segunda-feira, 29 de maio de 2006

Sub 21 de Portugal eliminados do seu Europeu !













A Selecção Nacional , despediu-se ontem do Campeonato da Europa de Sub-21, apesar de ter batido a Alemanha, por 1-0, em partida relativa à última jornada do Grupo A.
A selecção portuguesa, que precisava de vencer por três golos de diferença, terminou no quarto e último lugar, enquanto os alemães também foram para casa .França e Sérvia e Montenegro seguem para as meias-finais .

Como já tinha acontecido da primeira para a segunda jornada, Agostinho Oliveira mudou meia equipa para o embate com os germânicos. Os lesionados Bruno Vale e Hugo Almeida ficaram afastados da grande decisão, ao passo que Filipe Oliveira, o suspenso Semedo e Diogo Valente também foram preteridos, entrando no "onze" Daniel Fernandes, Nélson, Rolando, Nuno Morais, Custódio (este uma estreia absoluta na prova) e João Moutinho.

Arrepiado e motivado pelo apoio inicial do público que até aqui ainda não se tinha visto, Portugal desde muito cedo revelou apetite insaciável pela baliza adversária. E apesar de alguma atrapalhação inerente ao desejo de chegar o mais rápido possível ao golo, a verdade é que os anfitriões lançaram o primeiro aviso logo aos seis minutos. Manuel Fernandes aproveitou uma bola perdida à entrada da grande área germânica e desferiu um remate em jeito com o pé direito, obrigando o guardião Michael Rensing a uma defesa para canto. A cerebral equipa alemã apenas tentava o ataque pela certa, mas quando o fazia punha quase sempre a nu algumas das fragilidades defensivas do seu adversário.

O maestro dos germânicos, Polanski, viu o seu remate de pé esquerdo ser detido por Daniel Fernandes aos 14 minutos, três antes de Nando Rafael quase surpreender o guardião português com um "chapéu" do meio-campo. O espectro do que havia acontecido nos dois encontros anteriores começou a pairar nos adeptos e jogadores portugueses, mas um assomo de brio permitiu recuperar o controlo da partida, muito por culpa da irreverência de Varela na frente de ataque. Quaresma também começou a aparecer mais, sendo que o extremo do FC Porto não ficou muito longe do golo aos 30 minutos, quando rematou ligeiramente ao lado do poste. A resposta alemã surgiu logo de seguida, com Hilbert a acertar nas malhas laterais na sequência de um disparo de longe.

O intervalo chegou com a mesma rapidez com que se diluiam as esperanças portuguesas de lutar pelo apuramento, embora com a particularidade da melhor oportunidade antes do descanso ter pertencido à Alemanha, que viu Nando Rafael rematar com muito perigo por cima da barra, depois de escapar ao seu marcador directo. Ciente de que nada tinha a perder, Agostinho Oliveira deixou Manuel Fernandes nos balneários e juntou Lourenço a Varela na frente de ataque, numa tentativa de encostar o adversário às cordas. Contudo, a intenção não passou disso mesmo, com a desinspiração e falta de ideias a falarem mais alto do que a vontade de vencer.
Polanski abriu as hostilidades com um disparo que obrigou Daniel Fernandes a uma defesa atenta, instantes antes de Portugal gizar uma das raras jogadas de entendimento da etapa complementar. Varela descobriu bem Lourenço no interior da área alemã, mas o passe atrasado do avançado foi interceptado numa altura em que o golo português parecia finalmente possível. O lance teve o condão de acordar momentamente os anfitriões, que poderiam ter feito bem melhor aos 57 e 59 minutos, quando Quaresma rematou à figura de Rensing e Raul Meireles cabeceou ligeiramente ao lado. Mais tarde, aos 64 minutos, foi a vez de Varela dar a sensação de golo, ao cabecear a rasar o poste.

O mesmo Varela pensou que tinha conquistado uma grande penalidade ao minuto 69, mas o árbitro da partida considerou que o guardião alemão não fez falta passível para o castigo máximo. No entanto, o desalento e a falta de forças da equipa portuguesa eram já bem evidentes, perante uma Alemanha que sabia perfeitamente que o empate era sinónimo de enorme festa, em função da vitória da França frente à Sérvia e Montenegro, em Braga. Outra nota de destaque foi para um lance que envolveu Quaresma e Rensing, com os dois jogadores a verem o cartão amarelo e o guarda-redes a ser obrigado a sair, devido a lesão numa mão.


















E quando já se jogava o tempo de compensação, Nani protagonizou uma incursão pela esquerda e cruzou para o remate espectacular de João Moutinho, com o médio do Sporting a conseguir finalmente o que a equipa portuguesa havia procurado durante 270 minutos: um golo. Apesar de Portugal ainda ter desperdiçado duas ocasiões para voltar a facturar, era já demasiado tarde. Valeu a vitória.
No final foi o desepero de ambas as equipas , com o público português a demostrar grande categoria e apoio incondicional às cores lusas .

Vídeo do golo de João Moutinho ( Portugal 1-0 Alemanha)

4 comentários:

  1. Obrigado Sub-21!!! Obrigado publico de Guimarães, pelo exemplo de Patriotismo que deram a portugal inteiro.

    ResponderEliminar
  2. Paciencia fica para a proxima.MUITOS PARABENS AQUELA BELA MASSA HUMANA QUE NUNCA DEIXOU DE APOIAR A SELEÇÂO. FORÇA PORTUGAL

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez Portugal entrou como campeão antecipado, e saiu como desilução. Só espero que o mesmo não se repita com a Selecção A, ou vamos mais uma vez sofrer uma grande desilução. Estou curioso para ouvir o assumir de responsabilidades pelo Scorali, afinal de contaS, foi ele que disse que era o responsável máximo da selecção SUB-21. Ou era só no caso de Portugal sair vitorioso? Espero para ver!

    ResponderEliminar
  4. 3 JOGOS . 3 PÉSSIMOS JOGOS .

    AFINAL DE CONTAS A EUROPA E O MUNDO NÃO SÃO APENAS PORTUGAL E EM TODO O LADO EXISTE GRANDES EQUIPAS E SELECÇÕES .

    FICOU PROVADO QUE SOMOS DEMASIADO ARROGANTES , QUANDO NUNCA GANHÁMOS NADA NA VIDA !

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas