A selecção Nacional Moçambicana, qualificou-se para o CAN - 2010, em Angola, depois de derrotar a Tunisia por uma bola sem resposta, golo da autoria de Dário Monteiro, que já passou pela Académica de Coimbra de Portugal.
Com este resultado a turma tunisina, que precisava de apenas um empate independentemente do resultado do jogo Nigéria - Kenia para se qualificar para o mundial da África do Sul, viu o seu objectivo gorado.
Moçambique que dominou o encontro, chegou a vantangem quando faltavam cerca de 10 minutos para o final do encontro.
A Nigéria será o representante do grupo B, em que o Kenia não vai poder participar no Campeonato das Nações de África por ocupar a última posição com 3 pontos.
Queremos chegar às meias-finais - Feizal Sidat, presidente da FMF
Cumprido o objectivo, qualificação para o CAN, Feizal Sidat, presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), coloca a fasquia bem alta em relação à participação de Moçambique na mais importante competição futebolística de selecções a nível do Continente Africano afirmando que a meta é chegar às meias-finais.
Vídeo
Moçambique 1-0 Tunísia
“Queremos chegar às meias-finais no CAN. Acredito nesta equipa. Existem novos bons jogadores que estão a despontar e capazes de formar um grupo consistente”.
Para preparar a Selecção Nacional, disse que a FMF está a equacionar a hipótese de esta efectuar um estágio pré-competitivo na Namíbia. Tudo estará dependente do sorteio para o apuramento dos grupos que decorre já na quinta-feira em Luanda.
Sobre a vitória frente à Tunísia, Feizal Sidat afirmou que não merece qualquer tipo de contestação, pois Moçambique foi a melhor equipa em campo e aquela que ao longo dos noventa minutos mais procurou o golo.
Concluindo, agradeceu o apoio que o Governo tem concedido à FMF para que a Selecção Nacional esteja cada vez melhor.
Arregaçar as mangas e continuar a trabalhar - Fernando Sumbana, Ministro da Juventude e Desporto
Fernando Sumbana, Ministro da Juventude e Desporto, era no final do jogo um homem super-satisfeito e muito emocionado, aliás não era para menos, Moçambique tinha acabado de se qualificar para o CAN.
Sumbana afirmou que sempre acreditou que a equipa nacional iria conseguir estar no Campeonato Africano, porque pelo que pôde observar ao longo desta campanha os jogadores sempre souberam honrar a camisola que vestem mesmo não tendo ganho alguns jogos que merecia.“Nunca tive dúvidas que estávamos no caminho certo. A forma como estes jogadores se bateram a cada jogo não deixou quaisquer dúvidas de que era possível atingir este objectivo”.
O titular da pasta da Juventude e Desporto pediu ao grupo que arregace as mangas e continue a trabalhar com vista ao CAN.
“Agora temos que arregaçar as mangas e trabalharmos para Angola”.
Futebol é assim…! - Humberto Coelho, técnico tunisino, inconformado com a derrota
Com rosto carregado de tristeza, o técnico tunisino, o português Humberto Coelho, afirmou que a sua equipa fez o possível para sair de Maputo com a qualificação para o Mundial-2010, mas infelizmente não conseguiu marcar, acabando por sofrer um golo.
Questionado se se sentia frustrado por não ter conseguido levar a equipa ao Mundial depois de uma trajectória vitoriosa nas jornadas anteriores, Humberto Coelho negou categoricamente, reiterando que em futebol cada jogo tem a sua história.
“Fizemos tudo ao nosso alcance. A equipa tentou ir cedo para marcar e sofreu um golo. Era o Quénia que estava a ganhar a Nigéria e esta empatou e depois ganhou. O futebol é assim”, referiu.
O técnico tunisino reconheceu a postura dos “Mambas”, mas nunca lhe havia lhe passado pela cabeça sair derrotado neste encontro.
“Moçambique fez um bom jogo e está de parabéns. Perdemos, estamos tristes, mas vamos continuar a trabalhar para ganhar”, finalizou.
Vídeo
Quénia 2-3 Nigéria
Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)
Página Inicial
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Miguel, eu acho que não tem problemas nenhum em colaborarmos os blogs
ResponderEliminarViva Michael, parabéns pelo apuramento de Moçambique para a CAN, mas também fiquei por outro lado com pena do Humberto Coelho.
ResponderEliminarAbraço e boas festas ai em Moçambique!