segunda-feira, 21 de maio de 2007

Liga Portuguesa ( Bwin Liga) : 30 ª jornada e última - FC Porto campeão , Sporting no 2º lugar e Benfica na pré eliminatória da Champions

FC Porto - Campeão Nacional 2006/2007

Na mais entusiastico e imprevisível final de campeonato da história do futebol português , o FC Porto garantiu a conquista do seu 22º campeonato nacional, ao bater o Desportivo das Aves, por 4-1, em partida relativa à 30ª e última jornada da Liga portuguesa. O Sporting terminou na segunda posição após bater (4-0) o Belenenses, enquanto o Benfica foi terceiro, de nada valendo o triunfo sobre a Académica, por 2-0. No fundo da tabela, o Desportivo das Aves e o Beira-Mar viram consumada a descida de divisão ,um ano depois de terem subido da Liga de Honra .

Foi sofrido mas já está. O FC Porto é bicampeão nacional, depois de ter vencido o Aves, por 4-1, na última ronda da Liga. A festa azul e branca só rebentou na segunda parte, quando o dragão passou definitivamente para a frente, pois o empate a um golo ao intervalo – aliado à vitória do Sporting – deixava muita gente a morder o lábio de apreensão.

O jogo arrancou com uma perdida de Adriano. Mas o Aves mostrou que queria discutir o resultado e respondeu com dois lances que gelaram o lotado Dragão. As iniciativas de Paulo Sérgio e Mércio não tiveram êxito, mas, como quase ao mesmo tempo Benfica e Sporting marcavam, o FC Porto largava a liderança e ficava difícil esconder o nervosismo.

O aflito Desportivo das Aves apostou numa frente de ataque móvel suportada num meio-campo onde pontificava Jocivalter. Do lado contrário, Meireles era a única novidade (no lugar do estranhamente não convocado Paulo Assunção). O FC Porto reagiu bem aos sustos e partiu para cima do adversário. Mas Lisandro falhou, à meia volta frente a Nuno. E Adriano voltou a errar a pontaria, após boa combinação com Lucho.

Cheirava a golo e Adriano fez rebentar os primeiros foguetes. Mais uma assistência de Quaresma para o brasileiro marcar o 11.º da época. Pensava-se que a ansiedade tinha sido posta de lado, mas, pouco depois, o Aves deixou os portistas em desespero, empatando por Moreira, após livre de Jorge Ribeiro.
O empate não servia aos avenses – o Vitória de Setúbal ganhava na Figueira – mas estragava os planos azuis e brancos.

No recomeço, se alguém acendesse um fósforo o Dragão rebentava. Só que Lisandro, com um míssil de fora da área, causou uma explosão, mas de alegria, voltando a colocar a Liga nas mãos do FC Porto. Como logo a seguir, Jorge Ribeiro aliviou um canto de Quaresma para a própria rede, a festa rebentou. O público podia respirar e festejar, até porque Baía foi aquecer para ganhar o 10.º título nacional da carreira. Já com o guarda-redes em campo, Lisandro confirmou a festa azul e branca e o primeiro título de Jesualdo Ferreira. O Aves chorava a descida .

Sporting fica com p título de vice-campeãp português

O Sporting cumpriu a missão e venceu o Belenenses, por 4-0. Tal como há uma semana, chegou a estar em primeiro. Mas do Dragão vieram más notícias, que deixaram Alvalade em silêncio e os jogadores em lágrimas. Salva-se o segundo lugar, a entrada directa na Champions e o título de melhor marcador para Liedson. E para a semana há a final da Taça de Portugal, de novo com o Belenenses.

Os azuis apresentaram-se em Alvalade com dois avançados e dois médios ofensivos, sem medo do leão. Já o Sporting, apresentou o esquema habitual, no qual o parceiro de Liedson costuma ser a incógnita de Paulo Bento para cada partida. Desta feita, Yannick ficou no banco e Alecsandro foi o escolhido.

Jorge Jesus garantiu que o Sporting não marcaria cedo. E a verdade é que só aos 10’ Liedson , isolado, inaugurou o marcador e soltou a festa em Alvalade (o FC Porto estava ainda a zeros). O Belenenses não reagiu e, aos 20’, os leões fizeram o segundo! Alecsandro arriscou um remate de longe, parecia fácil para Marco Aurélio, mas o guarda-redes deu um frango monumental.

O Belenenses teve o primeiro remate aos 22’. Mas nesta altura, os ouvidos do leão já estavam no Dragão. E foi com um silêncio gélido que se sentiu o golo do FC Porto, que voltava a colocar o Sporting em segundo. E assim foi até aos 32’, quando o Aves empatou no Dragão, e, nas bancadas, parecia que tinha sido mais um golo do Sporting. Os leões melhoraram, viram três golos (bem) anulados e Zé Pedro quase marcou aos 45’. O intervalo chegou com o Sporting em primeiro.

A segunda parte começou atrasada. E, aos 47’, voltou o silêncio a Alvalade com novo golo do FC Porto. Os leões continuavam melhores do que o Belenenses, mas o ritmo baixou. Aos 63’, o Belenenses começou a pensar no Jamor, com Jesus a tirar de uma assentada Dady, Silas e Cândido Costa. Só aos 81’ houve nova oportunidade, com Nani a atirar ao lado. Mas quase em cima do apito final Yannick fez o 3-0 e nos descontos Pereirinha o quarto golo. Os adeptos voltaram a festejar e o Sporting garantiu o segundo lugar: Agora venha a Taça.

Benfica fica em 3º lugar e terá que fazer uma pré-elimanatória par chegar à Champions League

O Benfica venceu por 2-0 uma Académica que antecipou as férias e quase não ofereceu resistência. O jogo valeu pela primeira parte de Karagounis, pela segunda de Miccoli e pelos golos de Derlei e Mantorras.

Mesmo sem os quatro capitães (Rui Costa recebeu a braçadeira na ausência de Simão, Petit, Luisão e Nuno Gomes) , os jogadores do Benfica foram determinados. Arrancando da terceira posição na grelha de partida para o título decidido a três na última jornada, o trio formado por Derlei (voltou a jogar ao lado de Miccoli) e os extremos Paulo Jorge (direita) e Karagounis (esquerda) chegava e sobrava para abanar com a macia defesa academista.

Dos oito aos 11 minutos, Karagounis participou em três lances de golo iminente. Nos dois primeiros Pedro Roma evitou o pior, defendendo remates do médio grego; no terceiro, voltou a defender um remate de Karagounis, depois de uma boa jogada, mas Derlei apareceu a recarregar com oportunismo na pequena área, abrindo o marcador e a contagem pessoal desde que foi contratado em Janeiro. A melhor resposta aos assobios, que voltou a ouvir aquando da apresentação das equipas.

A qualidade e o ritmo foram decrescendo até ao intervalo e o público apenas deu sinal de vida com os repentismos da vitamina Karagounis e do golo do Desportivo das Aves no Dragão! O lento apagamento do Benfica prosseguiu na segunda parte, ajudado pela quebra exibicional do dínamo grego e, principalmente, pelas notícias dos golos de Sporting e FC Porto.

Iniciou-se então um duplo duelo, de avançados contra guarda-redes: Miccoli contra Pedro Roma e Dame contra Quim. O senegalês remou quase de forma solitária contra a defesa benfiquista, mas não conseguiu marcar, tal como o mini bombardeiro, que falhou a despedida da Luz com um golo, que ele bem procurou.

A um quarto de hora do fim, Miccoli teve uma despedida de herói, retribuindo o carinho com aplausos e batendo com a mão direita no peito – no fim foi mesmo ao centro do relvado e ofereceu a camisola e os calções a uma das claques.
Deu lugar a Mantorras, o herói residente, que, desmarcado com muita classe por Katsouranis, fechou a época em beleza. Sem título nem segundo lugar, mas com o mínimo dever cumprido.

Noutros jogos . O quarto lugar acabou na posse do Sporting de Braga, isto apesar de o conjunto "arsenalista" ter cedido um empate a uma bola na recepção ao Nacional da Madeira. Os visitantes marcaram primeiro aos quatro minutos, através de Diego, respondendo o Braga por Wender, cinco minutos volvidos. Face a este desfecho, a equipa de Jorge Costa terminou um ponto à frente do Belenenses, mas as duas equipas já tinham garantido a presença na Taça UEFA.

Em Aveiro, e numa partida dramática, o Paços de Ferreira confirmou o sexto lugar e uma vaga na Taça UEFA, ao empatar a uma bola frente ao Beira-Mar, formação que em função deste resultado acompanhou o Aves na descida à segunda divisão. O Vitória de Setúbal salvou-se com uma vitória (1-2) no terreno da Naval, enquanto o União de Leiria vai disputar a Taça Intertoto depois de ter empatado (1-1) na Amadora.

Resultados da 30.ª Jornada da Liga Portuguesa - Bwin Liga (última)
FC Porto - Desportivo Aves, 4-1 (Adriano 26', Lisandro 52', 89', J. Ribeiro 59' p.b; Moreira 33')
Sporting - Belenenses, 4-0 (Liedson 9', Alecsandro 20', Yannick 89', Pereirinha 90')
Benfica - Académica, 2-0 (Derlei 11', Mantorras 81')
Estrela Amadora - União Leiria, 1-1 (Anselmo 59'; Slusarski 64')
Beira-Mar - Paços Ferreira, 1-1 (Vasco Matos 47'; Cristiano 8')
Naval - Vitória Setúbal, 1-2 (Elivelton 10'; Auri 18', Ayew 34')
Sp. Braga - Nacional, 1-1 (Wender 9'; Diego José 5')
Marítimo - Boavista, 1-2 (Arvid 47'; Grzelak 17' Linz 69')

Classificação final da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2006/2007
1 FC Porto 69 pontos (campeão - liga dos campeões)
2 Sporting 68 pontos (liga dos campeões)
3 Benfica 67 pontos (pré-eliminatória liga dos campeões)
4 Sp. Braga 50 pontos (taça UEFA)
5 Belenenses 49 pontos (taça UEFA)
6 Paços Ferreira 42 pontos (taça UFA)
7 União Leiria 41 pontos ( intertoto)
8 Nacional 39 pontos
9 Estrela Amadora 35 pontos
10 Boavista 35 pontos
11 Marítimo 32 pontos
12 Naval 32 pontos
13 Académica 26 pontos
14 V.Setúbal 24 pontos
15 Beira-Mar 23 pontos (liga de honra)
16 Desportivo Aves 22 pontos (liga de honra)

Vídeos

FC Porto 4-1 Desportivo Aves
Adriano 26'
Moreira 33'
Lisandro 52', 89'
J. Ribeiro 59' pb


Sporting 4-0 Belenenses
Liedson 9'
Alecsandro 20'
Yannick 89'
Pereirinha 90'


Benfica 2-0 Académica
Derlei 11'
Mantorras 81'


Beira-Mar 1-1 Paços Ferreira
Cristiano 8'
Vasco Matos 47'


Naval 1-2 Vitória Setúbal
Elivelton 10'
Auri 18'
Ayew 34'


Sp. Braga 1-1 Nacional
Wender 9'
Diego José 5'


Estrela Amadora 1-1 União Leiria
Anselmo 59'
Slusarski 64'


Fotos: AP + Reuters

Página Inicial

16 comentários:

  1. Parabéns a todo o grupo de trabalho do Futebol Clube do Porto.

    Foi linda a festa, e parabéns aos adeptos pelo apoio à equipa...

    Baía és grande!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Porto. Foram a equipa que ficou a frente com 1 ponto de vantagem do 2º e 2 pontos do 3º. por isso levaram o caneco .

    ResponderEliminar
  3. Campeonato ganho, campeonato sofrido.
    Fizemos uma primeira volta excelente em que quase não perdemos pontos, em Dezembro o campeonato tava meio ganho, entretanto meteu-se o natal, e voltamos com uma derrota contra o atlético que veio desde logo dar sinais que o porto nao vinha como foi. Começamos a perder pontos, mas a certa altura estabilizamos, nesta parte final começamos de novo a perder pontos e o campeonato ficou por uma unha. Ganhamos e quanto a mim ganhamos bem, tivemos em primeiro desde 1º jogo ( se contarmos a igualdade pontual, o facto de termos começado depois), acabamos por perder mais 14 pontos na 2º volta que na 1º ( segundo as minhas contas). Fizemos 65 golos (mais 11 que o ano passado em que o campeonato foi disputado a 34 jornadas ) , mais 11 que o Sporting e mais 10 que o Benfica, sofremos 20, mais 5 que o Sporting e tantos como o Benfica, tivemos a melhor diferença de golos, +6 que o Sporting e +10 que o Benfica. Vistos estes numeros acho que fomos justos vencedores.
    Destaco nesta conquista o Bosingwa e o Bruno Alves que se afirmaram como grandes valores, ao nível de selecção, destaco também o Anderson que quando esteve presente foi o líder dentro de campo, o quaresma que na falta do anderson foi ele o líder.
    Uma palavra também para o Sporting que fez uma excelente recuperação nesta parte final, e de equipa afastada do titulo passou para a mais seria ameaça, para o Belém que salta da 2º divisão para a Europa, parabéns ao jesus, ao Paços que fez um campeonato muito bom apenas perdendo com o Belem em casa, parabéns ao zé mota pela ida á Europa, e ao Vitoria aqui da minha cidade, que de clube acabado passa para clube da 1º divisão, espero que a direcção meta cabeça no lugar use a prata da casa e que tente equilibrar as finanças, porque o vitoria não pode acabar

    ResponderEliminar
  4. Só passei por aqui para dar os parabéns aos adeptos portistas aqui do desportugal(não são muitos) . No fim de contas foi um título merecido. Foram a equipa mais regular e que liderou o campeonato de princípio a fim.

    Só me parece que têm suficientes motivos para festejar a vossa vitória. Não têm qualquer necessidade de optar por festejar a derrota dos adversários. Só vos diminui

    ResponderEliminar
  5. Grande Benfica! A mostrar que podia ter ido mais longe não tivessem sido as lesões de praticamente todos os jogadores importantes. Só o Léo e o Petit é que escaparam.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns ao Porto, o Sporting também.

    Quanto a ti Benfica... AMO-TE !

    ResponderEliminar
  7. Bom jogo so SCP... ainda acreditei que era possivel, mas na 2ª parte tudo ficou resolvido para o Porto... paciencia...
    Agora ha taça e para o ano ha mais campeonato
    Champions League directo ja nao eh nada mau..
    Parabens Sporting pelo que batalhou e lutou para chegar ao titulo. E nunca mais esquecer que tivemos a 9 pontos do FCPorto ah 2 meses que chegamos a ficar so com 1..
    Espero que a equipa tecnica e jogadores se mantenham

    FORÇA SPORTING!!! ATE MORRER SPORTING ALEZ!!!

    ResponderEliminar
  8. Boa época do Sporting Parabéns

    Se o titulo fosse para vós, nao era de todo injusto...

    ResponderEliminar
  9. Parabéns ao Porto por ter conquistado o 1º,
    parabéns ao benfica por ter conquistado o 3º, o que lhe permite subir ao podium, mas, principalmente, parabéns ao Sporting, por ter conquistado o 2º, com um orçamento muito inferior ao do Benfica e que é muito menos que metade do do Porto.

    ResponderEliminar
  10. Pela vitória no campeonato.

    E quem ganha é um justo vencedor, o resto é conversa.

    Espero que para o ano o campeonato seja tão ou mais competitivo que este e que o Benfica apareça um pouco melhor.

    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  11. Os 3 grandes ganharam facilmente e todas as grandes conjecturas de resultados que se fizeram, foram por agua abaixo, inclusivé havia Benfiquistas a ter esperança :)
    Ainda houve um momento de stress, com o golo do Aves, mas cá no fundo sabia que o Porto ia cilindrar na 2ª parte.

    ResponderEliminar
  12. OBRIGADO VITÓRIA DE SETÚBAL .AGORA ARRANJEM ALGUÉM COM GUITA PARA SALVAR O GRANDE VITÓRIA E DEIXAR ESTAS SITUAÇÕES DE FALTA DE PAGAMENTOS QUE ENVERGONHAM TODOS .

    ResponderEliminar
  13. O Sporting mostrou mais uma vez que, ao longo deste campeonato, foi construindo uma bela EQUIPA onde se inclui um muito promissor grupo de jovens jogadores; em contrapartida, o Belensenses de hoje esteve muito aquém daquela equipa que 'renasceu' para a primeira liga, pela mão de Jorge Jesus - o Sporting fez deles uma equipa banal.

    PARABÉNS aos sportinguistas, pelo acesso directo à Champions. A próxima época promete!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns ao Porto por ter conquistado o 1º,
    parabéns ao benfica por ter conquistado o 3º, o que lhe permite subir ao podium, mas, principalmente, parabéns ao Sporting, por ter conquistado o 2º, com um orçamento muito inferior ao do Benfica e que é muito menos que metade do do Porto.

    ResponderEliminar
  15. Mais 1 para o Porto .

    Para o ano somos nós SLB !

    ResponderEliminar
  16. A verdade é que acho que o título foi bem entregue . O Porto apesar de ter oscildado nos primeiros meses do ano , teve sempre um futebol mais consistente , muito pelas mais opções que tem no seu plantel .

    o Sporting fez um campeonato bastante aceitável e mais uma vez mostra o que tem de melhor , a sua formação . O problema é que estão já a caminhar para 6 anos sem ganhar 1 campeonato..

    O Benfica é um caso dificil de entender . Jogadores feitos , alguns dos melhores craques , mas um plantel demasiado curto para quem tem fome de títulos . Apenas 12 ou 13 jogadores de nível e o resto , são jogadores para clubes com o Boavista , Amadora no máximo .

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas