sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

História do Futsal em Portugal



Após de ter conseguido realizar a história resumida do passado do Santa Cruz F.C., resolvi também saber, como o Futsal entrou em Portugal e claro se o Santa Cruz F.C. estava envolvido, ficando por resolver as atribuições dos títulos oficiais das épocas 90/91 e 91/92.
Assim sendo resta-me apenas reforçar aqui toda a verdade.

Eduardo Pinto Ex-Presidente da Federação Portuguesa de Futsal e ex-Vice presidente do Coimbrões conta como se passou:

Quando li as queixas/lamentações de um apaixonado do Futsal, recordei com alguma nostalgia o início da modalidade no nosso País, e nessa perspectiva, exclusivamente com o objectivo de informar os atletas, treinadores e dirigentes, sobretudo os mais jovens, gostaria, desde que o Responsável pelo site considere positivo, falar um pouco sobre o início da modalidade em Portugal.
Como tudo tem um princípio, vou aproveitar estas primeiras semanas para vos falar do início do Futsal em Portugal, prometendo desde já contar alguns factos curiosos na perspectiva de dotar os amantes da modalidade de alguns dados que julgo importante

1.º- Capítulo
Futebol de Salão - Negócio ou Modalidade? Tudo começou em 1986, data em que, sobretudo no verão, se realizavam grandes torneios de futebol de salão, nomeadamente três deles atingiam uma enorme expressão, quer em termos de praticantes quer em termos de público, falo dos Torneios do F.C. Gaia, Infantes Sagres e Académico.Cada um realizava as suas provas, sempre na perspectiva de angariação de receitas extraordinárias para fazer face às despesas das modalidades dos proprietários dos Pavilhões.
Um dia durante uma conversa de Pavilhão um grupo de pessoas começaram a equacionar a possibilidade de se poder organizarem provas (torneios), onde as regras fosse as mesmas (todos os torneios tinham regras e regulamentos diferentes) e sobretudo onde o produto da organização fosse em proveito de todos e não de alguns, muito poucos.
Então um grupo de pessoas representando os melhores clubes da época de futebol de salão, Eduardo Pinto, Júlio Silva, Vítor Almeida e Fernando Borges entre muitos reuniram-se e decidiram fazer uma reunião com colegas de outras equipes de Lisboa que igualmente sentiam o mesmo problema na capital.
Nessa altura havia a necessidade de dotar o grupo com uma figura e fomos favor com o Sr. Carlos Alves representante da Patrick em Portugal e irmão do melhor jogador português da época, João Alves o luvas pretas do Boavista, que aceitou juntar-se a nós no início deste projecto.
Das conversações vieram os actos e rapidamente se constituíram três Associações a Nível Nacional: Porto, Lisboa e Minho para se poder criar a primeira Federação Portuguesa de Futebol de Salão.À frente da Associação de Futebol de Salão do Porto ficou o Carlos Alves ficando o Eduardo Pinto como Vice-Presidente que acumulava funções de Dirigente da Federação Portuguesa de Futebol de Salão, que na sua primeira versão foi constituída com gente muito importante do desporto em, Portugal, nomeadamente Dr. Paulo Relógio (à data Presidente do Sindicato de Jogadores), José Eduardo (ex-Profissional de Futebol) e muita gente a colaborar: Rui Tovar, Fernando Correia, António Pedro, Eusébio etc.
Curiosa acabou por ser a forma de legalização da Associação de Futebol de Salão do Porto, na verdade tendo em vista dar algum impacto à criação da Associação foi solicitado que a escritura da mesma fosse outorgada pelo Boavista, Leixões e Padroense, no entanto e em cima do acontecimento fomos informados pelo Boavista Futebol Clube que não podia participar na escritura pelo facto de a Associação de Futebol do Porto ter aconselhado todos os clubes de futebol do Distrito a não participarem na escritura da Associação de Futebol de Salão do Porto.
Perante esta primeira reacção do poder supremo do futebol os membros indigitados para a primeira Direcção da AFSP, decidiram avançar com a escritura desta feita outorgada por Clubes de Futebol de Salão, que naturalmente ficaram muito satisfeitos por participarem no nascimento daquela que viria a ser a grande impulsionadora do Futsal em Portugal.
Por hoje é tudo, na próxima semana, continuarei a falar deste assunto que apaixona tanta gente.

Isto foi escrito pelo Sr. Eduardo Pinto. (continua)
Pedro Costa

Página Inicial

2 comentários:

  1. Mais um ecelente artigo Pedro. A tua experiência no FUTSAL é importante para fundamentar um texto destes.

    Já agora, está tudo mais calmo pela tuas hostes desportivas?

    Grande Abraço e que sejas campeão com saúde e tesão! hehehehe

    ResponderEliminar
  2. Nuno obrigado pelo apoio.
    Para já NÃO está mais calmo coisa nenhuma.
    Mas vão estar brevemente porque só assim é que eu continuo.
    Em relação aos meus artigos não faço mais que a minha obrigação porque estou em divida para sempre com o futsal.
    Nuno esta é só para ti...FAÇA O VAVOR DE SER FELIZ!!
    abeaço

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas