Para os apostadores esta não deve ter sido uma boa jornada para ganhos. Os quatro grandes candidatos ao título empataram todos, com benefício para o Liverpool que segurou a liderança graças ao seu magro pontinho de vantagem sobre o Chelsea. De todos, o que ficou em pior situação foi o Arsenal, que desceu ao quinto lugar em troca com o surpreendente Aston Villa.
O Liverpool enjeitou a hipótese de dilatar a vantagem na liderança, uma vez que cederam um empate caseiro diante o sensansional Hull City. McShane colocou mesmo os visitantes em vantagem, aos 12 minutos, com Carragher a apontar um autogolo dez minutos volvidos. A perder por 0-2, os comandados de Rafael Benítez reduziram aos 24 minutos, por intermédio de Steven Gerrard, que viria a bisar aos 32'. No segundo tempo e apesar do fervor do público, o marcador ficou em branco, com o empate a subsistir até final. Agora se percebe o motivo por que Rafael Benítez afirmou que os rivais tinham de perder pontos para a sua equipa poder sonhar em ser campeã. É que em 4 jogos apenas venceram um!
O Chelsea em Stamford Bridge piora a cada jornada que passa. Longe vão os tempos em que a maioria das equipas que lá jogava regressava a casa sem pontos. Desde que começou a época, porém, só três (Portsmouth, Aston Villa e Sunderland), entre nove, não o conseguiram. Ao todo, foram já 14 os pontos perdidos pelos blues a jogar na condição de visitados, os últimos dois, frente a um West Ham que ganhou apenas um dos seus últimos dez jogos. Mesmo assim, a equipa de Scolari foi incapaz de superiorizar-se ao vizinho, que até tem uma das piores defesas da Premier League, e deixou escapar uma excelente oportunidade de recuperar o primeiro lugar, que pertence ao Liverpool. Como se não bastasse ter em cima dos ombros o peso de não ter ganho aos outros grandes, Scolari tem agora de viver com o facto de também ainda não ter saído vencedor de um dérbi. Os hammers pareciam ser o adversário ideal para quebrar o enguiço, mas até foi por muito pouco que não derrotaram o vice-campeão. Cech salvou-o numa altura em que o terreno parecia inclinado para a baliza de Green, que esteve sempre muito bem protegida por uma muralha quase intransponível. A excepção foi o lance (excelentemente desenhado) que resultou no golo de Anelka - o 16º do francês esta época e o centésimo em Inglaterra -, que na altura valeu o empate aos blues, já que Bellamy tinha colocado os visitantes em vantagem antes do intervalo. A ver vamos se os blues continuam a recuperar fora o que perdem em casa.
O Manchester United empatou a zero em White Hart Lane - justo, tendo em conta que o número de ocasiões para marcar foi muito semelhante - impediu o bicampeão de encurtar a distância para o Liverpool e confirmou a apetência do Tottenham para travar os "grandes". É que, antes de fazerem tropeçar Cristiano Ronaldo e companhia, os spurs já tinham empatado (fora) com Chelsea e Arsenal, e vencido em casa o Liverpool. Não admira, por isso, que desde que Harry Redknapp chegou tenham vindo a subir na tabela, depois de até terem realizado o pior arranque da sua história, com o espanhol Juande Ramos no comando.
O Manchester United agora só volta a jogar no "Boxing Day", já que vai participar no Mundial de Clubes que se vai disputar no Japão, onde aliás já lá estão como podem ver na foto em cima à chegada. Antes da partida para Oriente, os jogadores e Staff do Manchester United tiveram direito a farra num Pub em Londres. Pelas fotos neste link, podem adivinhar a bebedeira que não foi.
O Arsenal também perdeu terreno, já que empatou a uma bola na deslocação ao terreno do Middlesbrough. Adebayor deu vantagem aos "gunners" aos 17 minutos, mas Aliadiere acabaria por estabelecer o 1-1 final ainda na primeira parte, aos 29 minutos. De que valeu a poupança no Porto?
O Aston Villa recebeu o Bolton e venceu por expressivos 4-2, ao passo que o Manchester City perdeu em casa ante o Everton, por 0-1, graças a um golo de Cahill. Uma surpreendente vitória por 0-3 em Portsmouth fez o Newcastle deixar os lugares abaixo da linha de água e saltar para a 14ª posição. Owen, Martins e Guthrie fizeram os golos dos magpies, que interromperam assim uma série de quatro empates consecutivos e aplicaram a primeira derrota aos pompey em seis jornadas.
Resultados da 17ª jornada da Liga Inglesa - Premier League 2008/2009
Chelsea - West Ham, 1-1 (Anelka 51'; Bellamy 33')
Portsmouth - Newcastle United, 0-3 (Owen 51', Martins 77', Guthrie 89')
Tottenham - Manchester United, 0-0
Middlesbrough - Arsenal, 1-1 (Aliadière 29'; Adebayor 17')
Aston Villa - Bolton, 4-2 (Agbonlahor 25', 67', Davies 40' p.b., Young 78'; Elmander 17', Davies 86')
Liverpool - Hull City, 2-2 (Gerrard 24', 32'; McShane 12', Carragher p.b. 22')
Manchester City - Everton, 0-1 (Cahill 90')
Stoke City - Fulham, 0-0
Sunderland - West Bromwich Albion, 4-0 (Jones 21', 24', Reid 40', Cissé 47' g.p.)
Wigan - Blackburn, 3-0 (Heskey 10', Valencia 12', Cattermole 77')
Classificação da Liga Inglesa - Premier League 2008/2009
Vídeos
Liverpool 2-2 Hull City
McShane 12'
Carragher p.b. 22'
Gerrard 24', 32'
Chelsea 1-1 West Ham
Bellamy 33'
Anelka 51'
Middlesbrough 1-1 Arsenal
Adebayor 17'
Aliadière 29'
Portsmouth 0-3 Newcastle
Owen 51'
Martins 77'
Guthrie 89'
Aston Villa 4-2 Bolton
Elmander 17'
Agbonlahor 25', 67'
Davies 40' p.b.
Young 78'
Davies 86'
Fotos: Fox
Página Inicial
Sem comentários:
Enviar um comentário
Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas