segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Espanha Bi-Campeã Europeia de Futsal

Espanha ergueu o tão ambicionado troféu de Campeão da Europa de Futsal 2007

Campeonato da Europa de Futsal 2007

A Espanha sagrou-se, pela terceira vez, Campeã da Europa de Futsal. Os espanhóis foram sempre superiores e nunca estiveram em desvantagem no marcador, chegando a estar a ganhar por 3-0. Os homens comandados por Venancio López venceram com toda a justiça a selecção italiana por 3-1.

Com uma entrada nos jogo muito equilibrado, as duas potências mundiais do futsal tinham cada um a estratégia preparada, mas foi a Espanha que levou a melhor.O início foi mais forte por parte dos espanhóis na partida, pressionando muito alto e não permitindo que os italianos conseguissem impor o seu jogo, sabendo-se que são muito fortes defensivamente. A Itália foi a primeira a causar perigo mas o sinal mais era claramente dado pelos "nuestros hermanos", que quase sufocavam a Itália, não foi por isso de estranhar, que a selecção espanhola se adiantasse no marcador. Álvaro, com um trabalho monumental sobre o lado esquerdo e após várias simulações, picou sobre o guarda-redes Feller, aparecendo Marcelo a confirmar o golo de cabeça. 1-0 para a Espanha, colocando justiça no resultado.

Fase do jogo Espanha vs Itália

A partir daqui, a Itália fez o que lhe competia, foi a procura do prejuízo mas encontrou pela frente um obstáculo que Portugal também teve. O guarda-redes, Luís Amado, um “monstro” na baliza, começou a brilhar a grande nível, parando os remates, feitos quase sempre de meia distância. Exemplos disso são as defesas aos disparos de Grana, com a bola ainda a embater no poste, de Carlos Eduardo, desviando para canto, e de Bacaro, mais uma vez defendendo para canto.Pelo meio, ainda houve tempo para a Espanha desperdiçar algumas oportunidades para dilatar o marcador, até chegar ao intervalo.

A segunda parte não podia ter começado melhor para a Espanha, logo aos dois minutos, aumentou a vantagem para 2-0. Daniel aproveitou um ressalto de bola para bater pela segunda vez, o desamparado Feller, após um primeiro remate de Álvaro. Pouco depois mais do mesmo, contra-ataque rápido, com Kike a lançar Marcelo sobre a ala esquerda, que por sua vez, endossou o esférico na perfeição, para uma conclusão fácil do capitão, Javi Rodriguez ao segundo poste. Estava feito o 3-0 e provavelmente encontrado um vencedor na final no multiusos que se encontrou um bocado “despedido” no que respeita a público.

Antes do final foi o guarda-redes Feller, adiantando-se no terreno, quem deu o exemplo aos seus colegas como bater o até então intransponível, Luís Amado. Com um remate forte do meio da rua, o guardião italiano, reduziu para 3-1, relançando a partida. A Itália acordava e tentava o 5X4 no tudo por tudo mas sem sucesso já que a Espanha, defendendo de forma perfeita e controlando a posse de bola com segurança, ia conservando a vantagem no marcador e a disporem de algumas situações para matar definitivamente o jogo, ao desperdiçarem oportunidades, quando tinham a baliza italiana deserta.

Veio o apito final, com a Espanha a sagrar-se Campeã da Europa. A festa era feita pela comitiva espanhola e pelos muitos adeptos que se deslocaram do país vizinho para assistirem ao jogo.Por último, refira-se que o árbitro português, António Cardoso, fez uma arbitragem de grande nível.

Venâncio Lopez

Venâncio Lopez

O seleccionador espanhol, encontrava-se naturalmente radiante com a conquista de mais um grande troféu por parte da Espanha, o seu primeiro como técnico principal. "Talvez não tenhamos começado de uma forma perfeita, mas penso que acabámos de forma, a que as pessoas possam dizer que a Espanha foi a melhor equipa do Europeu", afirmou.Quanto ao jogo da final, onde os espanhóis vencerem a formação italiana por 3-1, López começou por "Dar os parabéns à Itália por fazer da final, o espectáculo que foi. Eles fizeram o papel deles, naquele que foi um fantástico final de Torneio", adiantando que, "na segunda parte a Itália pareceu-me muito cansada, penso que a nossa superioridade física foi decisiva no final"."Nós trabalhámos muito antes das finais, tivemos um mês muito intenso de trabalho. Nós sentimos que estávamos bem preparados para esta competição, quer fisicamente como mentalmente", admitindo ainda alguma felicidade durante o desenrolar do Torneio: "Admitimos que tivemos sorte durante a competição, principalmente no jogo da meia-final contra Portugal, um jogo que poderíamos facilmente ter perdido, mas felizmente conseguimos marcar no fim".

Por fim, o técnico Campeão da Europa, quis dedicar este triunfo à sua família e ao que considera ser o seu mentor. "Quero agradecer à minha família pela paciência que tem tido, mas quero também agradecer ao meu mestre, Javier Lozano. Trabalhei com ele durante quinze anos e tudo o que fiz de bom durante este Campeonato, aprendi com ele. Ele deixou-me uma equipa com classe", finalizou.


Potugal falha lugar no pódio

Portugal vs Rússia com os segundos a conquistarem a Medalha de Bronze

Portugal não foi além de um orgulhoso 4º lugar na prova muito por culpa de ainda terem o jogo da Espanha na cabeça e também porque os russos superiorizaram-se ao vencer por 3-2.Orlando Duarte, deixou de fora desta partida por opção, o guarda-redes, Alex (que nunca chegou a ser convocado para esta prova) e o ala Formiga.
Entrou muito bem, a selecção portuguesa e teve o seu golo ao minuto 15 da primeira parte por Gonçalo Alves, ao marcar mais uma vez e a provar que fez um grande europeu o fixo do Benfica.

A festa portuguesa foi por pouco tempo, aos 17', os russos, deram uma cambalhota no marcador. Primeiro com Ricardinho a perder a bola em zona proibida. Situação bem aproveitada por Maevskiv, que conduziu os esféricos em velocidade e depois passou por Ivan, deu na perfeição em Cirilo que só teve de encostar para a baliza. Na jogada seguinte, Foukine, após ultrapassar vários jogadores nacionais, rematou forte e colocado, sem hipótese de defesa para Benedito.O resultado até ao intervalo não sofreria mais alterações.

No segundo tempo, Portugal entrou algo desconcentrado, fazendo lembrar aqueles tenebrosos minutos frente a Espanha contudo ao minuto 35’, Leitão com um fantástico movimento de rotação, conseguiu desfeitear o guarda-redes russo pela segunda vez, depois de várias oportunidades de parte a parte era Portugal quem chegava a igualdade.Nem teve tempo para festejar a equipa das quinas, já que seguida, Shayakhmetov repôs a vantagem russa, aproveitando um ressalto na área portuguesa.

Orlando Duarte ainda arriscou tudo ao colocar Marcelinho como quinto elemento de campo, mas sem sucesso.Já não havia mais nada a fazer. A Rússia controlou a vantagem até final, conquistando assim o terceiro lugar no Campeonato da Europa.

Quanto a Portugal, esta derrota não tira brilhantismo à sua participação na competição, onde alcançou mesmo, a melhor classificação de sempre.

Parabéns Portugal!!!

Orlando Duarte

O selecionador nacional mostrou-se irritado no fim

Orlando Duarte, teceu duras críticas à equipa de arbitragem, acusando-os de terem "uma dualidade de critérios gritante", indo mais longe ao considerar que "Portugal continua a ser visto como um país de pequeninos. Temos o nosso valor e precisamos de ser respeitados", disse.Quanto aos objectivos propostos para este Campeonato da Europa, Orlando Duarte, considerou que foram "falhados", apesar da equipa ter alcançado o melhor resultado de sempre nesta competição. "Nós temos qualidade para fazer melhor. Ficou a sensação que podíamos ter ido mais além. Fomos a melhor selecção em termos de jogo jogado, mas tivemos recaídas fatais". Hoje numa dessas recaídas, sofremos dois golos num minuto."O técnico português considerou este o "Europeu mais competitivo de sempre", lembrando que a sua selecção contribuiu para isso, deixando ainda um aviso: "Este Europeu não é a realidade do futsal português. Temos que começar a trabalhar mais, principalmente a nível da formação".

Sondagem Desportugal Euro 2007 Futsal

Obrigado a todos que votaram na Sondagem Desportugal sobre a prestação portuguesa no EURO 2007 de FUTSAL


Página Inicial

3 comentários:

  1. Bruno fiquei mesmo triste com a derrota imerecida frente à Espanha. Só pelo golo do Ricardinho devíamos ter sido campeões.

    Mesmo assim foi um trabalho magnifico deste grupo de jogadores e o público nos pavilhões esteve 5 estrelas.

    Este jogo com a Rússia não apaga em nada a excelente carreira de Portugal e quanto à Espanha, é só para dizer: São os melhores da Europa sem dúvidas, do Mundo, não, existe o Brasil que agrada-me mais .

    Abraço e excelente crónica como sempre.

    ResponderEliminar
  2. Gonçalo faço as tuas palavras as minhas...Não mereciamos e provamos que estamos entre os gigantes.
    Estou e devemos estar todos orgulhosos destes "bravos" que levaram o nome de PORTUGAL bem alto.Parabéns a todos eles.
    Quanto a nossa organização, mais uma vez provamos, depois do euro 2004 em futebol e do euro sub-21, que também sabemos fazer coisas bonitas.
    Correu tudo bem e uma palavra de apreço para aqueles que contribuiram para aquele grande evento.

    Aquele abraço para ti e saudações futsalísticas para todos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo Blog. Infelizmente Portugal não foi campeão, sou brasileiro com coração português. E minha torcida por vocês infelizmente não deu certo.

    Abraços

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas