


Grande noite europeia vivida hoje em Lisboa , no Estádio da Luz , onde Benfica e Barcelona , dois colossos do futebol mundial empataram 0 a 0 , num jogo em que o talento de um lado , e o esforço e vontade de outro deram um grande espectáculo de futebol aos presentes , e aos que viram em casa pela TV .
Vou por começar pelo excelente ambiente na Luz , com 65 mil pessoas , completamente vibradas no que se passava no relvado , e ainda antes de começar , poderam dar um verdadeiro exemplo de desportivismo e festa , que contagiou todos os que estavam na Luz , desde jornalistas , a jogadores , enfim tudo o Mundo desportivo .
Quanto ao jogo , o Benfica apresentou uma meia supresa já que Ricardo Rocha alinhou no lado direito da defesa , em detrimento de Nélson , e na frente jogou com Geovanni com ponta de lança ,no lugar do castigado Nuno Gomes .
Quanto ao Barcelona jogou principalmente desfalcado na defesa , com Oleguer e Motta a substituirem os castigados Puyol , e o lesionado Edmilson . Na frente jogaram com Larson a substituir o também lesionado Messi , mas de resto apresentou o trio maravilha , Ronaldinho , Deco e Eto`o entre outros .
Entraravam os jogadores no relvado , tocava o espectacular hino da Liga dos Campeões , mas quem deu música nos primeiros 20 minutos de jogo , foi o Barcelona , fruto de um grande nervosismo dos jogadores encarnados e da qualidade de passe dos catalães . Durante este período , os espanhóis tiveram uma 4 oportunidades de golo flagrantes . A primeira por Ronaldinho , após livre directo dentro de área , após Moretto ter agarrado a bola com a mão , a passe de Anderson . Estes dois elementos talvez os mais nervosos .
Seguiu-se lançes de Deco , Eto ´o e Van Bommel por duas vezes , com todos estes lançes a criarem o pânico na defensiva encarnada .
O Benfica começou então a reagir , e foi tentando rematar de longe , com Simão , Geovanni a tentarem alvejar a baliza de Valdes .
Incrível domínio de bola por parte do Barcelona , quem em três , quatro passes , percorriam a sua defesiva até a baliza encarnada , ora com passes trocados , ou em jogadas individuais que furavam a muralha benfiquista .
Chegava ao fim da 1 º parte , com a sensação de alívio de o resultado ainda estar em 0 a 0 .
Na 2 º parte , Ronald Koeman , alterou a equipa , tirando o francês Laurent Robert , pedra nula durante o primeiro tempo , e fez entrar o electrico Miccoli , e então o jogo encarnado , começou a fluir e o Benfica começou a acercar-se mais da baliza catalã .
O jogo estava repartido , com constantes incursões de ambos os conjuntos , até que o Barcelona teve mais duas hipóteses de marcar enviando duas bolas aos postes de Moretto , uma delas com uma grande intervenção do brasileiro .
O Benfica teve também as suas chançes principais quando Miccoli , Simão e Geovanni , tiveram grandes hipóteses de alterar o rumo do jogo .
Mas o jogo também ficou marcado por irreparáveis lapsos do àrbitro inglês , que não viu ou não quis ver duas penalidades a favor das àguias .Uma aquando do remate de Geovanni , Oleguer põe o braço a frente da bola , que tomava a direcção da baliza . A outra mais flagrante e a vista de todos , quando Simão executa um centro para a àrea , e Motta mete a mão à bola . ( de brandar aos céus ! )
A 10 minutos do fim o jogo arrefeçeu um pouco , e aquela toada de costa a costa esmoreçeu , e o encontro chegava ao fim .
Ficámos com a ideia que este jogo poderia ter um resultado histórico , e foi daqueles jogo que ficaram a zero , mas que foi um grande espectaculo de futebol .
No final os jogadores do Benfica foram bastantes ovacionados pelos seu público , que reconheceram a entrega e o brio , frente ao certamente melhor ataque do Mundo .
Nota para Moretto , simplesmente o 8 e o 80 , fez grandes asneiradas ,como agarrar uma bola vinda do seu colega , falhou por três vezes a bola comprementendo a sua equipa .Mas verdade lhe seja dita , fez defesas impossíveis , ao nível do melhor guarda redes do planeta , e guarantiu o nulo graças à sua eficácia entre os postes .
Quanto ao Barcelona , jogou espectacularmente bem , e só por infelicidade dos seus atacantes não logrou marcar na Luz .
O Benfica também não tem que se envorgonhar , porque se bateu muito bem , e vem aos poucos reconquistando o seu lugar junto dos grandes do futebol europeu .
Agora na próxima 4 º feira , dia 5 de Abril , o Benfica desloca-se a Camp Nou , e leva o sonho que conseguir passar a eliminatória , já que empatando com golos , é o suficiente para eliminar as super estrelas do Barcelona . Portanto deixem-nos sonhar , como disse José Torres , ex Campeão Europeu pelo Benfica .
Delarações de Ronald Koeman ( Benfica ) :
« Assistimos a duas partes distintas. Na primeira parte, o Barcelona criou muitas oportunidades para marcar. Faltou-nos alguma tranquilidade atrás. Na segunda parte, também criámos oportunidades de golo que não conseguimos converter, para além de um penálti que merecíamos. Para mim, foi penálti, claro.
Quanto ao jogo da segunda mão: « Este resultado dá-nos possibilidades. O Barcelona tem de atacar mais, joga perante o seu público mas, se jogarmos como na segunda parte, temos possibilidades. Se entrarmos como fizemos hoje, na primeira parte, teremos muitos problemas.»
Declarações de Frank Rijkaard ( Barcelona )
Infelizmente não marcámos a diferença, mas um empate fora de casa é um bom resultado. No entanto, temos de ter consciência de que o confronto com o Benfica não está decidido. Creio que o resultado está correcto.
A equipa funcionou, uma vez que criou muitas oportunidades. É verdade que podíamos ter marcado um golo, com um pouco de sorte, mas assim não sucedeu e teremos de ter boa mentalidade para acabar o trabalho no nosso campo.
Saio daqui com alguma pena, uma vez que tivemos oportunidades para marcar e não marcámos, mas o Benfica também se revelou perigoso. Enfim, não devemos queixar-nos do que não fizemos. Em geral, a impressão da equipa foi boa, apesar de algumas baixas. Vamos ter um grande jogo no nosso estádio. O Benfica tem a sua fama, não o esqueçamos, é uma boa equipa, não devemos pensar muito no que se falhou, mas sim no que é preciso continuar a trabalhar.
O empate a zero faz com que nada esteja decidido. Creio que o Benfica tem as suas possibilidades, é bom lembrar que eliminaram o Liverpool fora. Temos de nos preparar para um jogo complicado.
Quanto ao penalty? O árbitro é que tem de decidir, não eu. Pode ter sido, mas creio que não terá apitado por entender que se a mão existiu não foi voluntária ».
Declarações de Simão Sabrosa ( Benfica )
Criámos várias oportunidades de golo, tal como o Barcelona, e tivemos uma grande penalidade a nosso favor, que não foi assinalada. Foi um excelente jogo, fizemos uma boa exibição e temos condições para acreditar. Num jogos destes, não dá para parar um minuto, é disputado a um ritmo elevado. Agora, em Camp Nou, vamos criar oportunidades como criámos hoje e marcar um golo. »
Declarações de Moretto ( Benfica )
«Foi uma das minhas melhores exibições. Temos de estar concentrados porque eles têm os melhores jogadores do mundo e a cada segunda qualquer um deles pode decidir um jogo. A minha afirmação é a cada jogo. Se jogar mal depois deste jogo, os adeptos vão esquecer este. Temos de provar o nosso valor a cada jogo »
Quanto aos lançes dos falahanços no pontapé na bola : « Não foi nervosismo, naqueles dois lances tinha um pedaço de relva soltou na frente da baliza que atrapalhou um pouco, só isso »
Declarações de Miccoli ( Benfica )
« O Benfica podia ter conseguido algo mais mesmo o Barcelona tendo várias oportunidades de golo. Mas o Moretto esteve bem. E é importante não ter sofrido golos. O Barcelona é dificílimo, mas no futebol tudo é possível. Eu agora estou bem fisicamente, mas chateado com tantas lesões que não têm deixado os adeptos ver o que posso fazer. Espero agora continuar bem até ao final do campeonato. »
Declarações de Ronaldinho ( Barcelona )
«São 180 minutos e só jogámos 90. Nós jogamos todos os jogos dessa maneira. Sabemos que estamos preparados para as dificuldades que nos apresentam. Estamos confiantes e faremos tudo para passar a eliminatória. Agora vamos fazer o jogo em nossa casa e não vamos mudar. E é lá que vamos tentar buscar a eliminatória. É assim o futebol. Nós jogámos bem. Temos confiança em nós e respeito pelos adversários. Infelizmente não marcámos um golo. Tivemos uma bolas nos postes. Temos de treinar para não falhar tantas ocasiões de golo.»
Declarações de Van Bronckhorst ( Barcelona )« Estivemos bem no jogo, mas desperdiçámos muitas oportunidades. Estou desapontado com o empate, mas ainda falta um jogo. Acredito que lá vamos criar mais oportunidades. Quando o Miccoli entrou o Benfica ficou com mais profundidade e criou mais situações de golo.»
Vídeo do Jogo Benfica 0-0 Barcelona
Vídeo do Estádio da Luz - Benfica / Barcelona