segunda-feira, 14 de maio de 2007

Liga Portuguesa ( Bwin Liga) : 29 ª jornada - FC Porto , Sporting e Benfica deixam questão do título para a última jornada

Adriano salvou o FC Porto de uma derrocada de última-hora

Os três grandes , reservaram todas as emoções do desfecho desta presente edição da Liga Portuguesa para o último dia , e nós adeptos agradecemos a emoção , tal como já foi visível nesta penúltima jornada . O FC Porto escorregou em Paços de Ferreira, e chegou mesmo a perder a liderança do campeonato durante o encontro, empatando a uma bola. Sporting e Benfica venceram os seus jogos e aproximaram-se da liderança dos dragões, com o Sporting a estar apenas a um ponto do FC Porto e o Benfica a dois. Quanto à descida, nada ficou decidido, mas a Académica já está fora de perigo apesar caseira da derrota frente ao Sporting.

O FC Porto está a uma vitória de revalidar o título de campeão nacional.Empatou 1-1 em Paços de Ferreira e segurou a liderança – agora apenas com um ponto de vantagem , precisando de vencer o aflito Desp. Aves, no Dragão, na próxima semana para poder festejar. Com este empate, o Paços mantém o sonho de chegar à Taça UEFA.

O FC Porto entrou a dominar na Mata Real e, não fosse Geraldo, Adriano podia ter inaugurado o marcador logo aos 5’. Antes do quarto de hora, Lucho acertou no ferro, de fora da área, concluindo um contra-ataque conduzido por Anderson. Sem jogar bem, o FC Porto dominava.

José Mota fez regressar o lateral Antunes, após cumprir castigo, e em boa hora o fez, porque foi o jovem esquerdino a abrir o marcador no primeiro remate do Paços. O livre directo passou entre a barreira portista e Helton não teve hipóteses. Como o Sporting vencia em Coimbra, o Porto largava a liderança que mantinha desde o início da Liga.

O golo enervou o FC Porto que, apesar de ter muitos mágicos em campo, mostrava poucos truques para dobrar os aguerridos pacenses. Ainda antes do intervalo, Jesualdo trocou Paulo Assunção por Jorginho, passando Lucho para trinco.
Após o descanso, o Porto surgiu mais forte e melhor ficou com as substituições. Com Postiga reforçou o ataque e com Meireles equilibrou o meio-campo.

Quem subiu também muito de produção foi Bosingwa, incansável pela direita. O Paços de Ferreira limitava- se a defender e a tentar explorar o contra-ataque.
Mas era o Porto, debaixo de fortes cargas de água, quem mandava no jogo. Quaresma, finalmente, criava jogo e Postiga acertou no poste após um centro do ciganito.

A bola andava sempre por perto da baliza de Peçanha e o empate ameaçava surgir. E acabou por acontecer, por Adriano, que pôs fim a uma confusão na área pacense.
Com o empate, os dragões reassumiram o comando da Liga, um ponto à frente do Sporting, e ficaram a uma vitória de revalidar o título.
Na última ronda, na recepção ao Aves, o FC Porto só tem de cumprir a obrigação:vencer.

Sporting muito superior à Académica em Coimbra

Um golo a abrir e outro a fechar deram ao Sporting uma vitória por 2-0 sobre a Académica, um resultado que coloca os leões ainda com esperanças matemáticas em chegar ao primeiro lugar. Num relvado que nem estava muito mau, houve uma jogatana de futebol. E apesar da derrota, os estudantes também têm garantida a permanência.

Se George Michael tivesse ficado em Coimbra um pouco mais, quase teria visto o primeiro golo do Sporting. Tal como vem sendo hábito, os leões marcaram a abrir a partida. Desta vez, aos 4’, por Liedson, a aproveitar uma falha da defesa contrária, com Medeiros e Pedro Roma a ficarem mal na fotografia. Três minutos mais tarde, o guarda-redes dos estudantes defendeu um penálti de Liedson que ele próprio tinha provocado.

Com uma entrada tão negra, o esquema de três centrais de Manuel Machado deixou de fazer sentido. O treinador colocou o peso de Gyano no ataque e tirou o desastrado Medeiros. Os estudantes esticaram o jogo, mas quem fazia a festa eram os adeptos sportinguistas, sobretudo com o golo do Paços ao FC Porto. Nesta altura, os leões lideravam o campeonato...

O Sporting abrandou um pouco o ritmo e começou a explorar o contra-ataque. Nani e Yannick surgiram com perigo na área contrária, mas falharam no remate. Os estudantes cheiraram o empate num livre de Lino à trave e num cabeceamento de Kaká. Os últimos minutos da primeira parte foram frenéticos, com o Sporting a entrar neste jogo de aceleras. Valeu à Académica Pedro Roma para que Nani não fizesse o 2-0.

A histeria manteve-se após o intervalo. A Académica voltou a atirar uma bola à trave, desta vez por Dame, mas também o Sporting se pode queixar da pontaria de Miguel Veloso, que rematou ao poste. Este estado de dúvida foi-se esvanecendo à medida que o relógio corria. E acabou de vez com o golo de João Moutinho, mesmo em cima dos 90’.

Miccoli deixou Benfica ainda a pensar no

Quanto ao Benfica venceu o Vitória de Setúbal , no Bonfim, por 0-1 , e ainda pode sonhar com o título e com o segundo lugar que dá entrada directa na Liga dos Campeões. Mas entra na última jornada a depender de terceiros. Um golo de Miccoli mantém tudo em aberto até domingo.

Anderson regressou ao centro da defesa das águias. Sem Nuno Gomes e Simão, Derlei manteve-se a titular ao lado de Miccoli. Rui Costa tentou ser o maestro, com Petit, batalhador, a dar garra à equipa. Nos sadinos, a surpresa foi a ausência de Sandro. Carlos Cardoso apostou em três centrais, mas adiantou Hugo para segundo foi o principal motor de uma equipa que procurou discutir, como pôde, o jogo pelo jogo.

As diferenças de potencial das equipas eram evidentes. Mas a atitude dos sadinos equilibrou a partida. O Benfica era mais organizado, mas tinha menos intensidade. O Vitória era trapalhão, especialmente Hugo e Rui Dolores. Derlei foi um ninja amigo e manteve azia com os golos. Dois cabeceamentos por alto e um desperdício na cara de Milojevic confirmaram-no. No Vitória um grande lance de Varela, aos 6’, que passou David Luiz e Léo, mas falhou o remate final. O empate ao intervalo ajustava-se.

A segunda parte trouxe mais do mesmo ao jogo. O Benfica continuava organizado, o Vitória mantinha a atitude que deixava a partida de resultado incerto.
Derlei falhava. Fernando Santos perdeu a paciência, tirou o ninja e apostou em Mantorras. Passou a ser Miccoli o azarado de serviço. Por três vezes rematou mal para fora.
O Setúbal mantinha Quim em sentido, mas sem criar verdadeiro perigo.

Os adeptos encarnados desesperavam. Num contra-ataque, Miccoli fugiu pela esquerda, evitou Janício e rematou parao golo, beneficiando do desvio de Veríssimo. Os sadinos reagiram. Mas nem a entrada de Mbamba ajudou.

No que respeita à luta pelo sexto lugar, o último de acesso à Taça UEFA - Belenenses (2-0 ao Marítimo, no sábado) e Sporting de Braga (0-1) no Bessa, no mesmo dia) -, o Paços de Ferreira, que esteve a vencer o FC Porto (golo de Antunes, aos 21 minutos), manteve um ponto de vantagem sobre a União de Leiria (2-2 com a Naval).

Em Leiria, os forasteiros estiveram a vencer por 0-2, com tentos de Nei e Eliventon, mas o conjunto da casa chegou à igualdade, com golos de Cadú da Silva, ainda na primeira parte, e Paulo César, no início da segunda.

Na última ronda, a União de Leiria, que actua no reduto do Estrela da Amadora, precisa de fazer melhor do que o Paços de Ferreira, de visita à Aveiro.

Por seu lado, o Nacional (3-0 ao Beira-Mar, com golos de Ricardo Fernandes, Zé Vítor e Rodrigo) é oitavo, mas ainda pode chegar com o sexto lugar, precisando, para isso, de ganhar na Amadora, um desaire do Paços de Ferreira e que a União de Leiria não ganhe.

Em relação à manutenção, a Académica, apesar de derrotada, garantiu a permanência entre os "grandes", uma vez que os três últimos perderam os seus encontros.

Desta forma, o Desportivo das Aves (0-1 com o Estrela da Amadora, vencedor com um tento de Moses) manteve-se acima da "linha" de água", com 22 pontos, os mesmos do Beira-Mar e mais um em relação ao Vitória de Setúbal.

Na última ronda, o cenário parece mais favorável aos aveirenses, que recebem o Paços de Ferreira, enquanto o Aves joga no Dragão, com um FC Porto obrigado a ganhar, e o Setúbal visita a tranquila Naval.

Em caso de empate a três, salva-se o Beira-Mar e, se for entre o Desportivo das Aves e os aveirenses, prevalece a equipa de Neca.

Resultados da 29º jornada da Liga Portuguesa (Bwin Liga)
Belenenses - Marítimo, 2-0 Garcés 33', Dady 72' g.p.)
Boavista - Sporting de Braga, 0-1 (Wender 20')
Desportivo das Aves - Estrela da Amadora, 0-1 (Moses 16')
Vitória de Setúbal - Benfica, 0-1 (Miccoli 79')
União de Leiria - Naval, 2-2 (Cadu 45', Paulo César 49'; Nei 28', Elivelton 42')
Paços de Ferreira - FC Porto, 1-1 (Antunes 21'; Adriano 76')
Académica - Sporting, 0-2 (Liedson 4', Moutinho 89')
Nacional - Beira-Mar, 3-0 (Ricardo Fernandes 10'; Zé Vítor 25', Rodrigo 40')

Classificação
1 FC Porto 66 pontos
2 Sporting 65 pontos
3 Benfica 64 pontos
4 Belenenses 49 pontos
5 Sporting de Braga 49 pontos
6 Paços Ferreira 41 pontos
7 União Leiria 40 pontos
8 Nacional da Madeira 38 pontos
9 Estrela da Amadora 34 pontos
10 Marítimo 32 pontos
11 Naval 32 pontos
12 Boavista 32 pontos
13 Académica 26 pontos
14 Desportivo das Aves 22 pontos
15 Beira-Mar 22 pontos
16 Vitória de Setúbal 21 pontos

Vídeos

Paços de Ferreira 1-1 FC Porto
Antunes 21'
Adriano 76'


Académica 0-2 Sporting
Liedson 4'
Moutinho 89'


Vitória de Setúbal 0-1 Benfica
Miccoli 79'


Belenenses 2-0 Marítimo
Garcés 33'
Dady 72'



Boavista 0-1 Sporting de Braga
Wender 20'


União de Leiria 2-2 Naval
Nei 28'
Elivelton 42'
Cadu 45'
Paulo César 49'



Nacional 3-0 Beira-Mar
Ricardo Fernandes 10'
Zé Vítor 25'
Rodrigo 40'


Desportivo das Aves 0-1 Estrela da Amadora
Moses 16'


Fotos: Reuters + Mais Futebol

Página Inicial

8 comentários:

  1. Na minha opinião o Porto será campeão na próxima fim-de-semana, qualquer resultado que não a vitória frente ao Aves será uma catástrofe e terá repercusões.

    ResponderEliminar
  2. Se o Campeonato já ia quente, ainda mais em brasas ficou. O FCPorto tem apenas 1 ponto de vantagem sobre o segundo e 2 sobre o terceiro.

    ResponderEliminar
  3. Fica assim tudo adiado para a última jornada deste Campeonato...nivelado por cima, e não sei quem terá a tarefa mais difícil, se o FCPorto, se o Sporting. O Benfica sempre pode contar com uma facilidade da Académica, já que os estudantes têm a permanência garantida. Penso mesmo que o mais difícil será o FCPorto-Aves, já que o Desportivo terá que vencer para alimentar a esperança de se manter na I Liga. O Sporting-Belenenses não trará dificuldades aos leões, já que os de Belém estarão mais interessados na Final da Taça de Portugal, tendo já garantido o acesso á Uefa.

    ResponderEliminar
  4. Se o Sporting tivesse o Miccoli era campeão com mais de 10 pontos de avanço, é que com Nani;Djaló e AlecSandro ( para já não falar no Bueno) a falharem golos em catadupa não há equipa que aguente.

    Eu acredito . Força Sporting

    ResponderEliminar
  5. Este Benfica é precisamente a antítese do Sporting.

    Os "leões" entram a matar... resolvendo os jogos logo nos primeiros 5 minutos.

    O Benfica começa a dormir... vai acordando aos poucos... e quando começa a ver que o jogo está a acabar é que acelera o ritmo para ganhar!

    Nada de mais errado!!

    ResponderEliminar
  6. GIRO ERA O BENFICA GANHAR ..ISSO É QUE ERA .

    ResponderEliminar
  7. Acho que o Porto vai cilindrar o Aves que nem sequer foi capaz de vencer um Amadora tranquilo em casa, acho que Sporting e Benfica ou o Miccollifica tb vão vencer e vai tudo terminar tipo escadinha...1 pontinho cada um.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns às duas equipas. Grande jogo. Grande fim de campeonato. Assim vale a pena!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas