segunda-feira, 28 de maio de 2007

Sporting conquista Taça de Portugal 2006/2007 ao vencer Belenenses

Sporting conquista Taça de Portugal 2006/2007

A Taça de Portugal 2006/2007 tem novo dono e chama-se Sporting , que após um jejum de 5 anos de títulos voltou a impôr-se e levantar o segundo mais importante troféu do futebol português , tudo isto graças a Liedson que a 3 minutos do fim matou o sonho do Belenenses com o resultado a ficar em 1-0 , no belissímo mas decadente Estádio Nacional .

No Jamor e com uma casa lotada a festa foi como sempre fantástica , respeitando-se os habituais rituais , como por exemplo o toque do hino nacional entoado por todos os adeptos presentes . Arrepiante .

Quanto ao jogo , o primeiro lance de perigo surgiu aos 12 minutos, quando o lateral belenense Amaral subiu pela direita sem oposição - Tello tinha vindo marcar um livre na direita - e rematou cruzado, ligeiramente ao lado da baliza de Ricardo.
O minuto 31 foi de grande aperto na área do Belenenses, com Romagnoli a obrigar Costinha à primeira grande defesa e, depois, Nani e Alecsandro a não conseguirem facturar.

Apesar do domínio estar do lado contrário, o Belenenses era muito perigoso no contra-ataque e, aos 39 minutos, Silas rematou para uma defesa muito apertada, dois minutos antes de Costinha fazer mais uma grande intervenção, depois de um desvio de bola em Nivaldo.

O guarda-redes do Belenenses continuou a exibir-se em grande plano e, aos 54 minutos, depois de escorregar, conseguiu esticar o braço e desviar um remate de Liedson.
Antes do golo do Sporting, surgiu a grande oportunidade da partida, com Dady a cabecear para Ricardo desviar para a trave, quando estavam decorridos 62 minutos.

Depois de já ter parado mais dois remates, de Romagnoli e Nani, Costinha não foi capaz de evitar aos 88 minutos o golo de Liedson, que deu a melhor sequência a um cruzamento de Miguel Veloso, numa altura em que o Belenenses actuava com menos um jogador - Carlitos estava pronto para substituir o lesionado Amaral.

O avançado brasileiro, que foi o melhor marcador da equipa na prova, fez o seu sexto golo na Taça de Portugal 2006/2007, em outros tantos jogos.

Com este triunfo, o Sporting passou a ser o segundo clube com mais troféus, tendo agora mais um do que o FC Porto e menos 10 em relação ao Benfica, enquanto o Belenenses continuou a ter três troféus na sua vitrina.

Este foi o primeiro título de Paulo Bento como treinador de uma equipa sénior, ele que já tinha ganho três taças como jogador, ao serviço de Estrela da Amadora, Benfica e Sporting.

Vídeos

Sporting 1-0 Belenenses (final da taça de Portugal 2006/2007)
Liedson 87´


Golo de Liedson (som ao vivo)


Hino Nacional antes do jogo da final da Taça de Portugal


Foto: AP

Página Inicial

6 comentários:

  1. Um jogo interessante, em que o Sporting acaba por ser um justo vencedor mas por aquilo que o Belenenses fez talvez merecesse chegar ao prolongamento.

    No entanto a vitória do Sporting, aceita-se.

    Parabéns, Sporting!

    ResponderEliminar
  2. Foi uma final muito aberta, com o Belenenses a ter uma excelente troca de bola e o Sporting após os 20 minutos iniciais a conseguir desequilibrar quando tentava as jogadas em profundidade. O que deu sempre à partida muita emotividade. Gostei do jogo, acho que se tivesse vencido o Belenenses também seria um digno vencedor como foi o Sporting.

    Tenho muito pouco tempo para escrever alguma coisa (só mais duas): Parabéns, às duas equipas, fecharam muito bem a época portuguesa. Se as várias instituições queriam mostrar que o Estádio Nacional do Jamor e Oeiras tinha excelentes condições para receber uma final, a chuva veio numa boa altura - só é pena essas pessoas não se terem molhado, também.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns aos finalistas que proporcionaram uma partida de futebol agradável e interessante. O Sporting acaba por ser o justo vencedor fruto do maior caudal ofensivo e da superioridade de lances de perigo criados. O Belenenses bateu-se muito bem e o golo aparece numa altura em que todos esperavam pelo prolongamento.

    Do lado do Sporting gostei das exibições do Romagnoli, do Nani, do Abel e do inevitável Liedson. Estes foram os verdadeiros desequilibradores do ataque sportinguista.

    No lado belenense destaco o Rubem Amorim (só não conseguia desdobrar-se em dois) e do Rodrigo Alvim. Nota ainda para os jogos apagados do Zé Pedro e Silas que raramente fizeram transições decentes nem criaram desequilíbrios. É claro que neste ponto a pressão do meio-campo do Sporting leva todo o mérito.


    Parabéns Sporting

    ResponderEliminar
  4. Parabens a todos os jogadores do SPORTING pelo que fizeram essa epoca mereciam ganhar um titulo.
    Mais uma vez LIEDSON a resolver, da-lhe SPORTING

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ao Sporting. Acabaram por vencer com justiça.

    Parabéns também ao Belenenses. Calaram todos aqueles que andaram a menosprezar a equipa nas últimas semanas. Foram uns dignos finalistas e, com um pouco mais de felicidade, até poderiam ter conquistado a Taça.

    No Belenenses gostei do Costinha, da dupla de centrais, do Sandro e do Ruben. E também do Dady, muito lutador.

    No Sporting o Ricardo, Abel e Romagnoli estiveram uns furos acima dos restantes. Liédson foi o Dady do Sporting. Muito lutador embora mais sortudo.

    O jogo resolveu-se num daqueles lances expectáveis. O Belenenses a subir para o fora-de-jogo, o Liédson ligeiramente adiantado e a bandeirola a ficar em baixo. Compreensível. Foi um lance muito rápido e os auxiliares não têm visão Raio X.

    ResponderEliminar
  6. Mataram a fominha . Parabéns

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas