A Selecção Nacional de Moçambique em Seniores Femininos, vai conhecer este sábado, os seus adversários no Afrobásquete Madagáscar-2009, quando se realizar o respectivo sorteio, em Antananarivo. A 21ª edição desta competição continental decorrerá entre os dias 9 e 18 de Outubro, contando com a participação de 12 equipas.
Segundo o preconizado pela FIBA-África, as selecções participantes serão divididas em dois grupos de seis cada, tendo como cabeças-de-série Madagáscar, na qualidade de país anfitrião, e Mali, campeão em título.
Dez países já se encontram qualificados para a prova, designadamente os seguintes: Madagáscar (organizador), Mali (campeão de 2007), Senegal (vice-campeão), Angola (terceiro classificado), Moçambique (quarto), Tunísia (Zona 1), Guiné (Zona 2), Camarões (Zona 4), Ruanda (Zona 5) e África do Sul (Zona 6).
Por apurar faltam duas selecções, a partir das eliminatórias zonais a terem lugar este mês de Setembro, na Nigéria (Zona 3) e Maurícias (Zona 7). Contudo, a FIBA-África já definiu as datas e os locais de realização das fases finais da Taça dos Campeões. Em femininos, na qual estarão Desportivo e A Politécnica, a prova decorrerá entre os dias 13 e 22 de Novembro, em Cotonou, capital do Benin, enquanto a prova de masculinos está marcada para 4 a 13 de Dezembro, em Kigali, no Ruanda.
CAN-Interno: Malawianos novamente na rota dos “Mambas”
A Selecção Nacional de futebol, Os Mambas, inicia a disputa das eliminatórias de acesso à fase final do CAN-Interno de 2011, no Sudão, com o Malawi, em Março, segundo ditou o sorteio realizado na sede da Confederação Africana da modalidade (CAF), no Cairo.
Os “Mambas” tiveram a sorte de poder iniciar a corrida para a prova africana que congrega as selecções constituídas pelos jogadores que actuam nos campeonatos internos em casa, devendo defrontar os malawianos a 14 de Março para a primeira “mão”. O jogo da segunda “mão” realiza-se a 27 do mesmo mês, em Blantyre.
A qualificação continuará a ser disputada por zonas e a região austral vai apurar três equipas para a fase final, mais uma que a última edição realizada ano passado, na Costa do Marfim, e que foi ganha pela RD Congo, que bateu o Gana na final, por 2-0. Isto acontecerá porque a CAF elevou o número de participantes na fase final de oito para 16 equipas, o que se assemelha ao CAN normal, cuja próxima edição terá lugar em Angola, no próximo ano. Assim sendo, são cinco jogos agendados para a primeira eliminatória regional e que se realizarão no mesmo período, ou seja nos dias 17 e 27 de Março, respectivamente.
Para além do jogo Moçambique-Malawi, a primeira eliminatória contempla as partidas África do Sul-Botswana, Angola-Madagáscar, Namíbia-Seychelles e Zimbabwe-Suazilândia. Zâmbia é a única equipa que fica de fora nesta fase, porque goza do privilégio de ter conseguido marcar presença na fase final da finda edição.
A fase preliminar, ou seja de apuramento das 16 equipas que marcarão presença no Sudão, envolve 41 equipas. Enquanto isto, a CAF não aprovou a candidatura da Líbia para acolher a terceira edição, em 2013, isto porque aquele país do norte da África será palco do CAN-2014. A CAF teve assim que prolongar o prazo de candidaturas até 31 de Dezembro para dar espaço a outros concorrentes. Recordar que os “Mambas” foram afastados pelos angolanos na corrida para Costa do Marfim.
Outubro carregado para os “Mambas”
O mês de Outubro será muito carregado para a Selecção Nacional de Moçambique, que, após defrontarem a Nigéria, no dia 10, em Abuja, deverão entrar logo de imediato na disputa do Torneio da Cosafa, a realizar-se na vizinha República da África do Sul de 14 a 24 do mesmo mês.
Entretanto, o torneio acaba favorecendo de certo modo ao combinado nacional, para além de outras selecções que continuam na corrida para o CAN e Mundial-2010, sendo que vai contar com maior espaço de rodagem a anteceder o jogo com Tunísia, em Novembro, sobretudo para os jogadores que actuam internamente e que procuram espaço na equipa principal.
Aliás, nem todos os “Mambas” que jogam em campeonatos externos terão oportunidade de se fazerem a esta competição, porque não é da agenda da CAF/FIFA, o que por si deixa claro que o seleccionador nacional Mart Nooij terá que optar por jogadores dos campeonatos internos.
Dário muda-se para Super-Sport
Dário Monteiro, vai assinou na manhã de hoje, um contrato com o Super-Sport United da África do Sul válido por uma época. O internacional moçambicano, desvincula-se assim do Sundowns, clube onde foi muito pouco utilizado, razão pela qual mudou de ares, curiosamente para a ex-equipa do seu compatriota Dominguez.
Diga-se que Dário Monteiro, que ontem realizou o primeiro treino com a camisola do Super-Sport sem ainda ter assinado, tem uma saída à gigante-se se atender que se transferiu para o bicampeão sul-africano. O Super-Sport vinha mostrando desde o ano passado interesse em contar com os préstimos do atleta.
Dário Monteiro, afirmou estar muito satisfeito com a mudança para o Super-Sport pois abre-se uma oportunidade de recuperar a sua forma. “Praticamente não joguei na época passada. Fiquei cerca de oito meses sem jogar. A Direcção do Sundowns não tinha um bom relacionamento comigo e por isso era posto de lado nos jogos. No final da época resolvi pedir para rescindir contrato e felizmente foi aceite. Foram momentos maus que quero esquecer e pensar apenas em fazer o meu melhor pelo Super-Sport. Estou satisfeito com esta nova etapa da minha carreira”.
Refira-se que um agente federativo do Super-Sport esteve domingo no Estádio da Machava para assistir “in-loco” a prestação de Dário Monteiro no jogo entre Moçambique e Quénia, e seguramente terá ficado agradado com a exibição do avançado moçambicano, visto que foi ele quem fez a assistência para o golo de Tico-Tico que permitiu aos “Mambas” somarem os três pontos.
Dário foi um dos melhores jogadores em campo, tendo sido um dos mais inconformados na equipa nacional.
Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)
Página Inicial
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas