sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Brasileirão: 32ª jornada - Palmeiras, de Obina, goleia e mantém a ponta; São Paulo se aproxima.
O Palmeiras se reencontrou com a vitória nesta quinta-feira, na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. E foi em grande estilo: com três gols e uma assistência de Obina, a equipe de Muricy Ramalho arrasou o Goiás por 4 a 0, no Palestra Itália. Um dia antes, o São Paulo teve o sabor de ser líder por algumas horas, ao vencer o Internacional em confronto direto pelas primeiras colocações (1-0). Assim como o Colorado, Atlético MG e Flamengo também caíram fora de casa e frustraram suas torcidas.
Foram 18.070 pagantes ao estádio do Palmeiras conferir um primeiro tempo de domínio da equipe da casa - a primeira chance foi do Goiás, contudo. Iarley mandou de bicicleta para boa defesa de Marcos aos cinco minutos. Aos poucos, o Verdão foi tomando conta do jogo, e perdendo chances com Obina, Figueroa e Diego Souza.
Na etapa final, as oportunidades enfim viraram gols. Aos 49’, Souza deu bom passe para Obina, que saiu na cara de Harlei e apenas desviou para abrir o placar. Aos 74’, Ortigoza sofreu pênalti, que Obina cobrou e ampliou, 2 a 0. O camisa 28 apareceu novamente dez minutos depois, dando ótimo passe para Deyvid Sacconi marcar o terceiro. Ainda houve tempo para o ex-atacante do Flamengo anotar o 4-0 com um toque sutil que ainda bateu na trave.
No Morumbi (34.203 pagantes), quarta-feira, o São Paulo atacou pouco. E esse pouco foi suficiente para assegurar a vitória sobre o Internacional, num gol de Washington, e para ficar ainda dois pontos atrás do líder. O nome do jogo foi o goleiro são-paulino Bosco, substituto do suspenso Rogério Ceni. O camisa 22 fez várias defesas e impediu a reação colorada na partida.
A primeira delas aos 18 minutos, em falta cobrada por D’Alessandro. Depois, Bosco negou o gol a Alecsandro, que apareceu sem marcação à sua frente. E, na primeira chance de gol, o São Paulo chegou ao gol que seria o da vitória: aos 45 minutos, Washington completou cruzamento após escanteio e concluiu de pé direito, 1 a 0.
No segundo tempo, os donos da casa apostaram na defesa para assegurar o triunfo. E a defesa quase entregou aos 58 minutos, quando Miranda e Bosco se atrapalharam e o zagueiro afastou perto da linha de gol. Nos contra-ataques, o São Paulo teve boa chance com Washington, que chutou mal. O lance derradeiro por parte do time gaúcho aconteceu aos 81’: Alan Kardec bateu, Bosco deu rebote e Giuliano arriscou para mais uma defesa do arqueiro do Tricolor. Os três pontos são-paulinos estavam garantidos.
O Inter caiu para o quarto posto, uma posição atrás do Atlético MG. O Galo foi ao Maracanã (12.037 pagantes) e foi derrotado por um Fluminense que ainda nutre esperanças de não ser rebaixado. Os donos da casa partiram pro ataque desde cedo, e Diguinho quase abriu o placar num chute de longe. Mas coube a Fred o primeiro gol, aos 34 minutos, cobrando pênalti cometido por Jorge Luiz, que colocou o braço na bola.
Com 50 segundos de segundo tempo, o Fluminense ampliou o escore. Em jogada de argentinos, Equi Gonzalez achou Conca, que finalizou de esquerda: 2 a 0. A partir daí, o time carioca se postou na defesa e viu o adversário descontar aos 52’, quando Diego Tardelli aproveitou falha do goleiro Rafael e anotou seu 17º gol no campeonato, assumindo a artilharia isoladamente. Debaixo de chuva, o Flu voltou a se achar em campo e conseguiu algumas boas chances, com Mariano e Fred, mas o 2-1 estava suficiente para a equipe respirar com sua sexta vitória no campeonato.
Em Barueri, (10.354 pagantes) o time da casa acabou com a série de dez jogos de invencibilidade do Flamengo - que não contou com Petkovic, suspenso. Ainda houve confusão nas arquibancadas, com torcedores rubro-negros brigando entre si. E o Barueri dominou os primeiros minutos de jogo, com Bruno Ribeiro cobrando falta com perigo e Thiago Humberto exigindo boa defesa de Bruno. O Fla até marcou seu gol, mas Aírton estava impedindo, invalidando o lance. Os donos da casa, estreando o técnico Luis Carlos Goiano, também anotaram um gol em impedimento. Mas não foi invalidado. Aos 45 minutos, Thiago Humberto recebeu em condição ilegal, passou pela marcação e tocou para Val Baiano marcar o primeiro do confronto.
Na etapa final, o Fla partiu para cima e deixou o time paulista com espaços para atacar. Val Baiano e Thiago Humberto quase marcaram, mas pararam em Bruno. Mas o camisa 1 não impediu o gol de Ewerton, que tabelou com T. Humberto e fez o segundo aos 70 minutos. Não havia nada a ser feito por parte do Flamengo mais.
O Cruzeiro segue sonhando com o título depois da emocionante vitória sobre o Santo André, por 3 a 2, no Mineirão (19.567 pagantes). Depois de um primeiro tempo de claro domínio cruzeirense, mas com muitos erros nas conclusões, na etapa final os gols vieram.
O equatoriano Guerrón foi lançado e tocou na saída do goleiro Neneca, aos 58’: 1-0. Minutos depois, Nunes dominou, passou pelo marcador e deixou tudo igual. Mais dez minutos, e a virada andreense com Junior Dutra, que bateu da entrada da área. Perto do fim, a Raposa conseguiu uma bela reação. Eliandro, que entrara no lugar de Guerrón, empatou de cabeça aos 83’. E, aos 90’, Jonathan cruzou e Thiago Ribeiro completou e encerrou o placar. Houve reclamação - acertada - de impedimento por parte dos visitantes. O resultado deixou o técnico cruzeirense Adilson Batista muito feliz, como podemos observar:
Não faltou reclamação também no Engenhão, onde, em confronto direto contra o descenso, o Botafogo bateu o Náutico graças a um pênalti inexistente. O árbitro Leonardo Gaciba viu infração de Johnny em Diego. O zagueiro e capitão Juninho cobrou e ajudou o Fogão a sair da zona dos quatro últimos, mantendo o Náutico nesta incômoda zona.
Em Recife, o Sport recebeu o Coritiba e apenas empatou por 1 a 1, permanecendo em penúltimo lugar. O Corinthians venceu o Vitória em Salvador, o Grêmio bateu o Avaí em Porto Alegre e Atlético PR e Santos empataram em Curitiba, em partidas praticamente amistosas. Destes, talvez apenas o Grêmio ainda tenha chances, mesmo mínimas, de estar na próxima Taça Libertadores.
Resultados da 32ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Atlético PR - Santos, 1-1 (Bruno Costa 52’; Kléber Pereira 49’)
Botafogo - Náutico, 1-0 (Juninho 73’)
Cruzeiro - Santo André, 3-2 (Guerrón 58’, Eliandro 83’, Thiago Ribeiro 90’; Nunes 62’, Junior Dutra 73’)
Grêmio - Avaí, 3-1 (Tcheco 30’, Maxi Lopez 60’, Souza 63’; Émerson 77’)
Vitória - Corinthians, 0-1 (De Federico 66’)
Barueri - Flamengo, 2-0 (Val Baiano 45’, Ewerton 70’)
São Paulo - Internacional, 1-0 (Washington 45’)
Sport - Coritiba, 1-1 (Fabiano 21’; Ariel 29’)
Fluminense - Atlético MG, 2-1 (Fred 34’, Conca 46’; Diego Tardelli 52’)
Palmeiras - Goiás, 4-0 (Obina 49’, 74’, 87’, D. Sacconi 83’)
Classificação
Vídeos
Palmeiras 4-0 Goiás
São Paulo 1-0 Internacional
Fluminense 2-1 Atlético MG
Barueri 2-0 Flamengo
Cruzeiro 3-2 Santo André
Botafogo 1-0 Náutico
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]
Página Inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
É Matheus, parece que queima essa liderança. O São Paulo acho que vai ganhar novamente, a experiência poderá ser importante, mas pessoalmente gostava que houvesse novo campeão.
ResponderEliminarNa fuga pela descida, vejo o Fluminense acordar, talvez tarde de mais e o Botafogo em situação critíca. Caso aconteça a deescida desses dois, é muito triste para os cariocas!
Abraço
Really really cool blog and interesting as well.
ResponderEliminarWatch some of the best soccer/football videos on the internet at www.footballclips.net (or) Football Clips
Its updated on a daily basis.
Enjoy!