sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Jorge Costa diz adeus aos relvados

Jorge Costa a levantar a Taça da Liga dos Campeões com Baía














O carismático defesa internacional português , Jorge Costa anunciou o fim da sua carreira como futebolista aos 35 anos , depois de um percurso invejável no FC Porto e Selecção Nacional .
Quer se goste ou não , o " Bicho" como era tratado carinhosamente pelos seus colegas , pela sua entrega e dedicação em campo , deixa o futebol português mais pobre , embora já tivesse rumado na última época ao campeonato belga , concretamente ao Standard de Liége .

Jorge Costa que cedo começou a mostrar dotes de um grande defesa central , deu os primeros passos no Penafiel , onde viria a rumar ao FC Porto ainda muito novo . Seguiu-se um empréstimo ao Marítimo, onde deixou a sua marca e a sua boa prestação chamou a atenção dos dragões , que o integraram definitivamente no plantel dos azuis e brancos na época seguinte .

Pelo meio ficou a sua primeira grande vitória internacional (1991) . No caso no Campeonato do Mundo Sub 20 em Lisboa e no Estádio da Luz , num Portugal - Brasil , em que conquistámos a taça , perante 127 mil pessoas e eu por acaso, até fui testemunha no meio daquela multidão , numa tarde-noite inesquecível .

Depois seguiu-se anos dourados para Jorge Costa e para o FC Porto com a conquista do pentacampeonato , inédito no futebol português . E mais uma vez ao serviço de Portugal consegue um brilharete , a Selecção Nacional atinge os quartos-de-final do Euro-2006 e recomeça a surgir no panorama europeu e mundial .

Em 2000 , novo Europeu de futebol e Portugal pratica do melhor futebol no torneio , com Jorge Costa e Fernando Couto a portarem-se como a melhor dupla de centrais da prova . A Selecção Nacional acabaria por cair injustamente aos pès da França no célebre penalti de Abel Xavier .

Na estreia do nº 2 , com Portugal no Campeonato do Mundo na Coreia-Japão , foi sem dúvida a maior desilusão de uma selecção , apelidada de "geração de Ouro" e nem da primeira fase passaríamos , o que levou o " Bicho" a abandonar as cores lusas .

Jorge Costa tinha então 32 anos e já ninguém acreditaria , que conseguiria ter grandes conquistas . Pelo menos no plano internacional . Errado , depois de um desentendimento com Octávio Machado foi jogar para o Charlton da Primeira Liga Inglesa e quando regressou na época seguinte tinha José Mourinho no comando do FC Porto e o que se seguiu , foi quase irreal para um clube português nestes tempos que correm. Conquistou a Taça Uefa em 2003 frente ao Celtic e em 2004 foram jogar a final da Liga dos Campeões à Alemanha , perante o Mónaco e venceram por 3-0 e o direito de Jorge Costa levantar a mitíca Taça .

Para terminar em grande o seu longo palmarés pessoal , conquistou em 2005 a Taça Intercontinental . Agora segundo palavras de Jorge Costa , a ideia será dentro de dois anos reaparecer , mas para treinar um clube .

Fica aqui um vídeo das conquistas do FC Porto e Jorge Costa na Taça Uefa e Champions League , já que não encontrei vídeos biográficos em relação a ele .


Página Inicial

8 comentários:

  1. Adeus a um grande futebolista .

    Nunca te esqueceremos Bicho !

    ResponderEliminar
  2. Merecia de facto uma despedida bem melhor, mas como não foi possivel, resta-me agradececer por tudo o que nos deste!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado por tudo Bicho.
    Obrigado por teres mostrado a toda a gente o que é jogar com amor à camisola tanto no FCP como na SN .

    ResponderEliminar
  4. Apesar de dar porrada com fartura, Muitos Parabéns pela carreira e tudo de melhor pela frente.

    ResponderEliminar
  5. Um dos meus jogadores preferidos de sempre. Um dos jogadores que mais me marcou. É para mim um dos melhores centrais da ultima decada.

    Como adepto de futebol é um dia que me entristece algo.

    ResponderEliminar
  6. Cada vez que me lembro da cara dele na sala de imprensa depois de levar a cabeçada do weah, farto-me de rir. aquela carinho de santo..... dava porrada com fartura e depois nunca era nada com ele, e como tinha a protecçao dos arbitros. so peca por tardia esta despedida..

    Adeus

    ResponderEliminar
  7. Adeus jorge, um grande capitão, sempre raçudo e comandante. Espero que venha a ter um cargo no Porto, é um nome que ficará na historia do clube.

    ResponderEliminar
  8. Para mim é difícil encontrar alguém melhor que o Jorge Costa, nunca um jogador defendeu um clube mais do que ele e felizmente o Sr. Pinto Da Costa graças ao seu egocêntrismo tem conseguido afastar do clube todos aqueles que lhe possam fazer sombra. Como adepto de futebol sinto-me triste (atenção que eu sou benfiquista) de ver um jogador com o historial do Jorge Costa no FCP terminar assim a carreira. Um clube como o Porto só teria a ganhar em glorificar quem tanto fez pelo clube, mas não, praticamente são todos escorraçados para a valeta, depois queixam-se dos Eusébios, Colunas, Chalanas, dos cinco violinos, do Morais, etc. O que será que vai acontecer ao Vitor Baía?!?!
    De realçar ainda que o Jorge Costa foi um dos converteu uma das grandes penalidades que deu a Portugal o Mundial de Sub-20 em 1991. Alguém se lembra como ele marcou? Eu nunca me esqueci...

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas