quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Calcanhar de Nuno Gomes garante empate 1-1 com Àustria de Viena



















O Benfica ficou mais perto de garantir um lugar na fase de grupos da Champions League, depois do empate a uma bola registado no terreno do Àustria de Viena, em partida relativa à primeira mão da terceira pré-eliminatória.

O jogo foi pachorrento e a exibição do Benfica foi mais uma vez cizenta , embora a equipa tivesse demostrado maior consistência defensiva e o golo obtido foi um autêntico oasis nesta deslocação à Austria .

Impossibilitado de utilizar jogadores influentes como Simão Sabrosa, Alcides, Léo e Miccoli, Fernando Santos apostou em Quim para a baliza, ao mesmo tempo que viu Katsouranis recuperar a tempo de um pequeno toque sofrido no dia anterior. Manu e Paulo Jorge também foram titulares, com Rui Costa a tentar municiar o homem mais avançado da equipa "encarnada", Nuno Gomes.

O Áustria de Viena não se deixou impressionar pelo nome e favoritismo das àguias, tendo protagonizado uma entrada de rompante na partida, com o objectivo de marcar cedo. O primeiro remate com algum perigo surgiu logo no segundo minuto do encontro e pertenceu ao defesa-esquerdo dos campeões austríacos, Papac, mas o esférico saiu por cima da barra. Contudo, o Benfica começou paulatinamente a equilibrar a contenda, fazendo prevalecer o seu superior toque de bola, exemplificado na perfeição por Rui Costa.

E foi mesmo o talentoso médio que deu início à brilhante jogada que viria a resultar no golo "encarnado", naquela que foi a primeira ocasião em que a equipa portuguesa logrou chegar com perigo ao último reduto do Áustria. O camisola 10 endossou a bola a Katsouranis e este solicitou a desmarcação de Paulo Jorge na direita, com o extremo a cruzar para o coração da área, onde apareceu Nuno Gomes a tocar de calcanhar para o fundo das redes.
O lance de antologia fez lembrar um outro que também teve lugar neste mesmo Estádio Ernst Happel e até na mesma baliza , quando Madjer abriu caminho à vitória do FC Porto na final da Taça dos Campeões Europeus.

O tento deu início a um período em que o Benfica dominou a seu bel-prazer as operações, perante um Áustria que acusou em demasia o toque. No entanto, e quando nada o fazia prever, a formação da casa conseguiu chegar ao empate aos 36 minutos, por intermédio do seu capitão de equipa. Lasnik cobrou um livre para o segundo poste, onde surgiu o lateral Troyanski a ganhar nas alturas e a cabecear a bola para a entrada da área. Blanchard estava no sítio certo, livre de marcação, e não se fez rogado, desferindo um pontapé rasteiro que não deu hipóteses a Quim , que não viu a bola partir .

Quase se podia dizer , que estava tudo dito , tirando um lançe aos 76 minutos, em que Rui Costa descobriu Paulo Jorge na esquerda e este cruzou para o remate de pé direito do recém-entrado Marco Ferreira. Porém, o extremo acertou mal na bola e esta saiu muito por cima.

Apesar da falta de pontaria, é o Benfica que aborda em vantagem o jogo da segunda mão, agendado para o dia 23 de Agosto, no Estádio da Luz e sinceramente têm tudo para vencer ou mesmo golear este fraco adversário e juntarem-se a FC Porto e Sporting.

Vídeo do golo de Nuno Gomes ( Àustria de Viena 1-1 Benfica )



Outros artigos relacionados :Tb na barra lateral direita do blog em categoria de notícias)
Liga dos Campeões 2006/2007 (Notícias e Vídeos)

Página Inicial

2 comentários:

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas