domingo, 9 de julho de 2006

Portugal perdeu com a Alemanha por 1-3 e Despede-se com Honroso Quarto-Lugar











A nossa selecção nacional terminou hoje a sua prestação no Mundial 2006 com uma derrota por 3 a 1 com a Alemanha e garantiu o quarto lugar , num jogo realizado em Estugarda .

Foi sem dúvida uma campeonato maravilhoso para nós portugueses , onde vibrámos durante practicamente um mês e sonhámos até à ultima quarta-feira com uma possível final .Este jogo de atribuição da medalha de bronze , é o chamado jogo da frustação . Isto porque só deve mesmo interessar a Fifa e seus patrocionadores .
Aposto que foi um castigo os jogadores de ambas as equipas terem conseguido motivação , sabendo que estiveram a um jogo da final de ouro .Pelo menos para nós adeptos , o jogo não teve a mesma chama e só apenas o interesse de imitar o feito de 66 , foi motivo para sofrer mais uma vez .

O jogo foi disputado sobre maioria alemã nas bancadas e apenas dois mil portugueses marcaram presença em Estugarda . Mas isso não foi motivo para nos atemorizarmos e Portugal fez uma excelente primeira-parte , com muita posse de bola e com Pauleta a falhar um golo na cara de Kahn .A Alemanha também teve as suas oportunidades e apostava no jogo directo para os seus dois atacantes , Klose e Podolski e onde Ricardo esteve sempre bem , entre postes .













Na segunda parte vieram os golos , mas infelizmente dos alemães e muito particularmente de Schweinsteiger. O médio do Bayern arrancou um tiraço que fuzilou Ricardo e abriu o activo . Passados cinco minutos , num livre do lado esquerdo marcado por Schneider , Petit encarregou-se de fazer auto-golo e ampliar a vantagem dos germânicos .

Portugal não desistiu e Deco obrigou Kahn a uma boa intervenção . Mas Schweinsteiger estava com o pé quente e novamente num remate fora da àrea , atirou a bola ao ângulo esquerdo .
Com tudo decidido a favor dos donos da casa , Scolari resolveu pôr em campo Nuno Gomes e este num cruzamento de Luís Figo , voou de cabeça para o golo da consolação .Com este golo de Nuno Gomes , ficámos com um sensação que o avançado benfiquista poderia ter-nos sido útil noutras acasiões , mas enfim .












Até ao final da partida , Portugal cresceu e bem se esforçou para fazer o segundo golo , mas Kahn esteve intransponível .
A partida chegava ao fim e a Alemanha até acabou por ser uma justa vencedora e quanto a Portugal , só nos podemos orgulhar desta espectacular prestação . Os alemães receberam a sua medalha de bronze e as duas equipas agradeceram ao público presente , que proporcionou uma linda festa aos jogadores .















No final da partida veio a triste notícia , mas igualmente aguardada dos abandonos de Luis Figo e Pedro Pauleta , que renunciaram à selecção nacional .
Eu que ainda me recordo tão bem da final de Lisboa , onde Portugal foi campeão mundial sub-20 em 1991 e onde Figo já era um ícone de uma geração de ouro .
É com muita tristeza e nostalgia que vejo agora o seu abandono , tal com o Rui Costa há dois anos e entre outros .
Quanto a Pauleta até acaba por ser uma semi-surpresa , porque ainda pensei que poderia fazer o próximo europeu .

A todos os jogadores , Scolari e comissão técnica :

Muito Obrigado Portugal e que o Euro 2008 seja ainda melhor !

Vídeo do jogo Portugal 1-3 Alemanha ( atribuição do 3º lugar )




Página Inicial

20 comentários:

  1. Foi muito bom .
    Obrigado Portugal demostraram ao Mundo o vosso valor.

    Sinceramente este último jogo não valia nada e não era uma medalha de latão que me ia animar .

    São uns Heróis !

    Obrigado Figo por estes anos maravilhosos na selecção e acho que ainda poderias jogar ao mais alto nível .

    Ao Pauleta força e também estas na história pelos teus golos e entrega .

    ResponderEliminar
  2. PARABÉNS HERÓIS DO MAR !!! Estamos nas 4 melhores selecções do mundo. Tenho ORGULHO da vossa prestação. Figo e Pauleta, saiem, mas com Scolari no comando, vai buscar talentos aos sub 21 e 19 e vamos continuar o ciclo de boas ptrestações. VIVA A SELECÇÃO ! VIVA PORTUGAL !

    ResponderEliminar
  3. SE QUEREMOS TER SUCESSO OUTRA VEZ(NO FUTURO),SCOLARI È IMPORTANTISSIMO!!!!!FORÇA PORTUGAL

    ResponderEliminar
  4. Obrigado aos jogadores e á equipa técnica por este inesquecivel campeonato do mundo.

    ResponderEliminar
  5. Este jogo não interessa a ninguem. A FIFA deveria optar pelo sistema da UEFA e atribuir o 3º lugar à equipa que perdeu com o campeão da competição... É só interesses na FIFA pois tenho a certeza que a final que eles queriam desde o princípio era esta. Há países com muitos poderes e que usam muitos truques sujos e nós é que temos a fama. Tenho pena que não haja sites anti-inglaterra e anti-frança pois de fairplay estes países não têm nada.

    ResponderEliminar
  6. PORTUGAL esta de parabens!!!!hoje fomos a melhor equipa, mas a Alemanha teve um grande jogador que resolveu o jogo, parabens a eles tambem!
    PORTUGAL SEMPRE!!!!

    ResponderEliminar
  7. Mto obrigado pelo q fizeram por Portugal neste mundial!PORTUGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAL

    ResponderEliminar
  8. Pauleta até podia continuar na selecção, mas só para jogos contra Finlândia, Azerbaijão, Arménia e Cazaquistão. Já deu para ver que jogos a doer contra adversários difíceis não é com ele. Muito menos fases finais. Polónia há 4 anos foi uma excepção. Depois disso, contra adversários fortes em jogos a sério, que eu me lembre, marcou 1 golo na goleada à Rússia.

    ResponderEliminar
  9. É com emoção que escrevo estas palavras: OBRIGADO FIGO! ÉS UM CAMPEÃO! O MELHOR JOGADOR PORTUGUÊS DE SEMPRE!

    ResponderEliminar
  10. É altura do grande capitão dizer adeus à selecção que tão dignamente representou.Os Portugueses nesta hora sabem reconhecer tudo o que Luis Figo fez pelo nosso País e só temos de lhe agradeceer com um MUITO OBRIGADO.

    ResponderEliminar
  11. VIVA PORTUGAL !
    APOIEM SEMPRE PORTUGAL E ESTES E OUTROS JOGADORES QUE VIRÃO .

    ResponderEliminar
  12. FIGO e PAULETA...duas grandes perdas, FIGO é simplesmente um SENHOR do futebol pela dedicação que manteve durante toda a carreira, nomeadamente ao serviço da selecção!
    PAULETA - melhor marcador de sempre da selecção - isto só por si mostra que se trata de um grande avançado! E num país em que não abundam avançados é sem duvida uma perda importante!

    Cumprimentos desportivos !

    ResponderEliminar
  13. O Povo quer é Bola!
    E eu dela me fartei...
    O Zidane dá-lhe com a Tola!
    isto é que é fair-play?

    Portugal tem Cristiano e Fado
    Portugal tem Figo e Amália!
    Portugal tem Ricardo e Eusébio
    Mas a Taça é da Itália!

    Foi quase tudo Canja!
    Comemos os Bifes e a Laranja!
    A França Não atina!
    Só mergulhos na Piscina!

    Fomos a Alemanha dormir?
    Já estou a ficar farto!
    Como podem vcs sorrir,
    Se só chegamos ao quarto?

    ResponderEliminar
  14. Findo que está o campeonato do mundo, resta dizer que, independemente do resultado final da nossa seleccção, e ao contrário do que muita imprensa internacional quis fazer acreditar, Portugal deu uma imagem de garra e "alma" que talvez mais nenhuma equipa tenha conseguido demonstrar no campo! Não ganhámos o campeonato, é certo... mas conquistámos a admiração e o respeito pela nossa equipa um pouco por todo mundo! E foi bonito de ver pessoas de todo o mundo a apoiar a nossa selecção...
    Para mim, o mundial foi largamente positivo. Só não foi melhor, talvez por alguma fadiga que se evidenciou mais agora no fim da copa (como dizem os nossos amigos brasileiros)!

    Venham mais campeonatos que a malta gosta disto... abraços para todos!

    ResponderEliminar
  15. Apesar de ser o quarto lugar estou orgulhosa dos nossos " meninos" e do nosso País que os foi buscar de uma maneira digna de qualquer vencedor - coisa que nem os ingleses nem os brasileiros se podem orgulhar! Mas pela milésima vez pergunto qual o ódio de estimação que o Filipão tem pelo Nuno Gomes que tem este como a ultima solução e quase nunca o coloca a jogar - e mais uma vez este deu mostras de ter valor para estar em campo - Força Nuno! Força Portugal - pena não nos unirmos para outras coisas - e pena ver que a politica mexe e estes campeonatos mostram estar feitos para os Paises que mexem com poder, dinheiro e Interesses... Saudações Futebolisticas a todos. Somos pequeninos mas chateamos muitoooooo

    ResponderEliminar
  16. Este mundial foi uma prova evidente da falta de "amor à camisola" que prevalece no futebol actual.
    Ganha quem a FIFA quer e mais nada.
    Vejamos o seguinte exemplo:

    O Cristiano Ronaldo não foi considerado o melhor jogador jovem por falta de "fayr play" no entanto o Zidane foi considerado o melhor jogador do torneio depois daquela valente cabeçada no Materazzi.

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  17. O Pauleta nunca deveria ter sido convocado e já que foi só deveria ter jogado 20 minutos. O Nuno Gomes fez mais em 30 min que o Pauleta no mundial todo! Aliás desde k esse gajo largou as bolas para se dedicar ao queijo de fatias, que o nivel dele desceu muito...

    Destaque: O SR. FIGO teve altamente, alias ele é um dos responsaveis pela equipa ser tão unida e tão motivada! Muitos Parabens! Vai deixar muitas saudades!!!!....

    ResponderEliminar
  18. Viva a Selecção Portuguesa de Futebol! Já agora Portugal (quando é para se ser gabado... estamos lá todos! quando é para criticar... só os jogadores e o treinador e o arbito ... Nunca Portugal! Acho bem!)
    Estou orgulhosa pela nossa selecção, por nos ter dado um mês de emoções fortes! e também porque foi premiada com o titulo de "equipa mais atractiva do mundial"
    Acho injusto o prémio do Zidane como melhor Jogador do Mundial, porque o momento tresloucado que teve ontem vai contra o Fair-play tão apregoado pela FIFA. Dualidade de critérios é o que é!

    Então e agora voltamos todos a ser Benfiquistas, portistas e sportinguistas? Lá se foi a união do país!

    ResponderEliminar
  19. PARABENS PORTUGAL, VAMOS CONTINUAR A LUTAR CONTRA TUDO E TODOS!!!

    ResponderEliminar
  20. O mundial de futebol foi uma maravilha. entre as coisas boas destaco:

    Portugal ganhou uma série de jogos e fez boas exibições (excepto as duas ultimas)

    O figo acabou a carreira com um centro espetacular dando o golo ao nuno gomes.

    A frança perdeu.

    A itália ganhou

    A bandeira nacional difundiu-se pelo país e pelo mundo.

    Os adeptos nacionais portaram-se muito bem.

    Aspectos menos bons:
    São muitos jogos em pouco tempo.
    3 jogos de alta competição por semana é muito.
    S
    obretudo se pensarmos que as selecções são constituidas pelos melhores jogadores, que jogam nos melhores clubes, nos campeonatos mais competitivos e disputam os campeonatos e taças até ao fim.... chegam estafados ao mundial.
    a selecção nacional fez os dois ultimos jogos já esgotada. mostrando um futebol saturado, falhanço de passes, recuperações lentas etc..... Sei que a preparação fisica também conta para fazer uma boa equipe mas não devia ter tanto peso.
    Se não fosse o cansaço tenhamos futebol para ser campeões.

    para terminar.... o Scolari é bom treinador mas não é um santo. Surpreende-me a devoção que lhefazem. Quem acompanha futebol e conhece os nossos jogadores sabe que a equipa tem grande valor..... individual e colectivo.

    Considero que o treinador fez um trabalho fantástico e inovador em portugal no que cencerne o espirito de equipe e a união.
    Tácticamente foi bom mas não fantástico.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas