segunda-feira, 5 de junho de 2006

Holanda Campeã Europeia de Sub 21

A Holanda tornou-se Campeã da Europa do Campeonato da Europa de Sub-21, isto pela primeira vez , após derrotar na final a Ucrânia, por 3 a 0.Huntelaar bisou na partida disputada no Estádio Bessa XXI, cabendo a Hofs selar o histórico triunfo "laranja".

O jogo foi presenciado por muito público no Bessa e em grande maioria ucranianos , mas que viram a sua equipa sofrer o primeiro golo , logo aos 11 minutos. Hofs efectuou um cruzamento do lado direito, com Yarmash a falhar por completo o tempo de salto e a deixar isolado Huntelaar. O avançado não se fez rogado e, depois de parar o esférico no peito, bateu Pyatov com um disparo de pé direito.

A Ucrânia reagiu , mas a sorte não estava do lado deles e dispuseram de duas soberanas oportunidades para restabelecer a igualdade. Primeiro foi Dmytro Chygrynskiy quem acertou no poste aos 14 minutos, na sequência de um cabeceamento após livre na esquerda de Godin, antes de o mesmo Godin ver o seu livre directo embater no ferro da baliza holandesa, estavam decorridos 23 minutos. No entanto, os lances de bola parada eram mesmo a única forma que a formação de Leste encontrava para se aproximar com perigo do último reduto holandês.

Sempre mais rápida sobre a bola e fazendo uso da sua superioridade táctica e técnica, a equipa holandesa dominou o encontro a seu prazer e ainda viu o adversário oferecer-lhe o segundo golo antes do intervalo. Yatsenko desviou a bola com a mão, impedindo que o cruzamento da direita chegasse ao inevitável Huntelaar. Chamado a cobrar o castigo máximo, o ponta-de-lança do Ajax não perdoou e fez o 2-0 aos 43 minutos, lançando uma enorme onda de desilusão nos inúmeros adeptos ucranianos .

Na 2 º parte , bem mais pressionantes e acutilantes, os ucranianos começaram a criar outras dificuldades a uma surpreendida Holanda, sendo que Feschuk lançou o primeiro aviso aos 53 minutos, mas o seu disparo errou o alvo. Castelen ainda respondeu pela Holanda na jogada seguinte, mas a verdade é que o domínio das operações pertencia agora à Ucrânia.Com o guardião holandês, a viver uma noite de grande inspiração, negou por completo as investidas dos avançados da equipa de leste .

Porém, as últimas esperanças de a Ucrânia ainda poder discutir o troféu caíram por terra aos 76 minutos, quando o capitão Yatsenko viu o segundo cartão amarelo e correspondente vermelho por uma falta sobre Hofs. O mesmo Hofs ainda acertou na barra aos 88 minutos, antes de estabelecer o resultado final já em tempo de descontos, quando passou pelo seu marcador directo em habilidade e "fuzilou" Pyatov com o pé direito, iniciando os festejos em tom de laranja.

Em tom de despedida fica o consolo pela excelente organização deste torneio e a desilusão da selecção portuguesa não ter feito muito mais .

Fotos do jogo (IOL)

3 comentários:

  1. A Holanda mereceu e bem esta vitória.
    Têm uma equipa fabulosa e de ataque.
    Gostei muito .

    ResponderEliminar
  2. Bem ganho , mas a Ucrania merecia pelo menos 1 golito .

    ResponderEliminar
  3. Eu bem gostava de ver aquele n-9 (Huntelaar) da Holanda no meu Sporting .

    Grande jogador .

    Parabéns à organização e à Holanda.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas