quinta-feira, 29 de março de 2007

Portugal empata 1-1 na Sérvia e ascende ao 2º lugar (vídeo)

Tiago marcou um golão na Sérvia

A Selecção Nacional colocou-se em boa posição na corrida ao Euro 2008, ao empatar na Sérvia, o principal adversário do Grupo A, por 1-1. Portugal é agora segundo, com 11 pontos, em igualdade com o adversário de ontem e a Finlândia, e a cinco da Polónia (mais um jogo). Mas irá ainda defrontar estes adversários em casa.

Portugal apresentou-se em Belgrado com várias novidades. A começar pelo equipamento, todo branco com números dourados e meias verdes. Scolari surpreendeu ao deixar Quaresma de fora depois da excelente exibição de sábado com os belgas. Jogou Simão e não se pode dizer que tenha jogado mal.

O “Marakana” parecia um inferno antes da partida. Os adeptos sérvios assobiaram o hino português, mas tiveram de engolir o gesto inusitado , quando Tiago deu uma grande chapelada a Stojkovic e colocou Portugal em vantagem. Foi o primeiro golo de Tiago pela selecção portuguesa e que golão e um início de uma exibição das melhores desde que alinha pelas quinas .

Os sérvios espicaçaram-se com a desvantagem. Insistiram pelo flanco direito, massacrando Paulo Ferreira. Foi desse lado que tiveram uma mão-cheia de cantos, quase todos marcados com perigo. Ia valendo Ricardo e os centrais para manter o resultado. Mas o cântaro acabou por partir-se aos 37’, quando Jankovic fugiu a Moutinho e cabeceou para o empate. Um resultado que se justificava, embora Portugal já tivesse tido oportunidades.
Simão chegou a sofrer penálti de Stankovic aos 34’, mas o árbitro não marcou, naquele que foi o maior erro de uma exibição “caseira”.

A segunda parte foi bem diferente. Portugal encolheu o espaço entre a defesa e o meio campo e controlou o jogo. A Sérvia não ameaçou Ricardo e acabou por ser a Selecção a ter as melhores oportunidades. Tiago, Moutinho e Ronaldo obrigaram Stojkovic a sujar os calções.

Scolari segurou o empate. Quaresma entrou para os últimos 10 minutos, só depois de Raul Meireles. O ciganito trouxe as trivelas, inconsequentes.
O empate serve a Portugal, a vitória era melhor. E não era tão difícil pelo que se viu . Apesar de não ser excelente, vem de encontro aos objectivos de Scolari que passam por não perder nos jogos fora de casa .

Resultados do Grupo A
Azerbaijão - Finlândia, 1-0 (Izmamaliev, 83)
Polónia - Arménia, 1-0 (Zurawski, 26m)
Sérvia - Portugal, 1-1 (Tiago, 5m ,Jankovic, 36m)

Classificação
1.º Polónia (16 pts/7 jogos)
2.º Portugal (11/6)
3.º Sérvia (11/6)
4.º Finlândia (11/6)
5.º Bélgica (7/6)
6.º Cazaquistão (5/6)
7.º Azerbaijão (4/6)
8.º Arménia (1/5)

Vídeos


Sérvia 1-1 Portugal
Tiago 5'
Jankovic 37


Golos


Foto: AP

Página Inicial

7 comentários:

  1. Podia ter sido melhor, era perfeitamente possivel vencer a Sérvia. Pouca ambição do scolari nas substituições, mas pelo menos garantiu o 2º lugar, para já....

    o calendário está claramente a nosso favor já que as seleções que estão na disputa connosco ainda têm que vir todas a portugal, esperemos que Portugal vença os jogos em casa, e tb(pelo menos) o azerbejão, arménia e cazaquistão fora, assim dificilmente não ficaremos num dos 2 primeiros lugares.


    Só outra coisa, os jogadores sairam directamente das camas e foram disputar o jogo ? aquilo parecia um pijama crl !!

    e de meias verdes ficava mesmo mal

    ResponderEliminar
  2. As contas são feitas no final e acho que vamos ser apurados. Os jogos mais dificeis já foram jogados fora, agora é ter cuidado com as deslocações ao Azerbeijão e Casaquistão. De resto é ganhar os jogos todos em Portugal e temos o apuramento

    ResponderEliminar
  3. Enfim, tinhamos condições para sair de lá com os 3 pontos mas infelizmente, tal não sucedeu. Começamos bem, com um golo madrugador que poderia impulsionar a equipa na procura dos golos que garantissem a tranquilidade e os 3 pontos mas aconteceu precisamente o contrário, já que deixamos a Sérvia crescer e criar lances de perigo e portanto, o golo justificou-se e já se previa.
    Na 2ª parte assumimos o controlo do jogo e criamos lances de perigo mas o guarda-redes da Sérvia revelou-se intransponível.
    É um resultado aceitável que nos coloca no 2º lugar ex aequo com a Sérvia e a Finlândia. O apuramento é obrigatório e creio que será conseguido.

    ResponderEliminar
  4. Na prática o resultado é bom. Empatar fora contra o que no início do apuramento era o nosso maior adversário não é mau. Ainda para mais tendo em conta o ambiente que se faz sentir naquele estádio e a motivação com que jogaram os sérvios. Mas fica-se com o mesmo sentimento que se ficou quando há dois anos empatámos em Bratislava contra a Eslováquia. O potencial desta selecção é muito superior ao da Sérvia. O seleccionador preferiu não arriscar e preferiu o pragmatismo e quem sou eu para o criticar? Desta forma conseguimos o apuramento para o mundial.

    Apesar de tudo o resultado é injusto. A primeira parte foi repartida e a Sérvia entrou muito forte, mas estabilizámos na segunda metade da primeira parte. Na segunda parte só deu Portugal, a Sérvia não teve nenhuma situação de perigo enquanto que nós tivemos uma mão cheia delas. A qualidade de passe do nosso meio campo é perfeitamente capaz de tomar conta de qualquer jogo e na segunda parte fez o que quis dos sérvios.

    Tivemos foi duas falhas que nos impediram de chegar à vitória: uma foi a inconsistência defensiva, especialmente pelos flancos, especificamente o Paulo Ferreira não conseguir ganhar nenhum lance defensivo e o Miguel abusar da falta, e nos cantos, onde temos um problema sério. Depois foi a incapacidade de criar jogo interior para o ponta de lança. O idiota vai culpar no Nuno Gomes, aliás vai-se culpar tudo o que for fisicamente possível culpar no Nuno Gomes, mas o que é facto é que o Ronaldo não joga em equipa e o Moutinho e o Tiago metem bolas no Ronaldo e não no ponta de lança. Falta Deco é certo, mas é um problema recorrente aí. Apesar disso, Simão foi o único a tentar fazê-lo e acabou por fazer uma boa exibição. A melhor em campo.

    ResponderEliminar
  5. Do ponto de vista do apuramento: Bom resultado!

    Do ponto de vista de quem conhece o valor da Selecção: Mau resultado! Podíamos ter feito um pouco mais para tentar a vtória, mas quando do banco vem a mensagem de que 'assim tá bom', há que aceitar.

    Estar no Euro'2008 é o mais importante...

    ResponderEliminar
  6. Portugal perde porque SCOLARI quer,Quaresma devia pelo menos ter entrado mais cedo,nao se percebe a entrada do Meireles(jogar para o empante).Já para não falar que a amélia (nuno gomes) anda-se a arrastar pelo campo,devia ter colocado Hugo Almeida.Enfim, la vai o Chocolari dizer o "empati foí muito bom"LOL

    Deviamos ter ganho,mas uma vez Scolari a jogar po empate...

    Tiago melhor em campo!

    ResponderEliminar
  7. Boa 1ª parte de grande futebol de ambas as partes. A 2ª parte prometia mt ao inicio de parte de Portugal, mas fomos descendo o ritmo de jogo devido ah falta do golo que nos poderia dar os 3 pontos. Mas o empate fora já nao eh mau. Continuamos na luta. Força PORTUGAL!!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas