sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Michel Platini - O Novo Senhor do Futebol Europeu

Platini - novo Presidente da UEFA

Foi com alguma surpresa , que o francês Michel Platini , venceu as eleições para a presidência da UEFA e afastou Lennart Johansson do cargo , que dominou nos últimos 17 anos .

Para poder ascender ao topo máximo do futebol europeu , Platini , de 51 anos, sujeitou-se à eleição dos representantes das 52 federações filiadas e venceu com 27 votos a favor , contra os 23 , de Lennart Johansson, registando-se ainda dois votos nulos.

Michel Platini , parece "talhado" para o sucesso no futebol e depois de uma carreira ao mais alto nível , como futebolista , onde alinhou com grande destaque na Juventus , conquistando a Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1985, a Taça dos Vencedores de Taças, em 1984 (na final de Basileia, frente ao FC Porto) e a SuperTaça Europeia do mesmo ano, assim como vários títulos em Itália, tendo sido o melhor marcador do campeonato italiano em 1983, 1984 e 1985 e ao mesmo tempo era considerado o melhor jogador europeu .

A nível da selecção, Platini viveu também dias de glória, tendo levado a França ao título de campeã europeia em 1984 , que decorreu no seu país e ficando na nossa memória , a derrota no célebre França 3-2 Portugal , onde nos marcou um golo perto dos 120 minutos . (vídeo em baixo)
Participou ainda , em três fases finais do Mundial (1978, 1982 e 1986) e somou, entre 1976 e 1987, 72 internacionalizações pela França (49 das quais como capitão), detendo ainda o recorde de 41 golos marcados pelos "bleus".

Após ter pendurado as chuteiras, Michel Platini treinou a selecção francesa entre 1988 e 1992, antes de iniciar um percurso ligado à gestão do futebol e à política, tendo sido vice-presidente do Comité Organizativo do Mundial de 1998, que decorreu em França , num Mundial , conquistado pelos gauleses .
Platini era actualmente, membro do Comité Executivo da UEFA e representante europeu no Comité Executivo da FIFA desde 2002, sendo ainda presidente do Comité de Desenvolvimento Técnico da FIFA e vice-presidente da Federação Francesa de Futebol.

Uma das políticas avançadas por Platini , nesta campanha , é a alteração ao modelo da Liga dos Campeões . Segundo o francês , deseja ver as equipas dos países de menor expressão , envolvidas na competição máxima de clubes e para isso , vai avançar para 2009 , à restrição de um máximo de 3 clubes por país . Esta medida vai afectar principalmente , as principais Ligas Europeias (Inglaterra , Espanha e Itália ) , mas resta saber se haverá consenso .

Lennart Johansson , também não pode ser esquecido , porque foi ele quem revolucionou toda a estrutura do futebol europeu , criando a actual Champions League , a mais prestigiante e lucrativa competição de clubes a nível mundial,

Outras das boas novas , foi a notícia , que o futebol português , vai ter em Gilberto Madaíl , um lugar para membro do Comité Executivo da UEFA . Esta nomeação , implicará directamente , o actual Presidente da Federação de Futebol Português , nos grandes centros de decisão do futebol europeu .

Vídeo de alguns excelentes momentos de Platini


Vídeo da "maldade" de Platini a Portugal no Euro-84



Foto: AP

Página Inicial

5 comentários:

  1. Ainda bem que ganhou. Pode ser qua agora as novas tecnologias entrem no futebol e se acabe com a aldabrice das arbitragens .

    ResponderEliminar
  2. Penso que a medida e limitar o número de equipas do mesmo país na Liga dos Campeões , vem trazer um certo equilibrio na prova. Para alem disso, penso que poderá evitar o eventual confronto na final de equipas do mesmo pais, como aconteceu ha 4 anos com a juve e o milan ou o Real-Valencia .

    ResponderEliminar
  3. Grande homem, grande presidente, nem o facto de ser Francês estraga!!!

    Finalmente o futebol vai ter oportunidade de evoluir, finalmente o futebol vai ser mais equilibrado.

    O actual formato deixava os ricos mais ricos e os pobres mais pobres.
    As suas ideias para as competições podem vir equilibrar as coisas no plano financeiro para os paises mais fracos.

    apoiado, siga pá frente Platini. Traz nas novas tecnologias, Futebol não se pode manter sempre na escuridão!

    Siga!!!

    ResponderEliminar
  4. Espero que seja o princípio de uma mudança que o futebol Europeu tanto precisa! Parabéns pelo Blog está muito bom. Se pudessem colocar imagens dos golos do campeonato nacional de futebol seria espectacular!

    http://passarinhos-fritos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelo teu elogio acrca do blog . Quanto às imagens dos jogos da nossa Liga ...tem sido uma regra aqui no desportugal e não vai faltar .

    S estiveres interessado em ver os resumos dos jogos c/vídeos , basta ires à categoria de noticias deste blogue (lado direito ) e clicares na Liga Bwin .

    Abraço

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas