quinta-feira, 4 de março de 2010

Preparação para as eliminatórias do CAN-Interno Sudão-2011 - Tarde amarga na Machava!


NÃO nos recordamos de ver a Selecção Nacional de Futebol a jogar mal, pelo menos nos últimos três anos. Esteve completamente irreconhecível. Mesmo havendo quem diga que o jogo de ontem, frente ao Botswana, servia exclusivamente para preparar o embate com o Malawi, referente às eliminatórias do CAN-Interno, não é admissível que os “Mambas” proporcionem ao público um futebol paupérrimo.
Os processos de jogo foram feitos quase sempre de uma forma muito lenta e denunciada. Foi um daqueles jogos em que a exibição foi muito pior que o resultado de 1-0 a favor dos tswanas.

E por ser um desafio que tinha como objectivo tirar ilações em relação ao entrosamento dos jogadores, dentro de uma componente táctica, que a situação se torna deveras preocupante. É que a exibição foi de tal forma pobre que não é possível extrair nada de positivo. Foi um ensaio para esquecer, e nem as principais pedras desta selecção interna, casos de Campira e Momed Hagy, escaparam aos apupos do público, no final da partida. Esperava-se muito mais destes dois esteios da equipa moçambicana, tal como se esperava de Jerry, de Danito Parruque ou mesmo de Tony, que acabou por não justificar a confiança depositada por Miguel Chau para alinhar de início.

No entanto, houve quem tentou remar contra a maré. Josimar, que entrou na segunda parte para o lugar de Carlitos, também em tarde apagada, foi o que mais se destacou entre os que iam tentando dar o ímpeto que faltava à selecção. Mendes e Nelsinho foram outras unidades que jogaram com à vontade, no entanto, insuficientes para inverter uma tarde de total desinspiração.

Erro Fatal

Desde cedo se notou que a tarde não seria daquelas em que se pudesse arrancar muitos sorrisos e aplausos das bancadas. Estavam jogados apenas cinco minutos, Campira e Gabito se desentendem e Tshekiso aproveita o deslize da defesa para se esgueirar pela grande área e travado em falta. O árbitro suázi não teve dúvidas em apontar para a marca de grande penalidade. Michael, chamado a marcar, não se fez de rogado e atirou para o golo.

Muitos terão se recordado da derrota frente ao Botswana, na qualificação para o Mundial e CAN 2010, mas, verdade seja dita, os tswanas voltaram a apresentar um estilo de jogo igual a desse embate e colheram os frutos. Uma defesa personalizada, fechando as linhas de passe à equipa moçambicana, enquanto os avançados iam espreitando o contra-ataque sempre que pudessem.

Se, na primeira parte, não houve nenhum lance de ataque digno de registo a favor do combinado nacional, até porque faltava um jogador rápido e criativo capaz de encontrar espaços naquela defesa sempre bem organizada do Botswana, na etapa complementar, notou-se um maior envolvimento ofensivo, mercê da entrada em campo de Josimar. O “baixinho” veio imprimir velocidade e, aí, a defensiva contrária começou a sentir dificuldades que antes não tinha experimentado.

Encostado ao corredor esquerdo, Josimar fazia uso da sua rapidez para entrar em diagonal ou ir até à linha do fundo para cruzar. Aos 63 minutos, surge desmarcado na grande área, no entanto, remata por cima. Em 18 minutos da segunda parte, o extremo direito conseguiu fazer aquilo que em 45 os restantes colegas não tiveram arte e engenho para criar.

Estava dado o beliscão que os “Mambas” precisavam para acordar, mas faltava um homem da área. Com a saída de Jerry, no intervalo, Hélder Pelembe e Mendes eram as referências do ataque. Todavia, faltava-lhes frieza na finalização, tal como aconteceu quando Mendes, livre de marcação, cabeceou ao lado. Antes, Fanuel, na marcação de um livre indirecto, também tinha desperdiçado uma soberba ocasião para empatar a contenda.

Todavia, estava destinado que o dia não era dos “Mambas”, pois, tirando esse período de alguma ascensão, nada mais houve a registar. Coube até ao Botswana a última oportunidade de golo, já em cima dos 90 minutos. Moksath, dentro da pequena área, remata ao poste para, segundos depois, Mbong’seni Fakudze, da Suazilândia, que realizou uma boa exibição, apitar para o final do jogo.

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)
Página Inicial

2 comentários:

  1. A navegar pela internet encontrei um site que está a chamar minha atenção - www.mybestplay.com - Seu slogan é "A rede líder em contatos esportivos". Está direcionado a vários desportos, mas percebí que o foco maior é no futebol. Se você tem ligação com o desporto vale a pena conferir.

    ResponderEliminar
  2. hola es estas ivitado al concurso de blogs de futbol 2010

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas