terça-feira, 28 de agosto de 2007

Liga Portuguesa ( Bwin Liga) : 2 ª jornada - Os (duvidosos) Golos de Bola parada

Clássico entre Porto e Sporting marcou a 2º jornada

A Liga Bwin voltou no sábado passado (25 de Agosto) e abriu com o empate do renovado Benfica de Camacho contra um Vitória de Guimarães, que pela leitura dos jornais, levava a acreditar que se iria apresentar com uma estrutura de 3 defesas centrais, Camacho não acreditou e como se previa era tudo "fogo de vista" de Cajuda, na realidade, este acaba por aduzir em campo uma formação com forte povoação no miolo do terreno, tentando até dominar o jogo. Pelo resultado não se saiu nada mal, daqui uma palavra de apreço para Manuel Cajuda.

Na mesma noite tivemos um Belenenses - Braga, o derby dos candidatos a "4º grande" que resultou numa vitória do aguerrido Braga de Jorge Costa por dois golos sem resposta, o primeiro golo acaba por surgir de um penalty algo duvidoso, que no entanto foi completamente justo devido à grande superioridade da equipa da cidade dos arcebispos,o segundo golo surge aos 58 numa altura de tentativa de resposta dos Azuis com Vandinho a marcar após um remate do estreante Linz.

No dia seguinte começamos com Estrela da Amadora que a jogar na Reboleira contra a Naval 1º de Maio conseguiu uma boa vitória por três bolas a uma, após o primeiro golo ter sido precisamente da Naval por Marcelinho, uma chamada de atenção para o jovem treinador Dauto Faquirá que na sua carreira já subiu nas divisões inferiores as equipas do Sintrense, Odivelas e Barreirense, tendo ganho tudo o que ai havia para ganhar e que nesta Bwin já fez belos feitos com o Estrela da Amadora, relembro a excelente vitória táctica por 1-0 do Estrela ante de um fortíssimo Porto no Dragão, que fez com que Jesualdo Ferreira compreendesse algumas falhas da sua equipa e as corrigisse, caminhando para uma calmo passeio até ao título. Atenção para o 4-3-3 do Estrela e as dinâmicas ofensivas que Faquirá imprime na sua equipa, a continuar assim terá um campeonato muito mais calmo do que o anterior.

O Paços de Ferreira - Leixões decorreu num campo completamente encharcado, a equipa do capital do móvel, fortíssima em casa, vinha de uma derrota ante o Marítimo, e em casa queria limpar a má imagem deixada na primeira jornada, ora isso não se passou, o Leixões que já tinha deixado feito uma boa exibição frente o S.L.Benfica voltou fazer um bom jogo e embora tenha visto serem negados dois - claros- penaltys na mesma jogada, feitos pelo mesmo jogador (Antunes) acabou por conseguir empatar o encontro com um incrível golo de Marco Cadete após ter estado a perder por 1-0.

Em Coimbra Académica e União de Leiria protagonizaram um jogo fraco anulando-se mutuamente no "derby do centro" com um golo para cada lado, atenção para as expulsões de dois jogadores da Académica - Litos e Hugo Costa- tendo sido a segunda exagerada,desta forma, a Académica continua sem ganhar em casa criando um relativo medo nos seus adeptos de uma época semelhante à anterior.

Após um empate no reduto do Leiria não podia ter começado de pior forma a estreia da equipa do Bessa perante o seu público. Ainda estavam espectadores a acomodar-se quando o Maritimo conseguia o primeiro golo, que desde logo condicionou o ritmo da partida. O golo obtido por Kanu aos 2 minutos teria repetição aos 20 gelando o estádio do Bessa. O Boavista ainda tentou dar a volta mas a equipa da Madeira conseguiu manter o resultado inalterado até ao final do jogo. Bom começo de campeonato pelo Marítimo.

No derby que decorreu no Dragão o Porto arrebata a vitória acabando por marcar devido a dois erros crassos de dois protagonistas, respectivamente o internacional sérvio Stojkovic e o treinador Paulo Bento, o primeiro comete uma incrível infantilidade , sem qualquer tipo de discussão sobre o facto de ser ou não livre indirecto, Stojkovic apesar dos seus 23 tem que ter o discernimento necessário para rapidamente se livrar da bola naquele momento de aperto defensivo. Já o segundo, Paulo Bento é mais uma vez traído pela sua "casmurrice"em usar o losango neste tipo de jogos com equipas que façam frente ao Sporting e que jogam pelas alas, talvez por não ter tido a ambição de ganhar o jogo, ou talvez por acreditar que com este esquema táctico iria ganhar, o certo é que o mesmo tem de se aperceber que assim não funciona, não obstante este facto deixo esta discussão para a devida altura.

Para fechar a jornada tivemos na noite de ontem um Vitória de Setúbal - Nacional, onde o Nacional se adiantou no marcador por Lipatim e o Vitória empata numa jogada de insistência com Paulinho num claríssimo fora de jogo a empurrar a bola para o fundo das redes, acaba por ser um golo permitido pelo juiz depois de na jornada passada o Vitória ter sido claramente prejudicado pelo arbitro
Pedro Proença diante o Vitória de Guimarães, enfim sujou-se uma mão, lavando a outra.


Esta jornada, pobre em golos (somente 15) acaba por ser a típica jornada de começo de campeonato, jogos muito parados, muitas faltas desnecessárias e perdas de bola sucessivas repare-se ainda que dos 15 golos, 5 foram marcados de bola parada, sendo alguns deles (bem) duvidosos.

Creio que melhores partidas de futebol nos esperam e com menores intervenções dos juízes de partida.


Resultados da 2ª jornada da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008


Benfica - V. Guimarães, 0-0
Belenenses - Sp. Braga, 0-2 (César Peixoto 24' gp, Vandinho 57')
E. Amadora - Naval, 3-1 (Cardoso 42', Wagnão 52', Mateus 55'; Marcelinho 29')
P. Ferreira - Leixões, 1-1 (Edson 50'; Marco Cadete 75')
Académica - U. Leiria, 1-1 (Joeano 62' gp; João Paulo 47')
Boavista - Marítimo, 0-2 (Kanu 3', 20')
FC Porto - Sporting, 1-0 (Raul Meireles 53')
V. Setúbal - Nacional, 1-1 (Paulinho 20'; Lipatin 8')

Classificação da BwinLiga

1 Marítimo, 6 pontos
2 FC Porto, 6 pontos
3 Est.Amadora, 4 pontos
4 Sporting, 3 pontos
5 Sp. Braga, 3 pontos
6 V. Setúbal, 2 pontos
7 Benfica, 2 pontos
8 V. Guimarães, 2 pontos
9 Nacional, 2 pontos
10 Leixões, 2 pontos
11 U. Leiria, 2 pontos
12 Belenenses, 1 ponto
13 Naval, 1 ponto
14 Boavista, 1 ponto
15 P. Ferreira, 1 ponto
16 Académica, 1 ponto

Vídeos

V. Setúbal 1-1 Nacional
Lipatin 8'
Paulinho 20'



E. Amadora 3-1 Naval
Marcelinho 29'
Cardoso 42'
Wagnão 52'
Mateus 55'


P. Ferreira 1-1 Leixões
Edson 50'
Marco Cadete 75'



Académica 1-1 U. Leiria
Joeano 62'
João Paulo 47'



Boavista 0-2 Marítimo
Kanu 3', 20'


Belenenses 0-2 Sp. Braga
César Peixoto 24'
Vandinho 57'



Página Inicial

1 comentário:

  1. É IMPRESSIONATE A FALTA DE GOLOS EM PORTUGAL DESDE HÁ 5 ANOS. QUEM DE FORA VÊ OS RESULTADOS , DEVERÁ PENSAR QUE A COMPETIVIDADE EM PORTUGAL É SUPER. MAS É A VERDADE É QUE É SUPER ABORRECIDA E SEM GRANDES ESPECTACULOS.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas