terça-feira, 14 de novembro de 2006

Kapa O Pango : o mitíco ritual dos All Blacks (vídeo)

O mitíco ritual dos All Blacks : Haka




















A Selecção de Raguebi da Nova Zelândia é uma das melhores equipas do Mundo. Mais conhecidos como All Blacks ( Todos Pretos) , tiveram este apelido , tudo por culpa de um artigo britânico , que se referia ao movimento de avanço sistemático da equipa como all backs (todos na retaguarda). Esta expressão foi mal entendida e tornou-se All Blacks (que faz alusão ao equipamento ) de hoje em dia.

O raguebi é o desporto principal da Nova Zelândia, e ser convocado para selecção dos All Blacks é uma grande honra para os jogadores daquele País .

Os All Blacks realizam, antes de cada jogo , a mitíca Haka , uma dança Maori de intimidação.
Até 2005 a Haka apresentada pela equipa , era a Ka Mate. Antes da Taça das Três Nações de Agosto de 2005 , num amigável com a África do Sul, os neo-zelandeses apresentaram, a Tana Umaga , uma nova Haka, a Kapa o Pango, que foi criada para retratar a aparência contemporânea da Nova Zelândia, em particular, a influência da cultura Pólinésia do Pacífico Sul .

A nova Haka , só é apresentada em ocasiões especiais e não substitui a Ka Mate.
Kapa o Pango é uma fonte de controvérsias, especialmente na parte em que os neo-zelandeses põem a unha sobre o pescoço com o punho fechado e a arrastam, insinuando a morte por degolação. Apesar disso, os adversários dos All Blacks nunca se queixaram da Haka, ao contrário da imprensa , que tem sido muito feroz com estes manifestos da selecção do Pacífico Sul .

Vejam estes dois vídeos , uma experiência única e tradicional de uma equipa , que se exprime pela sua sinistra dança e que é respeitada por todos os jogadores e adeptos de todo o Mundo .


Kapa o Pango - All Blacks na Àfrica do Sul

Fonte : wikipedia (algumas partes )

Página Inicial

3 comentários:

  1. Este ritual tem um um certo espectáculo dificil de igualar .

    Tá demais .

    Força Blacks .

    ResponderEliminar
  2. Lembram-se no anuncio do Wisky , no final os escoses levantam o kit e toma lá morangos e o blacks ficam todos parvos a olhar .

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas