terça-feira, 25 de abril de 2006

Apito Dourado : A Montanha Paríu um Rato ?








Depois de tanto alarido à volta do processo do Apito Dourado , eis que todos os arguidos no processo judicial sobre o jogo FC Porto vs Estrela da Amadora (englobado no "mega processo" ), incluindo o presidente portista Pinto da Costa e Jacinto Paixão, foram ilibados das acusações, revelou o advogado do ex-árbitro de futebol

O procurador Jorge Marques, do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto, considerou, no despacho de arquivamento, que, em sede de julgamento, as provas reunidas numa altura (fase de inquérito) em que vigora o príncipio ‘in dubio pro reo’(na dúvida, o réu deve ser beneficiado) não teriam a virtualidade de conduzirem à condenação de Pinto da Costa, bem como dos restantes arguidos: Reinaldo Teles, Jacinto Paixão, José Chilrito e Manuel Quadrado (trio que dirigiu o FC Porto-Estrela), o empresário António Araújo e o antigo árbitro António Garrido.

Embora conclua que, através das escutas telefónicas, foi possível deduzir que Pinto da Costa terá sido informado do facto de António Araújo ter acedido a arranjar umas meninas a Paixão, a pedido deste, o magistrado salienta que o cerne da questão seria saber se tal pedido foi interpretado pelo FC Porto ou pelo juiz de Évora e seus auxiliares como oferta ou contrapartida de favores de arbitragem. Jorge Marques entende que o interesse em vender o jogo por uma noite de animação não parece ser contraprestação que se equivalha.

O procurador do DIAP do Porto realça, ainda, que a demonstração do acto de corrupção de que foi indiciado Pinto da Costa não ficou manifestado numa arbitragem fraudulenta ou tendenciosa no encontro entre os ‘azuis e brancos’ e os tricolores’. Jorge Marques frisa ter sido essa a opinião dos peritos que analisaram o jogo – Jorge Coroado, Vítor Pereira e Adelino Antunes – bem como do obervador do árbitro, sublinhando que este último até escreveu no relatório que os erros de Paixão, Chilrito e Quadrado prejudicaram o FC Porto.

17 comentários:

  1. Epá Ok , os senhores não fizeram nada e eu não tive a ver na televisão , rádios e jornais durante meses a fio notícias contrárias .
    Talvez seja eu que esteja a ver mal.

    ResponderEliminar
  2. Ora nem mais!A verdade é como o azeite na água ,vem sempre ao de cima!toca a engolirem mais um "sapo" saudações portistas

    ResponderEliminar
  3. Afinal os homens até são anjinhos e até cantam no coro da igreja das antas.Já se previa este desfecho.Tenham dó!!!!Os quinhentinhos ,as viagens ao brasil do calheiros etc.etc.

    ResponderEliminar
  4. « Não se percebe o interesse do F.C. Porto em comprar o árbitro frente ao modesto E. Amadora », indica o procurador que decidiu pelo arquivamento do processo.

    isso é verdade???

    nao posso crer que a justificação tenha sido essa... com base no "achismo". e as provas???

    e se fosse 1 clube dos distritais??? ou seja, so nao podem comprar os arbitros se os adversarios forem o benfica ou sporting, de resto nao se ve interesse se for com clubes modestos.

    MORAL DA HISTORIA: PODEM-SE COMPRAR ARBITROS Á VONTADE, DESDE QUE OS CLUBES SEJAM MODESTOS. !!!!

    Essa frase é bom que fique registada para a historia pq o tempo vai ridiculariza-la.

    CHEMEM A POLICIA!!!!

    ResponderEliminar
  5. Á conta do processo apito dourado deram ao benfica o ano passado o titulo do colinho..... foi este o clube que mais lucrou com esta mentira.

    ResponderEliminar
  6. Agora é que vai ser bonito. Depois de tanta coisa a montanha pariu um rato. Que optimo para o clima de suspeição no futebol português. O peixe graúdo já furou até fugir e agora o que fica? Quaisquer résteas de esperança foram-se com esta noticia. Pouco mais pode vir de bom deste processo.

    ResponderEliminar
  7. Quando foi acusado lançaram foguetes a comemorar!a justiça em Portugal era mt boa.......agora já nao vale nada!meu meninos ninguem pode ser preso sem provas!se o Pinto da Costa está cá fora é porque elas nao existem!

    ResponderEliminar
  8. Para esta COMÉDIA poder concorrer ao Oscar da Academia - categoria MELHOR PALHAÇADA DO ANO, Só falta agora substituir José Socrates e seus pares por Pinto da Costa, Valentim Loureiro, Fátima Felgueiras e Luis Guilherme, e quando se der por isso, Portugal é alta Potência Europeia, e a Espanha anda nas ruas da amargura por ter sido Roubada;) Não fosse o facto de andarem a brincar com Milhões de Portugueses contribuintes, e largos milhares que vão aos estádios e era PARA RIR...!

    ResponderEliminar
  9. TODOS TÊM TELHADOS , DE VIDRO...PORTOS E BENFICAS E TALVEZ O SCP NÃO TENHA..MAS PRONTO...ESSES SÃO UNS COITADOS

    ResponderEliminar
  10. Apito Dourado: Pinto da Costa e Jacinto Paixão ilibados . VERGONHA EM PORTUGAL. VERGONHA EM PORTUGAL VERGONHA EM PORTUGAL . VERGONHA EM PORTUGAL

    ResponderEliminar
  11. pessoal tenham calma que isto ainda agora começou!!!

    ResponderEliminar
  12. As farmacias devem estar a adorar esta onda azul, a venda de comprimidos para a azia deve estar em alta, pelo menos 6 milhoes a consumir...

    porto porto porto porto porto

    ResponderEliminar
  13. FORÇA PINTO DA COSTA EM PORTUGAL NAO HÁ PRESIDENTE COMO TU.

    ResponderEliminar
  14. Espero que chege para calar as boquinhas do costume. Houve investigação policial, houve colecta de provas, houve análise por parte do Ministério Público, e concluiu o mesmo que não há indícios de prática de crime de corrupção. Para aqueles que andavam convencidos que o Apito Dourado ia ser o Apocalipse do FCP e Pinto da Costa, aqui têm os resultados. O mesmo tipo de investigação gostava eu que houvesse em relacção à era pré- Revolução de Abril... aí sim ia haver o vosso melão ia ser fenomenal!!

    ResponderEliminar
  15. Isto é uma anedota? Se é é de muito mau gosto! JA li a noticia 5 vezes e ainda não acredito! Só podem estar a brincar .

    ResponderEliminar
  16. Ou seja os rebuçadinhos...o café com leite...as escutas...as contradições e acusações entre eles, nada é real...vivemos no país da Alice... o das maravilhas. Que vergonha...

    ResponderEliminar
  17. Obrigado Sr Pinto da Costa por estes 24 anos!
    Só neste país é que isto acontece.É o poder instaurado.Só quando o PC, o Major cairem, é que o nosso futebol pode ver alguma luz no fundo do túnel.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas