quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Liga Bwin : 15º jornada (Vídeo)

FC Porto - campeão da primeira volta da Bwin Liga 2006/2007

A Liga Portuguesa chegou ao final da primeira volta com o térmio da 15 º jornada e temos de destacar desde já , a excelente prestação do FC Porto que tem dominado por absoluto um campeonato , onde cada vez mais se acentua a supremacia das 3 "equipas grandes" , com o Sp. Braga a consolidar-se como a quarta força do nosso futebol .

Se analisarmos a tabela classificativa nesta altura , poderemos reparti-la em três blocos e facilmente chegaremos à conclusão de quais serão os objectivos das 16 equipas presentes .

Começando pelo apuramento do campeão , o FC Porto leva uma vantagem de 7 e 8 pontos respectivamente sobre Sporting e Benfica . Uma diferença demonstrada , por uma regularidade exemplar e onde apenas uma derrota (Braga) e um empate (Sporting) foram barreiras para não atingir o máximo de 45 pontos .

Tanto Sporting , como Benfica , têm neste momento uma pequeníssima margem de manobra , adivinhando-se tarefa complicada para alcançar o campeão nacional no topo da classificação . Concerteza os meses de Janeiro e Fevereiro serão cruciais , porque ambos terão oportunidade de reencontrar os dragões e vencer o máximo de pontos em disputa .

Esta ideia também só terá algum significado caso Sporting e Benfica não percam mais pontos até ao dito confronto . O FC Porto , claro , poderá ter os seus deslizes , mas ao analisarmos a primeira volta verificamos a supremacia quase total dos dragões e são poucas as equipas com argumentos para se baterem com os azuis e brancos , uma tónica mais acentuada esta época em relação às duas últimas . Eu prevejo mesmo que caso Sporting ou Benfica percam mais de 5 pontos nesta 2º volta terão compremetido o triunfo no campeonato , a não ser que se verifique a revolução das equipas mais pequenas e que estas passem a "bater o pé " aos grandes com mais regularidade , facto que foi raríssimo nos últimos 4 meses .

Na segunda parte da tabela seguem -se as equipas que lutam por objectivos europeus e aí , o destaque ou surpresa chama-se Naval 1º de Maio , que chega ao mês de Janeiro no 5º lugar , com menos 2 pontos do que o Sporting de Braga (4º lugar) .

Os figueirenses eram apontados no início da época, como uma das formações candidatas à descida de divisão e são nesta altura uma equipa estável , estando somente a 6 pontos da manutenção , o que me leva a acreditar que poderão atingir o sonho europeu caso mantenham a regularidade evidenciada .

Pelo mesmo caminho mas com objectivos delineados , Maritímo , União de Leiria e Nacional travarão a luta pelas vagas europeias . Outra equipa que traçou essa meta no principio da época foi o Boavista , mas uma irregularidade gritante depois de um início prometedor , poderá levar a equipa do Bessa a ficar de fora mais uma vez da Europa .

Por fim temos as equipas , que lutam pela descida , que para já estão identificadas e serão os sofredores desta época . Desportivo das Aves , Beira-Mar , Vitória de Setúbal e talvez a Académica , terão a àrdua tarefa de fugir à Liga de Honra .

Sobre esta última jornada , pouco ou nada a acrescentar . Futebol impróprio para consumo , poucos golos (10) e ausência de público . Salvou-se o último jogo , entre a Académica e o Benfica , a provar que o futebol pode ser diferente , quando todos os intervenientes quiserem .

- Levando a cabo , a iniciatitiva de eleger os melhores da décima quinta jornada , eis a votação do Blog Desportugal :

Melhor jogo da 15º jornada : Académica 0-2 Benfica

Melhor jogador da 15º jornada : Mário Sérgio (Naval 1º de Maio) e Léo (Benfica)

Melhor golo da 15º jornada : Luiz Carlos (Paços de Ferreira) e Léo (Benfica)

ps. esta escolha passará a ser semanal e na abordagem às jornadas da Liga Portuguesa (2º feira)
Resultados da 15º jornada da Liga Portuguesa
Boavista - Marítimo, 1-1 (Kasmierczak 48'; Marcinho 21')
Nacional - Sp. Braga, 0-0
Belenenses - Sporting, 0-0
P. Ferreira - Beira-Mar, 1-0 (Luiz Carlos 79')
U. Leiria - E. Amadora, 0-0
V. Setúbal - Naval, 0-3 (Fajardo 10', Nei 49', Mário Sérgio 83')
Aves - FC Porto, 0-2 (Lucho González 9', Quaresma 92')
Académica - Benfica, 0-2 (Ricardo Rocha 2', Léo 89')

Classificação
1 º F.C. Porto - 40 pontos
2 º Sporting - 33 pontos
3 º Benfica - 32 pontos
4 º Sp. Braga - 25 pontos
5 º Naval - 23 pontos
6 º Marítimo - 23 pontos
7 º U. Leiria - 22 pontos
8 º Nacional - 21 pontos
9 º P. Ferreira - 21 pontos
10 º Belenenses - 21 pontos
11 º Boavista - 17 pontos
12 º E. Amadora - 16 pontos
13 º Académica - 13 pontos
14 º V. Setúbal - 9 pontos
15 º Beira Mar - 8 pontos
16 º D. Aves - 8 pontos

Vídeo dos jogos e golos da 15º jornada da Liga Portuguesa


Outros artigos :
Liga Portuguesa (Notícias e Vídeos)

Página Inicial



Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas