sexta-feira, 26 de maio de 2006

Finalmente ! Rui Costa Apresentado Oficialmente no Benfica












Finalmente passados 12 anos de ter deixado o Benfica , Rui Costa voltou a vestir a camisola encarnada e a deixar os muitos presentes na Luz , completamente eufóricos .

Hoje a catedral está mais bonita. " Bem-vindo Rui Costa". A mensagem inscrita numa das tarjas dos adeptos que se deslocaram à Luz confirmava o que se conhecia. Passaram-se doze anos, mas a atmosfera especial que envolve a relação entre os benfiquistas e o jogador mantém-se. E o facto levou ontem cerca de três mil simpatizantes a receberem o "maestro" num clima de verdadeira euforia.
O jogador agradeceu emocionado, prometeu ser o "mesmo de sempre" e até já "coordenou" o primeiro voo da águia "Vitória".

Momentos antes, em plena sala de imprensa, num tom mais formal, Rui Costa assegurou estar a viver um dia muito especial. "Estou emocionado, contente, satisfeito e espero poder conceder semelhante alegria aos benfiquistas. Volto com a mesma paixão e entusiasmo que tinha há 12 anos", afirmou o atleta. Acompanhado por Luís Filipe Vieira, José Veiga e Fernando Santos, o futebolista, de 34 anos, sustentou abertamente que ainda tem muito para dar. "Jamais entraria nesta casa se sentisse que não estava em condições de o fazer. Todavia, nunca me senti um salvador e não o serei certamente. Vou ser apenas mais um a ajudar a equipa".

A vontade de regressar ao Benfica foi sempre mais forte que o desejo de tornar a casa. Sinal evidente dessa hierarquização é o facto de ter aceite o compromisso com a SAD sem conhecer a verba que seria inserida no seu contrato. "O dinheiro não deixa de ser importante para ninguém, mas existem prioridades. A minha passava por voltar a jogar no Benfica e pagar a dívida pelo amor que o clube me deu ",











Embora regresse a um espaço que sempre o privilegiou, Rui Costa afirmou que a sua escolha representa um risco. "É um desafio que aceito conscientemente. Seria mais cómodo não dar este passo, sabendo o carinho que as pessoas neste clube têm por mim. Sinto que posso ajudar lá dentro, por isso esta é uma escolha de paixão, mas também de profissionalismo", acentuou.

De momento, o "fantasista" desconhece se voltará a alinhar com o número 10 - entregue a Karagounis - ou se exibirá a braçadeira de capitão. No seu entender, um conjunto de privilégios que desvaloriza. "Se assinei um contrato em branco, é porque essas questões não me preocupam. Desde que me dêem uma camisola, está tudo bem", referiu.

O tema da entrega da liderança continuará a ser decidido segundo as regras do clube. A garantia foi concedida pelo próprio Fernando Santos que enfatizou a tese de que Rui Costa será apenas mais "um" na equipa."Houve um conjunto de pedidos e ele também manifestou uma enorme vontade. Por outro lado, sabe que terá a responsabilidade de demonstrar o seu nível pois encontra-se no pleno recurso das suas capacidades", sublinhou o técnico dos encarnados sobre o primeiro reforço dos encarnados.















Dados e Curriculo:

Rui Manuel César Costa nasceu em Lisboa a 29/03/71. (34 anos )

Entrou na Luz aos 9 anos e percorreu todos os escalões do Benfica. No primeiro ano de sénior é cedido ao Fafe, mas volta no final da época, depois de conquistar o título mundial de sub-20.

Nas três temporadas de águia ao peito vence o Campeonato e a Taça de Portugal. A Fiorentina paga 1,2 milhões de contos pelo seu passe em 1994.

No emblema "viola" ganha a Taça e a Supertaça. Em 2001, o AC Milan coloca-o no topo das transferências do futebol internacional ao despender cerca de 85 milhões de liras.

Os cinco anos nos "rossoneri" concedem-lhe tempo para vencer os títulos mais importantes Liga dos Campeões, Supertaça Europeia e Taça de Itália (2003), Liga e Supertaça de Itália (2004).

No plano individual, a estrela de Rui Costa no emblema italiano perdeu brilho com a chegada de Kaká. O regresso a Portugal é equacionado em 2004, mas o "sonho" dos benfiquistas teria de esperar mais dois anos . Aos 34 anos, Rui Costa rubricou um vínculo até Junho de 2007 que admite outra temporada de opção.

Vídeo da Compilação dos melhores golos e jogadas de Rui Costa ( 5 minutos )



Página Inicial

14 comentários:

  1. Hoje foi dos dias mais esperados da minha vida enquanto benfiquista .
    Obrigado Rui por seres tão grande como o estádio da Luz !

    ResponderEliminar
  2. Foi com GRANDE orgulho que fiz parte do lote dos 3.000 que estiveram hoje no Estádio da Luz a gritar o nome do Maestro... RUI COSTA!

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que o Rui Costa é uma mais valia para o campeonato Português.

    É um jogador de prestígio mundial que ainda tem alguma coisa a dar no futebol.
    Acabado? Não me parece...
    Primeiro ocupa uma posição no terreno em que o esforço físico não é tão fulcral como num lateral ou um extremo.
    Segundo, esteve 12 anos a jogar num dos países onde há melhor preparação fisica nos atletas.
    Terceiro, consegue compensar com experiência e classe o que eventualmente lhe falte em pulmões.
    O Rui Costa é um jogador que pode ser importantíssimo, tanto nas quatro linhas como nos balneários. Sente o clube de uma forma apaixonada, sincera... jogadores desses são sempre uma mais valia.

    ResponderEliminar
  4. Hoje é + 1 grande dia p/ o Glorioso SLB!Ter o Maestro Rui de volta á casa dele é sem duvida 1 alegria enorme, a mistica vai-se fazer sentir outra vez, o balneário os adeptos agradecem..Quantos Rui Costas há por aí?? Eu nao me recordo de + nenhum..1 Homem com H bem grande, com 1 enorme coração, c/ imensa paixão (coisa rara nos homems de hoje), mta humildade, simplicidade e categoria..é praticamenrte 1 modelo p/ a Sociedade, p/ a juventude.Os seus passes e remates hao-de encantar!!SLB

    ResponderEliminar
  5. Bem- vindo Rui!!!!És um grande jogador.. e todos os bons jogadores fazem falta ao nosso campeonato.Espero que encantes o nosso futebol com a tua magia (excepto contra o meu Sporting).Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  6. Se te chamam "velho" o q havemos chamar ao Cafú, Costacurta, Maldini... ao pé deles és um jovem! Podes ñ ter a velocidade de outros tempos mas ainda sabes tratar bola mto bem e sabes coloca-la onde queres. Muitas felicidades p nosso Benfica!!

    ResponderEliminar
  7. Sou simpatizante do Sporting, mas fico satisfeito por ver o Rui Costa voltar ao Benfica, porque fazia falta ao futebol português a categoria desse jogador. Estou a dizer isto do fundo do coração porque foi um jogador que sempre admirei. Um grande profissional. Felicidades Rui

    ResponderEliminar
  8. É de homens como este que o futebol português está a precisar. Rui Costa, és GRANDE!!!

    ResponderEliminar
  9. Sei que Rui Costa já tem 34 anos, sei que ainda pode dar muito ao SLB, e sei que ele não vai ser o salvador do SLB, aliás como o próprio disse, mas não sei porque sinto tanta alegria por este regresso, parece um dia de festa!

    ResponderEliminar
  10. O Bom filho á casa volta!! felicidades...só tenho pena de n ter sido a 2 ou 3 anos atras!

    ResponderEliminar
  11. Finalmente grande maestro!!!! k sejas muito feliz e k nos faças felizes também...FORÇA GRANDE RUI COSTA!!!

    ResponderEliminar
  12. es muito grande rui costa obrigado por nos dar esta alegria

    ResponderEliminar
  13. É mesmo dia de festa, o nosso menino que agora é um homem regressou e com ele a mistica do ultimo grande benfica campeão!! A braçadeira de capitão já naquele braço. Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  14. Grande Rui Costa . És o Melhor centro campista das últimas decadas .
    ÉS GRANDE !

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas