setúbal, refira-se o nome de Matheus. O avançado brasileiro de 25 anos é o melhor marcador da prova com cinco golos apontados, necessitando de 94 minutos para apontar um tento. Já do lado do Sporting o inevitável Liedson é o artilheiro de serviço com quatro tentos (um golos a cada 90 minutos). Cláudio "Pitbull", Ricardo Chaves e Bruno Gama dos sadinos, Vukcevic, João Moutinho e Miguel Veloso do emblema do leão, são outros dos jogadores que, certamente, serão decisivos na estratégia de ambas as formações.

Vista aérea do Estádio do Algarve

3 milhões de euros em prémios

Na época de estreia, a Taça da Liga gerou três milhões de euros em prémios, que, de acordo com os regulamentos, serão distribuídos pelos 32 clubes participantes, consoante a fase da prova que atingiram. A garantia partiu do presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Hermínio Loureiro, que adiantou ainda que os principais clubes abdicaram de aproximadamente 30 por cento das receitas a favor de todos os participantes, o que permitiu atingir-se soma anteriormente referida. A título de curiosidade, de salientar que o Vitória de Setúbal já conseguiu arrecadar meio milhão de euros ao conseguir atingir a final, sendo que este montante poderá subir substancialmente caso vença na final o Sporting, no Estádio do Algarve.

Add to Technorati Favorites

Fotos: Mais Futebol + Estádios de Futebol

Página Inicial

4 comentários:

  1. Acho bem que seja dada mais importancia a esta taça, para que esta seja tao importante como a taça de portugal!!!

    Claro que será melhor uma fase de grupos primeiro e só depois passar as eliminatorias, por mim de duas mãos seria melhor!!!!
    parabens ao setubal e ao sporting...boa sorte pa final!!!!

    ResponderEliminar
  2. Que aquele magnífico estádio assista a uma boa partida de futebol... E, já agora, que ganhe o Vitória!

    ResponderEliminar
  3. 3-3 resolvido nos penalties.
    Acima de tudo que seja um grande ambiente no estádio, e um bom jogo de futebol.
    Precisamos de jogos atraentese este pelo antevisão promete.

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar, fico com a ideia que esta competição está bem organizada, pelo menos pela antevisão da final. A Carlberg acaba por ser um excelente veiculo para a melhoria das condições ao nível da imagem da envolvente do futebol. A decisão da final no Algarve, acaba por ser muito feliz, visto que estamos perante um dos melhores estádios do país e dos mais bonitos.

    Embora não seja uma final entre grandes, gostava que o Vitória lutasse e jogasse como tal.

    Cumprimentos e Feliz Pascoa para todos.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas