Entre os oito primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, apenas o Internacional venceu na 28ª rodada, disputada neste meio de semana. O líder Palmeiras e o vice São Paulo tropeçaram em casa, empatando contra equipes de zona intermediária. Atlético MG e Goiás, quarto e quinto respectivamente, foram superados como visitantes. Melhor para o Palmeiras, que manteve cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado. O Inter pulou para terceiro.
Atuando no Beira-Rio (11.688 pagantes), diante de um Náutico muito desfalcado, o Colorado estreou o técnico Mário Sérgio. Mas a principal estrela da fria noite de quarta-feira foi o argentino D’Alessandro, que vinha rendendo pouco sob o comando do técnico Tite. Desta vez foi diferente. O Náutico resistiu pouco mais de 20 minutos: D’Alessandro para Guiñazu, e este para Alecsandro, 1 a 0.
O Timbu empatou em um dos seus primeiros ataques. Anderson Santana cruzou e Bruno Mineiro desviou para as redes. Mas a noite era do time gaúcho, e ainda na primeira etapa, D’Alessandro cobrou falta com precisão e deixou sua equipe em vantagem. A etapa final teve poucos lances de destaque e, num deles, o time da casa matou o jogo perto de seu final. D’Alessandro encontrou Alecsandro sem marcação, e o camisa 9 só empurrou pro gol, 3 a 1.
Se em Porto Alegre as coisas foram até fáceis, no estádio Palestra Itália (16.597 pagantes) o Palmeiras encontrou mais problemas do que esperava contra o Avaí, 10º na tabela de classificação. O Verdão sentiu a ausência de Diego Souza, que está na Seleção, e quando deu por si o Avaí vencia por claros 2 a 0.
Aos nove, Marquinhos cobrou escanteio, a bola ainda desviou e enganou Marcos: 1 a 0. O Palmeiras quase empatou pouco depois, mas Vagner Love concluiu para fora. O time de Silas ampliou aos 31’, quando Marquinhos levantou bola na área e Emerson cabeceou bem, 2 a 0. A equipe de Muricy Ramalho respondeu aos 38’: depois de canto, a bola sobrou com Vagner Love, que mandou uma bomba e descontou.
Nos 45 minutos finais, o Verdão se atirou ao ataque, e assim como esteve próximo do gol, também por pouco não levou o terceiro. O Avaí perdeu duas ótimas chances, ambas com William. O time local parava nas conclusões para fora ou na boa atuação do arqueiro Eduardo Martini, até que aos 85 minutos, enfim logrou o empate. Ortigoza levantou e Robert igualou em 2 a 2. No final, Vagner Love ainda foi expulso.
No Morumbi, para 16.606 pagantes, o Coritiba voltou a atrapalhar a vida de um postulante ao título. Depois de ganhar do Internacional no domingo, o Coxa brecou o São Paulo: 2 a 2. Foi a equipe da casa que começou pressionando, e sem surpresas abriu o placar passados 23 minutos. Hernanes recuperou a bola na intermediária, passou por Jaílton e fez o primeiro gol da noite. Em vantagem, o São Paulo recuou e viu o Coritiba virar o placar em cinco minutos. Aos 37’, Renatinho pegou rebote de Rogério Ceni e deixou tudo igual; aos 42’, Marcelinho Paraíba cobrou escanteio com efeito e anotou um gol olímpico.
Quase o empate são-paulino veio aos 47 minutos, mas Edson Bastos fez bela defesa em cabeçada de Hugo. A igualdade viria 20 minutos depois, com dois jogadores que entraram no segundo tempo. Oscar driblou a marcação, bateu para defesa de Edson, e Washington pegou a sobra, 2 a 2. O Tricolor pressionou, mas quem quase chegou ao terceiro gol foi o Coritiba: Marcos Aurélio viu seu chute parar no travessão, já nos acréscimos.
O estádio Engenhão viu o Botafogo conquistar sua segunda vitória consecutiva, agora contra o Atlético MG. Os 3-1 fizeram o Fogão sair da zona de rebaixamento e voltar a triunfar em casa após dois meses. O Galo caiu uma posição, mas segue entre os classificados à Taça Libertadores. A equipe dominou o primeiro tempo, e depois de 32 minutos de partida, vencia facilmente por 3 a 0. Aos 9’, Lucio Flavio deixou André Lima livre, e este abriu o placar; três minutos depois, o camisa 10 arriscou da entrada da área e ampliou; aos 32’, quem chutou foi Reinaldo, que também acertou o ângulo de Carini. De pênalti, Correa diminuiu na segunda parte.
Assim como contra o Botafogo, o Goiás levou três gols, teve um expulso, e acabou derrotado. Contra o Cruzeiro, no Mineirão, a única coisa que não se repetiu foi o placar: 3 a 0, sem direito a gol de desconto desta vez. Gilberto teve a melhor chance de abrir o placar no primeiro tempo, mas parou em Harlei. Os gols saíram no segundo tempo.
E foram todos em curto espaço de tempo: aos 46’, Leandro Lima (ex-Porto) aproveitou a sobra após cabeçada de Wellington Paulista e fez 1 a 0. Depois, o mesmo Wellington se encarregou de ampliar, depois de bonito lance individual. Neste meio tempo, o Goiás teve Leandro Euzébio expulso por falta violenta. E, aos 52’, o camisa 9 cruzeirense foi oportunista e decretou os 3-0.
No Barradão, não faltou emoção no primeiro tempo de Vitória e Flamengo - que estava há seis jogos sem levar gols. Aos 12 minutos de jogo, Denis Marques concluiu, a bola desviou no zagueiro e enganou Gléguer, Flamengo 1 a 0. O Vitória empatou pouco depois, quando Roger desviou de cabeça escanteio cobrando por Ramón. Aos 19’, Petkovic bateu falta e o goleiro do Vitória não conseguiu a defesa, 2 a 1. Mais três minutos, e novo empate, em falta batida por Ramón. Os baianos chegaram ao 3-2 novamente com o seu camisa 10, após bom lance de Gláucio.
Se na primeira parte sobraram lances de perigo, na segunda, eles escassearam. Tanto que, no único com alguma relevância, o Flamengo chegou ao empate. Juan cruzou para Zé Roberto, que finalizou bem e deixou tudo igual mais uma vez.
Noutros jogos, destaque para a vitória do Santos sobre o Sport, na Ilha do Retiro (26.249 pagantes). Os santistas marcaram o gol que lhes deu o triunfo em um dos seus poucos ataques. Foi com Felipe Azevedo, que ganhou da marcação e também do goleiro Magrão. De resto, o arqueiro Felipe foi o destaque do confronto, com importantes defesas. Que deixaram o Rubro-Negro mais próximo da queda.
Tão, ou até mais próximo, está o Fluminense. Os comandados de Cuca dominaram o jogo, mas não saíram do 1 a 1 contra um desinteressado Corinthians, no Maracanã. Com 22 pontos, o Flu tem nove a menos que o Botafogo, 16º colocado. O Santo André entrou na zona de rebaixamento ao empatar sem gols em Barueri. Em Curitiba, Atlético PR e Grêmio também não marcaram gols, e permanecem em zona intermediária.
Como devem saber, o Campeonato Brasileiro não pára para acompanhar a Seleção Brasileira. Deste modo, na próxima rodada, metade dos jogos acontecerá no sábado, e os demais na segunda-feira à tarde.
Resultados da 28ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Barueri - Santo André, 0-0
Sport - Santos, 0-1 (Felipe Azevedo 37’)
Atlético PR - Grêmio, 0-0
São Paulo - Coritiba, 2-2 (Hernanes 23’, Washington 67’; Renatinho 37’, Marcelinho Paraíba 42’)
Internacional - Náutico, 3-1 (Alecsandro 23’, 90’, D’Alessandro 45’; Bruno Mineiro 40’)
Fluminense - Corinthians, 1-1 (Alan 4’; Dentinho 23’)
Vitória - Flamengo, 3-3 (Roger 17’, Ramón 22’, 40’; Denis Marques 12’, Petkovic 19’, Zé Roberto 90’)
Botafogo - Atlético MG, 3-1 (André Lima 9’, Lucio Flavio 12’, Reinaldo 32’; Correa 64’)
Cruzeiro - Goiás, 3-0 (Leandro Lima 46’, W. Paulista 47’, 52’)
Palmeiras - Avaí, 2-2 (Vagner Love 38’, Robert 85’; William 9’, Emerson 31’)
Classificação
Vídeos
Palmeiras 2-2 Avaí
São Paulo 2-2 Coritiba
Internacional 3-1 Náutico
Botafogo 3-1 Atlético MG
Cruzeiro 3-0 Goiás
Vitória 3-3 Flamengo
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]
Página Inicial
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas