quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Volta a Portugal: Xavier Tondo vence a prova



O espanhol Xavier Tondo, da LA-MSS, é o grande vencedor da 69ª Volta a Portugal, depois de concluida a 10ª e última etapa, com inicio e final em Viseu.

O vencedor desta etapa, um contra-relógio com 38,8 quilómetros, foi outro espanhol, Hector Guerra, da Liberty. O grande derrotado da prova foi, novamente, o português Cândido Barbosa, que ficou pela segunda vez consecutiva no segundo lugar da geral. Depois do resultado de ontem na Torre, já se previa uma missão muito dificil para Cândido Barbosa, e a verdade é que a chuva de hoje ainda tornou a missão do ciclista português mais dificil. o ciclista da Liberty não fez melhor que o sexto tempo, a mais de um minuto do companheiro de equipa e a um minuto de Tondo. Em terceiro na geral, ficou o espanhol Hector Guerra, a preciosa "moleta" de Cândido Barbosa.

Jimenez, que ontem venceu na Torre e partiu hoje de amarelo, fez apenas o 14º tempo da etapa, descendo para o quarto lugar da geral. David Blanco conseguiu subir ao quinto da geral, depois da má etapa de ontem. Ultrapassou José Azevedo, que apenas conseguiu o 10º tempo na etapa, caindo para sexto da geral.

Quanto a outros vencedores, Cândido Barbosa venceu de novo a camisola dos pontos. A camisola da montanha foi para o português André Cardoso, da Fercase-Rota dos Móveis, e a camisola da Juventude foi ganha por Tiago Machado, da Riberalves-Boavista. Por último, a vitória por equipas pertence à Liberty, que ficou à frente da LA-MSS e do Benfica.

Fazendo uma análise geral da prova, a grande desilusão acaba por ser o Benfica. A equipa de Orlando Rodrigues sempre se assumiu como candidata à vitória, mas a verdade é que nem uma etapa conseguiu ganhar. José Azevedo é o rosto da desilusão, mas a verdade é que nunca teve o apoio necessário para se vencer uma Volta. Se Tondo teve Cabreira, Cândido teve Hector Guerra, mas Azevedo não teve ninguém que o ajudasse, e assim é dificil. Faltou-lhe um "Azevedo" que o apoiasse como ele fazia a Lance Amstrong. Cândido Barbosa "morre de novo na praia". Com quatro vitórias em etapas e uma boa prestação na montanha, o contra-relógio foi desta vez o que tirou a vitória final ao ciclista português. Ainda é também de realçar a boa prestação de André Cardoso e Tiago Machado, este último cada vez mais considerado uma mais-valia do ciclismo português.

A 69ª Volta a Portugal em bicicleta volta a coroar um espanhol. Depois da vitória de Bernabeu em 2004 e de David Blanco em 2006, Tondo vence este ano. O último português a vencer a prova foi Nuno Ribeiro em 2003.


10.ª ETAPA:
1.º Hector Guerra (Espanha), Liberty Seguros, 50.46,30 minutos
(média: 45,857 km/hora)
2.º Xavier Tondo (Espanha), LA MSS, a 9 segundos
3.º David Blanco (Espanha), Duja-Tavira, a 22
4.º Martin Garrido (Argentina), Duja-Tavira, a 39
5.º José Pecharroman (Espanha), Benfica, 40
6.º Cândido Barbosa (Portugal), Liberty Seguros, a 1.09
7.º Danny Pate (EUA), Slipstream, a 1.36
8.º Tiago Machado (Portugal), Riberalves-Boavista, a 1.41
9.º Pedro Cardoso (Portugal), LA MSS, a 1.49
10.º José Azevedo (Portugal), Benfica, m.t.
11.º Hugo Sabido (Portugal), Barloworld, a 2.07
12.º Hernâni Broco (Portugal), Liberty Seguros, a 2.16
13.º Ricardo Mestre (Portugal), Duja-Tavira, a 2.22
14.º Eladio Jimenez (Espanha), Karpin-Galicia, m.t.
15.º David Bernabeu (Espanha), Fuerteventura-Canarias, m.t.

GERAL:
1.º Xavier Tondo (Espanha), LA MSS, 40.25.56 horas
2.º Cândido Barbosa (Portugal), Liberty Seguros, a 56 segundos
3.º Hector Guerra (Espanha), Liberty Seguros, a 1.31
4.º Eladio Jimenez (Espanha), Karpin-Galicia, a 1.36
5.º David Blanco (Espanha), Duja-Tavira, a 3.25
6.º José Azevedo (Portugal), Benfica, a 3.35
7.º David Bernabeu (Espanha), Fuerteventura-Canarias, a 4.10
8.º José Pecharroman (Espanha), Benfica, a 5.23
9.º Oscar Sevilla (Relax-Gam), a 5.42
10.º Pedro Cardoso (Portugal), LA MSS, a 6.03
11.º Hugo Sabido (Portugal), Barloworld, a 7.22
12.º Hernâni Broco (Portugal), Liberty Seguros, a 7.23
13.º Ricardo Mestre (Portugal), Duja-Tavira, a 8.28
14.º Domenico Pozzovivo (Itália), Ceramica Panaria, a 8.36
15.º Nuno Ribeiro (Portugal), Liberty Seguros, a 8.46

EQUIPAS:
1.º Liberty Seguros, 121.27.05 horas
2.º LA MSS, a 7.12
3.º Benfica, a 11.44
4.º Duja-Tavira, a 14.33
5.º Riberalves-Boavista, a 31.58

PONTOS:
1.º Cândido Barbosa (Liberty Seguros), 168 pontos
2.º Eladio Jimenez (Karpin Galicia), 70
3.º Xavier Tondo (LA MSS), 68
4.º David Blanco (Duja-Tavira), 63
5.º Hector Guerra (Liberty Seguros), 60
MONTANHA:
1.º André Cardoso (Fercase-Rota dos Móveis), 64 pontos
2.º Eladio Jimenez (Karpin-Galicia), 63
3.º Cândido Barbosa (Liberty Seguros), 44
4.º Xavier Tondo (LA MSS), 34
5.º José Azevedo (Benfica), 28

JUVENTUDE:
1.º Tiago Machado (Riberalves-Boavista)
2.º Arkaitz Duran (Saunier Duval)
3.º Nelson Rocha (Riberalves-Boavista)
4.º André Cardoso (Fercase-Rota dos Móveis)
5.º Francesco Gavazzi (Lampre)

Fotos: www.volta-portugal.com
Classificações: Record Online


Página Inicial

6 comentários:

  1. Penso que qualquer um dos 3 primeiros seria um justo vencedor da Volta. O Eladio por ter ganho as duas etapas rainha da volta, o Cândido pelas etapas que ganhou e pela regularidade que tem demonstrado .

    Parabéns ao Tondo pela sua regularidade.

    ResponderEliminar
  2. O Tondo é um grande ciclista e merece a vitória. Teve muito bem na volta e beneficiou de um grande trabalho do Cabreira ontem.

    No entanto fico infeliz por ser um espanhol a vencer mas paciência, ao menos ganhou um ciclista de uma equipa portuguesa.

    O Azevedo foi a desilusão que eu ja +/- esperava.

    Ja agora o Guerra é um enorme ciclista

    ResponderEliminar
  3. Volta a Portugal do Benfica = fracasso.

    ResponderEliminar
  4. O Tondo ganhou bem e justamente, a LA-MSS foi sempre a que mais arriscou e a que mais correu para a vitória assumindo sempre a corrida quando assim era preciso, e quando as dificuldades da corrida o exigiam. Quem tem Manuel Zeferino arrisca-se a isto, tal como Moller, Jeker e Bernabéu , um brilhante treinador, que era curioso se aventurasse noutros voos numa equipa com mais protagonismo.

    ResponderEliminar
  5. O Benfica ainda tem que andar até chegar à organização e capacidade de outras equipas com investimento gradual ao longo do tempo e com a sua valia natural. Não creio que o fracasso, a existir, se deva única e exclusivamente a demérito: ganharam os que estiveram melhor, ficou à frente quem por isso fez. O Benfica podia ter feito melhor? Talvez, mas não acaba aqui o ciclismo do Benfica... teremos outras oportunidades. Para 1ª vez desiludiu-me um bocado, mas a entrada não pode ser sempre de sucesso como quando da vitória do Plaza.

    Fica o consolo que deu ver de novo o Benfica na estrada e sentir - com toda a modéstia - que esta nossa Volta conseguiu ter mais brio que o Tour. Fartei-me das chegadas ao sprint, mas pelo menos pareceu leal a competição e o povo aderiu bastante...

    Li um artigo no jornal muito acertado em relação ao que o ciclismo movimenta o povo, em relação ao futebol... haverá melhor forma de provar que o afastamento das pessoas dos estádios se deve mesmo ao preço dos bilhetes? Não me parece...

    Parabéns ao Tondo, o qual gostei muito de ouvir falar na entrevista depois (saí da praia para ir ao café ver quem tinha ganho, e foi mesmo no momento da entrevista dele, acertei na mouche

    ResponderEliminar
  6. Apesar da derrota do Cândido fez uma optima volta.

    Nas duas etapas mais duras consegue dois 3º lugares feito que para um sprinter não é normal, Nesta volta o Candido mostrou-se numa grande forma e um corredor mais completo.
    Destaco também a grande volta de Hector Guerra, o braço direito de Cândido, 3º lugar na geral, e vencedor do CR, teve azar naquela queda.

    Para o ano há mais

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas