sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Taça Libertadores - Estreias positivas para Inter, Corinthians e Fla; recuperação do Cruzeiro e derrota são-paulina.

Finalmente ocorreram as estreias de Internacional, Corinthians e Flamengo na Taça Libertadores da América 2010. E os três se deram bem: diante de suas torcidas, conseguiram importantes - e difíceis - vitórias. Já o Cruzeiro, que perdera na estreia para o Vélez, se recuperou com goleada sobre o Colo-Colo. O São Paulo foi o único a perder, na visita aos colombianos do Once Caldas.


Começamos pela terça-feira, quando o Internacional recebeu o Emelec para 39.304 pagantes no Beira-Rio, pelo grupo 5. Os equatorianos se postaram na defesa e complicaram para o time da casa, que nunca havia vencido em estreias na principal competição sul-americana de clubes. Com apenas um armador, Giuliano, o Inter quase nada criou, e foi para o intervalo sob vaias.

Logo no começo da etapa final, a partida ganhou emoção. Aos 49’, Rojas deixou Quiroz na cara do veterano goleiro Pato Abbondanzieri - estreando no time colorado. Era o gol do Emelec. Mas a vantagem durou pouco: aos 53’, Nei arriscou de longe e marcou um golaço para empatar.
Nei fez um golaço para o Internacional

Já debaixo de chuva, o restante do jogo foi uma luta do Inter pelo segundo gol, e a defesa visitante tentando assegurar um ponto. Aos 87 minutos, não teve jeito: Andrezinho achou Walter livre na área, este passou para Alecsandro virar e decretar o triunfo dos comandados do uruguaio Jorge Fossati.

Também de virada, o Corinthians estreou batendo o Racing, de Montevidéu, no Pacaembu (31.035 pagantes), na mais aguardada competição do ano do centenário do Timão. Contra o desconhecido rival uruguaio, a equipe de Ronaldo e Roberto Carlos viu Elias brilhar com dois gols, na vitória por 2 a 1. Contudo, com um minuto, foram os visitantes quem marcaram: Brasesco mandou para a área e Cauteruccio aproveitou, 1 a 0.

O empate veio em seguida, aos 10 minutos, em grande lance de Tcheco. O camisa 8 deu passe de calcanhar para Elias, que, sem marcação, tocou na saída do goleiro Contreras. Mas a esperada pressão não veio, e o Racing ia parando o jogo com catimba e faltas. Aos 45’, Ronaldo quase virou, mas Contreras salvou.
Elias (esq) foi destaque do Corinthians

A pressão mesmo só veio na etapa final. Aos 49’, Elias obrigou Contreras a fazer nova defesa. As coisas começaram a ficar mais fáceis quando Flores foi expulso aos 57 minutos por falta violenta. Então, aos 70’, Souza deu ótimo passe para Elias, novamente, tocar na saída do arqueiro: 2-1. Quase o terceiro veio com Ronaldo, em ótimo lance individual, mas Contreras novamente salvou. O Timão lidera a chave 1.

No Maracanã, o Flamengo viu sua situação contra a Universidad Católica ficar complicada logo aos dois minutos, quando Willians deu uma cotovelada no adversário e foi expulso. Mesmo assim, empurrado por 29.107 presentes, o Fla abriu o placar aos 11 minutos, numa bela cobrança de falta de Léo Moura.

Os chilenos tomaram conta do jogo, mas pouco faziam de efetivo além de rondar a área rubro-negra. Na única chance real de empatar, Diaz cobrou falta no travessão aos 42 minutos. Na sobra, Mirosevic acabou pisando em Toró, que estava no chão, e levou o vermelho. Dez jogadores para cada lado.

Imperador marcou o seu pelo Flamengo
Assim, o segundo tempo foi de domínio quase completo dos donos da casa, que ampliaram aos 59 minutos. Em bela jogada de Léo Moura, Adriano ganhou do marcador na velocidade e tocou sutilmente para as redes, 2 a 0. O jogo só voltou a ter emoção perto do fim, quando o árbitro marcou pênalti sobre Vagner Love. O mesmo Love bateu, mas mandou por cima da meta.

Mesmo que o placar insinue algo diferente, o Cruzeiro também encontrou problemas contra os chilenos do Colo-Colo, no Mineirão (32.927 pagantes). Abriu o placar relativamente cedo, quando Henrique lançou e Thiago Ribeiro bateu cruzado aos sete minutos. Mas os visitantes não deixaram por menos e criaram boas chances, aproveitando-se da irregularidade defensiva apresentada pela Raposa.

O Colo-Colo já havia perdido boa chance com Miralles antes de, aos 37 minutos, deixar tudo igual. O lance começou com um erro de Jonathan, desarmado próximo à área por Torres. A bola sobrou com Paredes, que anotou o 1-1. Se a defesa apresentava problemas, o ataque seguia criando. Aos 38’, Kleber exigiu boa defesa de Prieto; aos 44’, Thiago Ribeiro chutou por cima.
Cruzeiro fez 4 e é segundo no grupo

Aos 57’, os chilenos ficaram com um a menos, após expulsão de Olate. Pouco depois, pênalti cometido por Magalhães e convertido por Kleber, 2 a 1. Com 67 minutos, o Colo-Colo deu adeus à quaisquer chances de sair com pelo menos um ponto: Cereceda também levou cartão vermelho. Instantes depois, Pedro Ken aproveitou a sobra na área e marcou 3-1. Kleber ainda marcou o quarto, também de pênalti, para deixar o Cruzeiro em segundo no grupo 7.

A única derrota brasileira na semana ocorreu na Colômbia. O São Paulo não foi treinado por Ricardo Gomes, ainda se recuperando no hospital de um pequeno AVC sofrido no último domingo. E ainda teria de quebrar uma escrita: o Once Caldas jamais perdera em casa em Libertadores, em 17 jogos.

Aos 33 minutos, as coisas pareciam que seriam diferentes. O arqueiro Rogério Ceni bateu falta e contou com desvio na barreira para abrir o placar - um gol histórico, pois Ceni se isolou como artilheiro do clube na história da competição, agora com 11 gols. O segundo quase veio logo depois, mas Washington desperdiçou.

Aos poucos, o Once Caldas foi tomando conta do duelo, exigindo boas intervenções de Ceni. Aos 50’, não teve jeito. Marcelinho Paraíba entregou de graça para Santoya, que cruzou na cabeça de Uribe, 1 a 1. Minutos depois, Cardenas mandou no travessão e quase virou. Numa das poucas chances são-paulinas, outra vez com Washington, o camisa 9 mandou em cima do arqueiro.

Se o São Paulo não fez, os mandantes foram lá e não desperdiçaram. Moreno arrancou do meio-campo, passou por dois marcadores e bateu com força, 2 a 1. A equipe colombiana, campeã da competição em 2004 - quando eliminou o São Paulo no mata-mata - ainda poderia ter ampliado, mas ficou assim mesmo.

Copa do Brasil
Acabou na última quarta-feira a participação do Cerâmica, equipe da minha cidade (Gravataí), na Copa do Brasil. Depois de um empate com o Paraná em 1 a 1, o jogo de volta fora de casa até começou bem para os gaúchos, terminando o primeiro tempo em vantagem de 1 a 0. Contudo, uma expulsão no começo do segundo tempo pôs tudo a perder e os paranistas fizeram 6 a 1.


Resultados e classificação da Taça Libertadores da América 2010
Grupo 1
Corinthians - Racing (URU), 2-1 (Elias 10’, 70’; Cauteruccio 1’)
Classificação: Corinthians 3; Cerro Porteño e I. Medellín 1; Racing 0.

Grupo 2
Monterrey (MEX) - Nacional (PAR), 2-1 (Santana 61’, Martinez 69’; Miranda 68’)
Once Caldas (COL) - São Paulo, 2-1 (Uribe 50’, Moreno 72’; Rogério Ceni 33’)
Classificação: Once Caldas 6; São Paulo e Monterrey 3; Nacional 0.

Grupo 3
Classificação: Alianza Lima (PER) 6; Estudiantes (ARG) e Juan Aurich (PER) 3; Bolívar (BOL) 0.

Grupo 4
Blooming (BOL) - Lanús (ARG), 1-4 (Vera 9; Blanco 24’, Salcedo 39’, Lagos 60’, 76’)
Universitário (PER) - Libertad (PAR), 0-0
Classificação: Libertad e Universitário 7; Lanús 3; Blooming 0.

Grupo 5
Internacional - Emelec (EQU), 2-1 (Nei 53’, Alecsandro 87’; Quiroz 49’)
Classificação: Cerro (URU) e Inter 3; Emelec e Dep. Quito (EQU) 0.

Grupo 6
Morelia (MEX) - Nacional (URU), 0-0
Classificação: Banfield (ARG) 6; Nacional 4, Morelia 1, Dep. Cuenca (EQU) 0.

Grupo 7
Dep. Itália (VEN) - Vélez (ARG), 0-1 (Lopez 54’)
Cruzeiro - Colo-Colo (CHI), 4-1 (Thiago Ribeiro 7’, Kleber 61’, 71’, Pedro Ken 68’; Paredes 37’)
Classificação: Vélez 6; Cruzeiro e Colo-Colo 3; Dep. Itália 0.

Grupo 8
Flamengo - Univ. Católica (CHI), 2-0 (Léo Moura 11’, Adriano 59’)
Classificação: Flamengo e Univ. de Chile 3; Caracas e Univ. Católica 0.


Vídeos

Internacional 2-1 Emelec


Corinthians 2-1 Racing


Cruzeiro 4-1 Colo Colo


Flamengo 2-0 U. Católica


Once Caldas 2-1 São Paulo


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

1 comentário:

  1. O futebol por quem o vê por dentro. Não percam entrevista com o médio do Varzim, Campinho. Em:

    www.futebolstorming.blogspot.com

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas