sexta-feira, 27 de abril de 2007

Taça Uefa : Resultados das Meias-Finais - 1 ª mão - Espanyol e Osasuna vencem Werder Bremen e Sevilha respectivamente (vídeos)

Espanyol goleou Bremen e está perto de marcar presença em Glasgow

A ideia de uma final da Taça UEFA 100% espanhola , ganhou esta noite muito mais força , depois da vitória categorica do Espanyol (3-0) sobre o único intruso à armada de "nuestros hermanos" , o Werder Bremen de Hugo Almeida e Diego .

Efectivamente , o carrasco do Benfica na eliminatória anterior, foi muito superior ao suposto favorito Werder Bremen e com aquele contra-ataque que bem vimos contra os encarnados , colocaram os alemães praticamente fora da final de Glasgow .

Talvez esses supostos favoritos (Benfica/Bremen) ainda não se tenham apercebido da força desta equipa , que se tem inspirado nos triunfos da época passada na Copa do Rei e numa final da UEFA nos anos 80 para vencer na Europa . No caso do empate na Luz frente ao Benfica (0-0) , que foi no dia 13 Março , coincidiu com o dia , onde um ano antes , tinham conquistado a Taça de Espanha frente ao Saragoça no Santiago Bernabéu .

Para este jogo com o Werder Bremen , a final perdida da Taça UEFA (1988) com o Bayer Leverkusen , serviu para cumprir uma vingança de 20 anos , frente a uma equipa alemã e o certo é que também resultou para já .

Nostalgias e supertições à parte , a exemplo do que fez ante o Benfica, o Espanyol conseguiu explanar um óptimo ''fio'' de jogo, começando por dar o meio campo ao adversário para depois ripostar com eficácia.

De cabeça, Moisés bateu Wiese, a meio da primeira parte, dando assim confiança ao clube azul-e-branco de Barcelona.
Como lhe competia o Werder Bremen reagiu mas o Espanyol continuava incisivo quando ensaiava o ataque e por muito pouco La Cruz e Riera não aumentaram.

A segunda parte não alterou a toada e aos 50 minutos Pandiani ampliou, também de cabeça e tal como o primeiro no seguimento de livre de canto.
Tudo corria mal para o Werder Bremen, que via o seu guarda-redes Wieses ser expulso, aos 58 minutos, pelo que foi já Reinke quem sofreu o 3-0, aos 86, em contra-ataque finalizado por Corominas .

Em Pamplona o Osasuna foi mais forte e mais rápido que o Sevilha, notoriamente cansado nesta fase do campeonato, mas só conseguiu chegar ao 1-0. Segundos na Liga espanhola, os sevilhanos continuam a ser favoritos, mas terão de jogar melhor no seu campo para anular a vantagem conseguida com o golo de Soldado.

Bem tentou o Sevilha servir os seus temíveis avançados Kanouté, Adriano e Luiz Fabiano, mas sem sucesso. Jogando simples e rápido, o Osasuna construía mais ocasiões mas teria de esperar pelo minuto 55 para ver, finalmente, o marcador a seu favor.

O Osasuna ganhou um livre na direita e ao primeiro poste Soldado conseguiu antecipar-se à defesa adversária e fazer o golo.

O mesmo Soldado e Lopez, que enviou a bola ao poste, bem tentaram depois ampliar a marca.
Num jogo ''endiabrado'', a vantagem acaba por ser escassa para o Osasuna e abre todas as perspectivas para a segunda parte da eliminatória, em Sevilha.

O árbitro holandês Eric Braambaar (o mesmo que arbitrou o Espanyol-Benfica) teve de ser substituído no jogo, depois de se lesionar numa perna, aos 65 minutos. Os últimos 25 foram apitados pelo quarto árbitro, Pieter Vink.

O Sevilha continua bem lançado na defesa do título de 2005/2006 e agora só terá de anular o golo de Soldado (55), o que parece perfeitamente possível.

Espanyol 3-0 Werder Bremen (1/2 finais da Taça UEFA)
Hurtado 19´
Pandiani 50´
Corominas 86´




Osasuna 1-0 Sevilha (1/2 finais da Taça UEFA)
Soldado 55´


Foto: AP

Página Inicial

5 comentários:

  1. Nao esperava a vitoria contundente do Espanyol

    Em relaçao ao outro jogo o Osasuna acabou por ser prejudicado pela lesao do arbitro, o Sevilha conseguiu "encontrar-se" após isso, e ai o jogo que tava controlado equilibrou.

    ResponderEliminar
  2. Este resultado só vem sublinhar que o 3-2 conseguido lá pelo Benfica não foi tão mau quanto quiseram fazer parecer. O Espanhol é forte em casa. Vergonhoso foi o 0-0 na segunda mão, equipa que ambiciona à conquista final não se pode dar ao luxo de não ganhar em casa.

    ResponderEliminar
  3. Seria uma final entre dois modestos clubes, o que provaria que no futebol o sonho existe, qualquer um pode ganhar.
    É uma prova de "2ªclasse"?
    Admitamos que sim, mas quem não gostaria de estar no lugar deles?

    ResponderEliminar
  4. Há que reconhcer que este Espanhol está a fazer uma grande campanha na Uefa!

    Ainda não perdeu nenhum jogo desde o início da competição!

    E este 3-0 (surpreendente) deixa antever uma final 100% espanhola.

    ResponderEliminar
  5. o Espanyol é uma excelente equipa, com muita organização táctica, e com 2 ou 3 jogadores que desiquilibram...para mim são eles que vão ganhar e merecem.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas