domingo, 9 de abril de 2006

FC Porto vence Sporting em Alvalade por 0 a 1 e tem luz verde para o título nacional













O FC Porto deu um passo de gigante rumo à conquista da Liga Portuguesa , depois de ter vencido esta noite em Alvalade , a arrebentar pelas costuras , com mais de 50 mil adeptos , o Sporting, por 1-0. Numa partida em que as duas equipas terminaram com dez jogadores , em virtude das expulsões de Sá Pinto e Bosingwa, acabou por ser Jorginho a decidir o encontro, aos 85 minutos.
Com esta vitória o Porto interrompeu a sequência de 10 vitórias consecutivas dos leoninos , e assim alarga a sua vantagem para 5 pontos para o Sporting.

Com a equipa do Sporting a apresentar o seu melhor "onze", onde o destaque ia para a dupla de ataque formada pelos brasileiros Liedson e Deivid, as grandes surpresas estavam reservadas para o FC Porto.
Co Adriaanse procedeu a duas alterações, apostando em Jorginho e Lisandro López, enquanto Benni McCarthy não teve, desta vez, a companhia de Adriano, que foi relegado para o banco de suplentes.

A primeira parte proporcionou um bom espectáculo de futebol, com as duas equipas a repartirem o comando das operações. Os "dragões" entraram melhor na partida, mas o Sporting não tardou a a equilibrar a contenda. Nuns primeiros 45 minutos em que as oportunidades de golo foram pouco mais do que uma miragem, e o jogo foi muito repartido a meio campo , o lance de maior perigo pertenceu aos "leões", por intermédio de João Moutinho, que viu o seu remate rasteiro ser defendido por Helton , que jogou no lugar de Vitor Baía .

A segunda parte continuou a revelar um grande equilíbrio entre as duas equipas e um ainda maior nervosismo nos jogadores em campo, que iam acumulando cartões amarelos.
O cenário manteve-se até aos 62 minutos, altura em que Ricardo Sá Pinto recebeu ordem de expulsão, após ver o segundo amarelo por uma entrada dura sobre Paulo Assunção. No entanto, a vantagem numérica do FC Porto durou apenas cinco minutos, já que Bosingwa foi admoestado por duas vezes no espaço de dois minutos e também foi mais cedo para os balneários. Curiosamente, o lateral portista tinha instantes antes estado na origem do lance de maior perigo da sua equipa, ao cruzar para o desvio venenoso de cabeça de Jorginho, valendo a intervenção de Ricardo.
O Sporting pareceu motivar-se com a expulsão de Bosingwa e partiu para um período de algum ascendente, sem, contudo, conseguir criar lances de perigo para a baliza "azul-e-branca". Ciente de que o empate servia perfeitamente os seus interesses, o FC Porto passou a gerir o resultado, mas sempre espreitando uma aberta no último reduto leonino. O técnico da equipa da casa, Paulo Bento, ainda tentou tudo com a entrada do avançado espanhol Koke, mas acabou por pagar bem caro o seu arrojo pouco depois, aos 85 minutos.
Adriano desmarcou primorosamente Jorginho, que bateu Ricardo com um remate que levou a bola a embater na trave antes de se anichar no fundo das redes, sentenciando o encontro e, provavelmente, o título nacional.

Fica aqui ao facto para Jorginho ser um verdadeiro quebra cabeças para o Sporting , já que mesmo quando alinhava no Vitória de Setúbal , tinha o hábito de marcar aos leões .

Em conclusão , houve muita emoção e incerteza no resultado final , mas não foi um bom jogo, muito disputado a meio campo, e onde a equipa mais eficaz saiu vencedora .
O Sporting lutou muito , mas penso que abusou um pouco do seu jogo directo , que acabou por beneficar quem defendia , e Liedson acabou por ser pressa fácil para Pepe e Pedro Emanuel .

O FC Porto lidera agora com 69 pontos, mais cinco do que o Sporting, quando faltam apenas quatro jornadas para o fim do campeonato , e o Benfica caso venca o Marítimo , ficará a 2 pontos do Sporting e complicar a entrada directa na Liga dos Campeões por parte dos verdes e brancos .

Vídeo do jogo Sporting 0-1 FC Porto ( golo de Jorginho )


31 comentários:

  1. Foi um jogo que não sendo um grande jogo de futebol, foi interessante, foi um jogo muito equilibrado, o Sporting procurou o golo e esteve bem na primeira parte, mas não chegou a ser decidido no jogo ofensivo, tirando a soberana ocasião do João Moutinho, que devia ter marcado, o FC Porto defendeu extremamente bem durante os 90 minutos, dou nota máxima ao PEPE, que fez uma exibição consistente, não deu espaços a Liedson. Na segunda parte, penso que o Porto começou a apostar mais no ataque, e teve 3 ocasiões de golo soberanas, um cruzamento-remate de R. Meireles, um cabeceamento perigoso de McCarthy para boa defesa do Ricardo, e claro está, o golo de Jorginho, que não vacilou no momento certo, o Sporting só através de bolas paradas e contra-ataques lá conseguiu criar lances de perigo, e por isso dou os parabéns ao FC Porto que acabou por ser um justo vencedor da partida. Dou nota menos pelas faltas mal marcadas e o excesso na mostragem de cartloinas amarelas. Não opino sobre as expulsões. Agora é continuar a acreditar no título, ainda que seja quase impossível, mas é acreditar que é possivel enquanto for possivel, e se não for venha de lá o 2º lugar.

    Saudações leoninas!

    ResponderEliminar
  2. Hoje apetece saborear esta vitória. O Porto comprou um bilhete para o título frente a um Sporting menos eficaz a jogar em sua própria casa.

    Agora é tempo de festejar, jogar os próximos jogos e poder gritar de alegria. Sou portista de Lisboa, com muito orgulho de ser portista.

    Allez Porto Allez!

    ResponderEliminar
  3. lindo... foi pena os cartões exagerados do arbitro e as canalhices do quaresma terem manchado o já de si fraco jogo...
    Bora rumo ao título e porque não a dobradinha...
    O orgulho da Invicta somos nós

    ResponderEliminar
  4. epá...!!!!
    nem tenho palavras para esta desilusão.

    Vamos Sporting Moral

    ResponderEliminar
  5. É muita triste mesmo um gajo ser verde. Dois anos seguidos com a lei do “quase”. O ano passado quase ganharam a Taça UEFA, quase ganharam o campeonato, este ano praticamente nem participaram nas competições europeias, quase chegaram à final da Taça Portugal, e quase que chegavam ao 1º lugar, a juntar a isto, o clube está quase na falência….

    ResponderEliminar
  6. Faço uma pergunta a todos os sportinguistas que me possam responder acham que o 2ºlugar está garantido??

    ResponderEliminar
  7. E voces arriscam-se a aprender connosco, essa do quase.
    QUASE VENDERAM 300.000 KITS.
    QUASE GANHARAM A TACA DE PORTUGAL.
    QUASE APANHAVAM O SEGUNDO LUGAR.
    QUASE ERAM CAMPEOES EUROPEUS.
    QUASE FICARAM TANTOS ANOS SEM GANHAR O CAMPEONATO COMO NOS QUE NAO TIVEMOS DE O COMPRAR.
    ENFIM...ESTAO QUASE A APRENDER!
    JA SO FALTA O QUASE!!!

    ResponderEliminar
  8. Este ano já não dá .
    Para o Ano e se o Paulo Bento manter esta equipa , poderemos estar em todas as frentes .
    Força Sporting

    ResponderEliminar
  9. Num jogo em que o FCP foi SEMPRE mais equipa.......ficou provado o que já dizia à 2 meses.....

    Este SCP não me convence......e não tem futebol para ganhar a este FCP.

    Individualidades que já pensam em colectivo.........e temos mais uma grande equipa de futebol! Mesmo sem Quaresma (que devia ter ido mais cedo para a rua) este Porto mostrou ser a melhor equipa do campeonato.

    Uma palavra para o Paulo Bento: é tão dificil vestir a pele de bom perdedor como a de ter um penteado normal.....

    Agora......todos.....


    PORTOOOOOOOOOOO


    PORTTOOOOOOOO

    PORTTTOOOOOOOOOOOOOO


    Até amanhã.....vou abrir mais uma garrafa de champagne!

    ResponderEliminar
  10. O jogo foi fraco. Parabéns ao Porto que tentou ganhar e conseguiu. Foi ligeiramente melhor que o sporting. Ou melhor, o Sporting devia ter feito um pouco mais, mas a verdade é que faltou músculo no meio-campo.
    "Não passa nada". Perderam e mais nada. Continuou a achar que os putos são muito bons e que o P. Bento é excepcional.
    Essa do "quase" só pode chatear os mais ansiosos. Basta ao scp continuar com esta política de lançar jovens portugueses, e quando comprar garantir boa qualidade, para que dentro em breve as vitórias surgirem. O clube está competitivo e a trabalhar bem. É só evitar dar "tiros no pé".
    A verdade é que não somos piores agora do que éramos à 1 dia atrás.
    Tudo na mesma. "Não passa nada".

    Quanto ao árbitro só posso dizer que à excepção de um ou outro exagero, mas que se admite, esteve muito bem. Parabéns para ele também.

    Um abraço e Força Leões

    ResponderEliminar
  11. Estava a ouvir a rádio tsf , e antes do jogo começar estavam a passar nos altifalantes a música do Freddy Mercury " Barcelona " em alusão à elimina~ção do Benfica .
    Agora podem tocar o PORTO PORTO PORTO no proximo jogo no Alvalade XXI.
    E com sorte se o Porto perder c o Setubal na final da TAÇA DE PORTUGAL pode ser que toque as miudas da ribeira sado no dragão!!!!

    ResponderEliminar
  12. então? estavam tão contentes no início do jogo, cantavam e tudo e agora já não cantam?

    ResponderEliminar
  13. Jorginho heartbreaker for Sporting

    http://www.portuguesesoccernewslinks.com

    ResponderEliminar
  14. Apesar de ser benfiquista tenho de reconhecer que o FCP mereceu ganhar e merece ser campeão. Não é melhor equipa nem tem melhor treinador. Mas foi mais regular que os outros. Parabéns. Quanto ao Sporting só um comentário: Quem é afinal a equipa do "QUASE"? Vejam qts títulos ganharam nos últimos 4 anos? e tudo o vento (mais uma vez) levou...

    ResponderEliminar
  15. PORTO!!!!!!!!!!!!!!Grande Porto!Se tudo correr bem vamos ser campeões!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. O Sporting terá agora que resolver o seu problema directivo, lutar pelo 2º lugar e depois tomar opções: ou melhorar a sua equipa de futebol e ser campeão em 2007 (à terceira será de vez), ou então ficar feliz com o seu imobiliário não desportivo...e ficar em terceiro lugar. A opção é esta!

    ResponderEliminar
  17. PARABÉNS SPORTING!! AGORA É QUE REPAREI QUE PARA O ANO FAZEM O PENTA-QUASE!! Este ano foi o Tetra-Quase! Notável! Histórico! Sem paralelo na história do futebol português!!

    ResponderEliminar
  18. Ontem o Porto foi um vencedor justo. O Sporting acabou por jogar feio, como o Porto, coisa que interessava aos azuis.

    ResponderEliminar
  19. Como portista só tenho um comentário a fazer, acho que o Porto não joga um futebol bonito mas este sporting parece de segunda divisão. È triste ver que o nosso campeonato é disputado por uma equipa destas. Espero que para o ano o Adriaanse esteja bem longe .

    ResponderEliminar
  20. OS SPORTINGUISTAS ESTÃO COM PAULO BENTO !!!!!!!!! que vai continuar a desenvolver o trabalho que têm feito e ESTRUTURAR a proxima época

    ResponderEliminar
  21. 1 - O jogo já estava ganho
    2 - O campeonato estava no papo
    3 - Festejar com a música do Barecelona antes do jogo
    4 - Perdemos por culpa do árbitro

    Resultado: Metalidade Sportinguista.

    ResponderEliminar
  22. Sou portista e é claro que estou muito contente com o resultado. Mas agora pergunto: o Sporting não é livre de tocar a música que lhe apetecer no equipamento sonoro do seu próprio estádio? Era o Benfica que estava do outro lado? Voltámos à censura? O cúmulo do ridículo seria o Benfica tocar hoje "Os filhos do Dragão" nos altifalantes da Luz como vingançazinha. Havia de ser giro. Este país...

    ResponderEliminar
  23. OLÁ! O SPORTING E BI-QUASE-CAMPEÃO||||||

    ResponderEliminar
  24. Os criticos de Jorginho agora estao todos caladinhos.
    allez ao Jorginho e apoiem o rapaz .
    FORÇA PORTO

    ResponderEliminar
  25. Parabéns ao F.C.Porto... ganhou quem concretizou umas das poucas oportunidades... jogo "feio" que qualquer das equipas podia ganhar... foi o Porto :mais uma vez...PARABÉNS... siga o campeonato e a Esperança (que é verde) ... FORÇA SPORTING

    ResponderEliminar
  26. Parabens ao Porto, por ter vencido, não pelo o jogo que fez. Mau jogado, de ambas as equipas. Pessima arbitragem mas a ser má para ambos os lados. Apenas péssima. Agressão de Quaresma é impossivel que ninguem tenha visto. O suposto penalti, não sei, estava longe, não deu para ver. Quanto ao meu Sporting, infelizmente e mais uma vez.. quando é preciso ganhar.. não ganha : Pois bem, agora é preciso e não dar alegrias ao vizinho da segunda circular. Saudações Sportinguitas.

    ResponderEliminar
  27. Jogo equilibrado, com entrega, mas sem grande exibições e oportunidades, embora Porto com sinal + e com tactica vencedora.Leão não perdeu campeonato hoje mas sim no inicio época.Parabens pela recuperação e esperança q.fizeram renascer e viver. Força para o 2 lugar. Eu,contra equipas com 3 defesas, prefiro utilização de extremos.Não gostei de Deivid-Doualá e S.Pinto, este com atitude inqualificavel mostrando q. não aguenta pressões, louve-se-lhe a abnegação. Restantes bem com realce para Polga

    ResponderEliminar
  28. Péssimo jogo, feio e mal jogado. Jogo de empatas com lotaria a sair ao Porto.
    Depois de pagar 1 pipa de massa para assitir a este jogo só me apeteçe é ganir ....

    ResponderEliminar
  29. O porto pode encomendar as faixas de campeao!!

    ResponderEliminar
  30. Depois do subito interesse pelos responsaveis pelo som do estadio de alvalade por musicas dos Queen (Barcelona) e que tal porem a musica "we are the champions" no fim do jogo??

    ResponderEliminar
  31. Esta Liga já tá arrumada ...venha a próxima .

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas