Desenrolou-se com muita emoção a rodada final do Campeonato Brasileiro. Ao final, o Cruzeiro garantiu a última vaga na Taça Libertadores, e o Corinthians (segunda maior torcida do país) acabou rebaixado para a Série B. São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense e Cruzeiro estão na principal competição sul-americana de clubes, enquanto os corintianos farão companhia a Paraná, Juventude e América de Natal na Série B.
Na disputa pela Libertadores, o único a fazer seu papel foi o Cruzeiro. Contra uma equipe reserva de um dos piores times da história da competição (o América priorizava um torneio local), a Raposa marcou 2-0 em menos de 30 minutos (Leandro Domingues e Roni), passando a administrar o resultado para festejar após o apito final.
Isso porque o maior rival do Cruzeiro, o Atlético Mineiro, superou o Palmeiras em pleno Palestra Itália (1-3), tirando a vaga dos palmeirenses. Melhor em campo, o Galo mereceu o triunfo e, de quebra, praticamente definiu a demissão do treinador palmeirense Caio Júnior.
Na luta para não cair, o Paraná acabou ficando com um jogador a menos logo aos seis minutos contra o Vasco, no Rio de Janeiro. Com gols no segundo tempo, a equipe carioca goleou (3-0) e levou os paranaenses à Série B.
Os outros dois ameaçados, Goiás (recebendo o Internacional) e Corinthians (visitando o Grêmio), tiveram seus jogos começando com quase 20 minutos de atraso com relação ao demais, evidenciando a desorganização do nosso futebol... Enfim. No Serra Dourada, o Goiás saiu perdendo num gol de Orozco (13’).
Um pouco antes, Jonas abrira o marcador para o Grêmio, resultado que, combinado à derrota goiana, livrava o Timão da “Segundona”. Aos 29 minutos, Carlos Alberto cruzou e Clodoaldo marcou para o Corinthians, 1-1 no Olímpico. Entretanto, Élson também empatou, para o Goiás, aos 31’.
Intervalo, os dois jogos mais visados da rodada empatados em 1 a 1. A volta para o segundo tempo reservava mais emoções. Aos 57 minutos, pênalti para o Goiás. Paulo Baier cobrou e o goleiro Clemer defendeu. Mas se adiantou e o auxiliar mandou repetir a cobrança. Baier novamente e... Nova defesa de Clemer! Porém, adiantou-se novamente. O auxiliar mandou cobrar de novo. Na terceira cobrança, Élson se encarregou de marcar o golo que rebaixava o Corinthians.
O jogo acabou no Serra Dourada e as atenções voltaram-se ao Olímpico. Pressionando, o Corinthians enfrentava um time sem motivação (onde o técnico Mano Menezes despedia-se após quase três anos de trabalho), claramente em ritmo de treino. Mesmo assim, o Tricolor Gaúcho segurou o 1-1, e o Corinthians foi mesmo para a Segunda Divisão.
Resultados da 38ª rodada (última) do Campeonato Brasileiro 2007
Vasco – Paraná, 3-0 (Moraes 56’, Leandro Amaral 66’, 70’)
Santos – Fluminense, 2-4 (R. Souto 31’, Alessandro 63’; Magrão 32’, Alberto 39’, T. Neves 47’, Arouca 70’)
Palmeiras – Atlético Mineiro, 1-3 (Edmundo 35’; E. Luis 33’, Marcinho 61’, Eduardo 78’)
Náutico – Flamengo, 1-0 (Sidny 79’)
Juventude – Sport, 2-1 (Cavalcante 46’, William [p.b.] 68’; Gustavo 50’)
Grêmio – Corinthians, 1-1 (Jonas 1’; Clodoaldo 29’)
Goiás – Internacional, 2-1 (Élson 31’, 57’; Orozco 13’)
Cruzeiro – América de Natal, 2-0 (Domingues 18’; Roni 25’)
Botafogo – Figueirense, 1-1 (Juninho 60’; J. Carlos 87’)
Atlético Paranaense – São Paulo FC, 2-1 (M. Ramos 11’, A. Carlos 90’; Alex 80’)
Classificação Final do Brasileirão 2007
Vídeos
Grêmio 1-1 Corinthians
Jonas 1'
Clodoaldo 29'
Goiás 2-1 Internacional
Orozco 13'
Élson 31', 57'
Cruzeiro 2-0 América de Natal
L. Domingues 18'
Roni 52'
Palmeiras 1-3 Atl. Mineiro
Luis 33'
Edmundo 35'
Marcinho 61'
Eduardo 78'
Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)
Fotos e tabela: Globo
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)
Página Inicial
o Paraná, que passa de Qualificado para a Libertadores para penúltimo duma temporada para a outra...
ResponderEliminarFoi bonito ver os adeptos do Corinthians a cantar depois do jogo acabar.Tenho pena por esse grande clube brasileiro.
ResponderEliminarForça Timão e que voltem para o próximo ano!
Foi bonito ver os adeptos do Corinthians a cantar depois do jogo acabar.Tenho pena por esse grande clube brasileiro.
ResponderEliminarForça Timão e que voltem para o próximo ano!
O odio que todos os outros torcedores de clubes do Brasil tem sobre o Timão é mais por causa da midia Brasileira que passa os programas esportivos falando 80% do Corinthians e 20% do tempo gasta com os outros clubes.Nem São Paulo e nem Flamengo tem esse espaço na midia.
ResponderEliminarMais isso é facil de explicar o Corinthians é o clube que da mais audiência na tv,tem o record de audiência de jogos nas principais emissoras de tv do Brasil.
Decemos,que sirva como aprendizado e que volta a serie A mais organizado pois a grandeza do clube isso ninguém tira.