segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Taça da Liga 2009/2010: Sporting, Porto, Benfica e Académica semi-finalistas

Pela primeira vez desde a criação da Taça da Liga (2007/2008), os três "grandes" portugueses vão marcar presença nas meias-finais, juntamente com a Académica de Coimbra. Certo mesmo, é que vai haver jogo de cartaz e que o Estádio de Alvalade será anfitrião de uma das meias-finais.

O sorteio será puro, mas é a classificação da fase de grupos que decide quem joga em casa (os finalistas decidem-se em apenas com um jogo). O Sporting jogará sempre em casa, e o Porto só não joga no Dragão se calhar com os «leões». O Benfica só não vai a Alvalade ou ao Dragão se calhar com a Académica, que receberia na Luz. A Académica, como foi apurada como melhor segundo classificado, jogará sempre fora de Coimbra. Os jogos das meias-finais estão marcados para 10 de Fevereiro.

Carlos Martins fazia o 0-1

Começando pelo Benfica, campeão em título da Carlsberg Cup, tinha em teoria o Grupo mais forte dos restantes. Uma vitória sobre o Nacional em casa, por 1-0, foi o tónico para os seguintes duelos fora da Luz. Em Guimarães, sob chuva torrencial, assistiu-se a uma espécie de jogo de futebol em que o resultado acabou por ficar num empate a uma bola. Com o Vitória automáticamente fora da corrida, o Rio Ave era o legítimo pretendente a vencer o grupo C, depois da vitória na primeira jornada no Estádio Afonso Henriques, por 1-2, e do empate conseguido no Funchal (1-1) frente ao Nacional. Para este jogo em Vila do Conde, bastava à equipa da casa novo empate frente ao Benfica para assegurar passagem às meias-finais, em virtude da diferença de golos.

Com o melhor onze, tal como tem feito em todos os jogos, o Benfica de Jorge Jesus dominou, mas apenas no segundo tempo houve golos. Primeiro por Carlos Martins num fortissímo remate cruzado, o Rio Ave chegaria ao empate de penálti convertido por Bruno Gama, numa falta discutível de David Luiz. O golo que valeu as 1/2 finais, sairia de um passe de Cardozo para Dí Maria que frente a Mora chutou com êxito.

Belluschi fazia excelente golo no Estoril

No Grupo A, o FC Porto conseguiu terminar em primeiro in-extremis, por beneficiar do facto de não ter sofrido golos, ao contrário da Académica. Os portistas, que rodaram muito o plantel nesta competição, começaram com uma vitória em casa sobre o Leixões, por 1-0, empatando o segundo jogo em Coimbra a zero. Esta noite, no Estoril (Liga de Honra), os canarinhos ainda tinham possibilidades de fazer surpresa e chegar às meias-finais, mas a equipa de Jesualdo Ferreira não o permitiu e graças aos golos de Belluschi 54' (grande golo de livre) e Orlando Sá 78' selaram a vitória, por 0-2. A norte, em Matosinhos a Académica de Coimbra bateu o Leixões, por 0-1 e qualificou-se como o melhor dos segundos dos três grupos da Taça da Liga 2009/2010.

Liedson marcava na Trofa

Por fim, no Grupo B, o Sporting saldou por vitória os três jogos, a última, esta noite no estádio do Trofense (Liga de Honra), por 0-1. Na sequência de um pontapé de canto marcado por Miguel Veloso pelo lado direito, Liedson antecipou-se aos marcadores e, de cabeça, fez o resultado na Trofa. Antes deste jogo, o Sporting venceu o Braga, por 2-1, na primeira jornada, repetindo o mesmo marcador em Leiria.

Vídeos

Rio Ave 1-2 Benfica
Carlos Martins 49'
Bruno Gama 54'
Di María 76'


Estoril 0-2 FC Porto
Belluschi 54'
Orlando Sá 78'


Trofense 0-1 Sporting
Liedson 37'


Sp. Braga 4-1 União de Leiria
Cássio 9'
Rafael Bastos 22'
Peña 38'
Matheus 42'
Paulão 68'


Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas