quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Portugal empata 1-1 com Filândia no arranque da fase de qualificação do Euro-2008 (Vídeo)



















A Selecção Nacional conseguiu o objectivo de Scolari , ao empatar a uma bola em Helsínquia frente à Filândia , no primeiro jogo da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2008 , que se realizará na Àustria e Suíça .

O Seleccionador Nacional que na véspera apareceu com um discurso muito cauteloso , devido a equipa das quinas não estar na melhor forma , previa grandes dificuldades em pontuar e um empate seria muito bom .

Com tantas ausências de peso, como Jorge Andrade, Fernando Meira, Miguel, Maniche e Simão Sabrosa, Scolari apostou em Marco Caneira para o lado direito da defesa, enquanto Ricardo Costa alinhou no centro e Nuno Valente na esquerda. Deco, que havia falhado o amigável frente à Dinamarca, regressou ao seu lugar de "maestro" no meio-campo, ao passo que o jovem Nani se manteve no "onze", fruto da boa exibição que assinou no encontro anterior. Do lado da Finlândia, o destaque ia por inteiro para o veterano Jari Litmanen, ainda capaz de decidir um jogo.

A Selecção portuguesa entrou determinada e ciente da necessidade de controlar as operações a meio-campo, mas a verdade é que essa estratégia quase caiu por terra no espaço de dois minutos (6 e 7), quando a equipa da casa dispôs de outras tantas oportunidades para facturar. Uma por Litmanen , que ainda mexe e Hyypia , a cabecear para uma excelente defesa de Ricardo.

Estes dois avisos pareceram não surtir efeito na equipa portuguesa, que acabou mesmo por permitir o golo ao adversário, estavam decorridos 22 minutos. Kolkka escapou-se pelo lado esquerdo e cruzou atrasado para o remate imparável de Johansson, naquele que foi um castigo para a equipa portuguesa, até então incapaz de explanar o seu futebol.

No entanto, o golo da Filândia acordou Portugal , com Cristiano Ronaldo a dar o mote para a inversão do rumo do encontro, fruto dos três remates perigosos que assinou no espaço de cinco minutos.
Apesar de ter encostado a Finlândia às cordas, Portugal apenas logrou chegar ao empate a três minutos do intervalo. Deco tirou mais um truque da sua cartola e isolou Nuno Gomes com um passe delicioso, sendo que o avançado do Benfica não perdoou frente a Jaaskelainen e restabeleceu a igualdade.

O 25º golo de Nuno Gomes pela selecção das quinas abriu caminho a uma segunda parte repleta de emoção e de incerteza no desfecho final.
E foi Portugal quem regressou dos balneários com mais vontade de chegar à vitória, com o ascendente a resultar de sucessivas trocas de bola que deixaram os jogadores finlandeses à beira de um ataque de nervos. Contudo, a equipa portuguesa sofreu um rude golpe aos 53 minutos, quando Ricardo Costa viu o segundo cartão amarelo da partida, devido a uma entrada por trás sobre Johansson. Em inferioridade numérica, Scolari não tardou a restabelecer o seu quarteto defensivo, trocando Nani (bela exibição) por Ricardo Rocha.

Com menos um jogador , o jogo ofensivo de Portugal caiu muito e a Filândia apostava no jogo directo , o que acabou por facilitar as nossas acções defensivas .
Porém, à medida que o cronómetro foi avançando, a selecção portuguesa começou a acusar algum cansaço e a recuar muito no terreno, dando azo a um derradeiro assalto por parte dos escandinavos. O golo dos anfitriões esteve muito perto de acontecer aos 74 minutos, com Litmanen a cobrar mais um livre e a colocar a bola na cabeça de Hyypia, cujo disparo ainda deu a sensação de golo.

Com este empate Portugal assegura um ponto e a sensação que o resultado acaba nem por ser mau , face ao íncio de temporada e a falta de jogadores chave .
Portugal volta a jogar no dia 10 de Outubro, no Bessa frente ao Azerbaijão, enquanto a Finlândia, que lidera o grupo A , com quatro pontos, viaja nesse mesmo dia até à Arménia.

Classificação do Grupo A
1º Finlândia - 2 jogos - 4 pontos
2º Sérvia - 2 jogos - 4 pontos
3º Bélgica - 2 jogos - 4 pontos
4º Cazaquistão - 2 jogos - 2 pontos
5º Portugal - 1 jogo 1 1 ponto
6º Azerbaijão - 2 jogos - 1 ponto
7º Polónia - 2 jogos - 1 ponto
8º Arménia 1 jogo - 0 pontos

Vídeo do jogo Filândia 1-1 Portugal (Euro 2008)


Outros artigos :
Resultados dos jogos (6 Setembro/2006 - Vídeos)

6 comentários:

  1. Acho que foi um bom resultado, por outro porque acho que podíamos ter ganho.

    O jogo começou difícil mas, a partir do golo do Nuno Gomes (excelente jogada e finalização), tomámos conta dele. E na 2ª parte não tenho dúvidas que daríamos a volta completa ao jogo, mas houve um indivíduo que teve o azar de lhe ter gripado o seu único neurónio e a coisa tornou a complicar-se.

    Foi a exibição possível tendo em conta todas as contrariedades e foi um bom resultado na lógica do apuramento para o Euro.

    ResponderEliminar
  2. Apesar de tudo, foi um resultado razoável, dadas as circunstâncias.
    Penso que o Nani ainda não tem maturidade suficiente para ser já titular, espero que o Simão esteja em boa forma no próximo jogo da selecção. O Nani é muito bom, mas também muito precipitado... mal tinha a bola no pé, era logo chuto à baliza.
    A selecção, no seu todo, nunca esteve muito bem, o Costinha não tapou como é seu costume, o Deco ainda está muito lento, o Nuno Gomes não conseguiu criar espaços, o Caneira muito inseguro...

    Fazem falta o Miguel, o Andrade e o Meira, o Simão e...o Figo.

    ResponderEliminar
  3. Apesar de não gostar nada, tenho de admitir que o Scolari tinha e tem razão... um empate é mto bom tendo em conta as circunstâncias! Uma defesa de cáca como aquela, que nunca jogou junta, só sofrer um golo é mto bom! Putos vindos sem saber bem como, conseguirem aguentar o barco com menos um, é mto bom. Se pensarmos que é normal perder jogos fora contra estas equipas, um empate é mto bom. Tendo em conta o equilibrio que há no futebol hoje em dia, empatar fora contra um rival directo no apuramento é mto bom.

    Em teoria n gosto de outro resultado que n seja a vitória... mas na prática, e tendo em conta as circunstâncias, foi um bom resultado!

    ResponderEliminar
  4. Acabou por ser um bom resultado dadas as circunstâncias. Se o R Costa não tem sido expulso não tenho dúvidas que teríamos ganho o jogo com maior ou menor dificuldade. Tivemos o azar de ter um árbitro muito caseiro, que dava cartões conforme os protestos dos finlandeses, mas aos quais nos temos de habituar porque ganhámos muita fama neste mundial.

    ResponderEliminar
  5. Um bom resultado tendo em conta aquilo que pedia Scolari, mas Portugal podia ter feito mais para sair da Finlândia com uma vitória...

    Mas sabendo-se das ausências no grupo de trabalho para este jogo, pode ser um ponto importante frente a uma das equipas mais fortes do grupo.

    Da exibição portuguesa, a defesa esteve mais uma vez muito intranquila e os elementos que actuaram no meio-campo não estão ainda a um bom nível físico.

    Por isso com as entradas de Miguel, Jorge Andrade e Maniche no onze vamos certamente melhorar mais, sendo que Quaresma e Simão vão também acrescentar mais qualidade ao ataque.

    ResponderEliminar
  6. Eu cá só digo que este resultado é bom se nos qualificarmos para o Europeu. A Finlândia também não é uma selecção qualquer. São daquelas selecções que, embora não sendo das melhores, roubam pontos aos melhores.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas